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A importância de estruturar o e-commerce para seus clientes terem uma boa experiência de usuário

Mais do que nunca o e-commerce tem sido uma opção entre as empresas para que produtos e serviços sejam vendidos de forma on-line, já que a presença em lojas físicas diminuiu radicalmente nos últimos tempos.


Principalmente depois da pandemia, a maioria dos consumidores optaram por compras pela internet, não só por se sentirem mais seguros, mas também porque é uma forma bastante cômoda de aquisição.


Entenda o que é e-commerce


Antes de seguir com o objetivo deste artigo, que é mostrar a importância desse tipo de comércio, é importante entender do que se trata o e-commerce que, quando bem estruturado permite uma boa experiência entre os usuários.


Esse sistema de comercialização é um meio que permite o suporte para que informações, bens e serviços possam ser trocados entre empresas, por exemplo, empresas de escritório planejado em I, podem fornecer mais detalhes de seus produtos para os clientes.


Adotar o e-commerce permite que as organizações sejam mais eficazes em seus negócios internos e esse sistema tende a ser mais sensível às necessidades e expectativas dos consumidores, que a cada dia estão mais exigentes.


Entendendo o real sentido do e-commerce, a empresa passa a usar estratégias para agradar o cliente, fazendo-o se interessar pelos produtos e soluções que ela fornece, efetivando compras, desde que eles tenham uma boa experiência na navegação.


É comum que as empresas entrem em contato com os consumidores interessados em aluguel de espaço comercial através de algum e-mail corporativo, quando a loja divulga o seu site, blog ou rede social.


A importância de um e-commerce estruturado


Um e-commerce bem estruturado é aquele que consegue atender, de forma eficaz, os usuários que navegam pelo site da empresa, tanto quanto ocorre na loja presencial.


A facilidade de levar produtos e serviços para diversas pessoas por meio da internet é importante para complementar a renda de quem trabalha com uma loja virtual.


Para isso, a loja virtual deve ser segura e estar organizada para oferecer seus produtos e serviços e essa segurança vai desde a confidencialidade de número de cartões de crédito, até a reputação da loja em sites de reclamação.


Um e-commerce para uma MEI, por exemplo, é mais simples de ser estruturado, porque o dono é ao mesmo tempo o empreendedor, o administrador e o vendedor, como também o entregador.


Ou seja, é a pessoa que está à frente da área de compras, finanças, logística, pagamentos e recebimentos. Portanto, quando o e-commerce é estruturado de forma eficiente, ele facilita e otimiza todas as áreas da empresa.


Já, em uma pequena, média ou grande empresa que vende curso de manutenção iphone, onde as funções são delegadas para pessoas diferentes, o e-commerce deve ser aplicado de forma diferente.


Nesses tipos de empresa, a estrutura do e-commerce pode ser feita da seguinte maneira: com a faixa azul, com a faixa laranja e com a faixa amarela. Cada uma dessas faixas tem a sua representatividade, como descrito abaixo:


Faixa azul

É onde se desdobra o planejamento estratégico, remontando a cultura organizacional da empresa, como a missão, visão e valores e os planos são traçados a longo prazo, para os próximos cinco ou dez anos.


Faixa laranja

É o espaço do plano tático, onde se projeta a criação de metas de médio prazo, e que precisam ser concluídas entre seis meses e um ano e é aqui que são encontrados os gerentes de e-commerce e profissionais de Marketing.


Empresas que possuem um setor de inovação, que cria novos produtos e serviços de um robô assistente, normalmente aplicam essa estrutura dentro do mercado.


Faixa amarela

Aqui entram os analistas, atendentes e vendedores, bem como os desenvolvedores, embaladores e entregadores, e também os auxiliares e assistentes administrativos. Nessa faixa as metas de curto prazo devem ser atingidas.


Benefícios do e-commerce estruturado


Quando o e-commerce possui uma estrutura sólida, várias vantagens são proporcionadas para seu funcionamento correto.


Isso faz com que os usuários tenham uma boa experiência com uma empresa que use um software restaurante comanda eletrônica bem estruturado, além de vídeos de treinamento e outros serviços oferecidos, que pensam em melhorar a experiência do cliente.


Segue alguns dos benefícios:


  • Um canal de vendas aberto 24h;

  • Alcançar um público-alvo bem maior;

  • Atender clientes em qualquer lugar do mundo;

  • Automatizar o sistema de vendas;

  • Reduzir os gastos do negócio;

  • Acompanhar a evolução das vendas de produtos e serviços;

  • Facilitar a divulgação dos negócios.


Várias estratégias de Marketing digital estão disponíveis para o e-commerce e dentre elas está o e-mail Marketing.


Com ele, uma empresa de limpeza de carpete empresarial pode enviar conteúdo para os consumidores sobre seus produtos de limpeza, através de seu e-mail corporativo, por exemplo.

É importante esclarecer os detalhes desses benefícios, para uma maior compreensão:


Canal de vendas aberto 24h

É um dos benefícios mais atrativos do e-commerce. Porque ao passo que uma loja física segue os horários comerciais tradicionais, uma loja virtual está online (aberta) todos os dias da semana, sem limite de horário de funcionamento.


Assim, um cliente pode acessar um site, escolher o produto ou serviço, pagar e ter o pedido aprovado automaticamente.


Isso favorece bastante, pois o consumidor pode pesquisar no horário mais adequado à sua disponibilidade, além de poder acessar a mais opções de produtos e condições de pagamento diversas.


Alcançar um público-alvo maior

Na internet é possível atingir um público específico muito maior, condizente com o negócio, que possua o perfil ideal para a loja virtual e esse público tem de estar de acordo com a idade, região, sexo e reais interesses do comércio.


Atender clientes em qualquer lugar do mundo

Com uma logística eficiente em um e-commerce bem estruturado, torna-se possível atender clientes em outros estados e, até mesmo, em outros países.


Uma loja de uniforme para cozinheira de restaurante pode ampliar suas vendas através de mensagens enviadas por e-mails, para que possíveis compradores encontrem o produto o mais rápido possível, para não modificar a opinião do consumidor a respeito do produto.


Por isso, é importante estruturar o setor de logística, porque essa etapa é uma das mais importantes durante o processo de vendas pela internet.


Automatizar o processo de vendas

A automatização do processo de vendas da loja ajuda a gerenciar os pedidos para que eles possam ser despachados e depois serem acompanhados até o pós-venda, que é um momento super importante para fidelizar o cliente.


Um site com carregamento rápido, com a descrição completa dos produtos e serviços, assim como com as opções de pagamento e os preços em destaque faz com que o cliente em potencial se sinta bem atendido e mais confiante quando encontra essas informações.


Reduzir os custos do negócio

Os gastos com a abertura e manutenção de uma loja virtual são menores quando comparados com os de uma loja física. Uma das formas de reduzir os custos é realizar vendas por plataformas gratuitas ou com baixo custo de manutenção, por exemplo.


Acompanhar a evolução das vendas

Acompanhar o processo evolutivo das vendas é importante nos negócios físicos e nos digitais e essa tarefa fica mais fácil, pois os sistemas podem gerar relatórios sobre vendas canceladas, carrinhos abandonados, assim como reclamações e devoluções.

Facilitar a divulgação do negócio

E por fim, dentre os principais benefícios, está a facilidade de divulgação. Uma empresa especializada em endereço fiscal para ecommerce pode divulgar seus serviços por meio do e-mail, que são fornecidos pelas redes sociais, por exemplo.


Dicas para melhorar a loja virtual


Abaixo, listamos algumas dicas para tornar a loja virtual mais atrativa para os consumidores, tais como:


  • Ter uma identidade visual marcante;

  • Apostar no poder das imagens utilizadas;

  • Criar descrições que sejam atrativas para vendas;

  • Ter um padrão de qualidade voltado para a experiência do cliente;

  • Usar as redes sociais como meio de comunicação;

  • Incentivar o público a avaliar positivamente a loja;

  • Oferecer promoções e condições especiais para os consumidores.


Considerações finais


Ter um e-commerce bem estruturado faz com que os clientes possam ser bem atendidos em qualquer horário de sua preferência.


Por isso uma das vantagens é o seu funcionamento 24 horas por dia, durante a semana, inclusive nos feriados e finais de semana. Com essa liberdade, os visitantes de um site podem se informar melhor a respeito dos produtos e serviços.


Nessas vantagens também está incluída a escolha nas opções de pagamento, como também a decisão sobre o preço de cada produto e do tipo de entrega.


Tendo uma boa experiência de navegação e de acesso às informações, o cliente em potencial tende a se tornar um cliente fiel e comprar diversas vezes no comércio por se sentir seguro e muito bem apoiado no pós-venda.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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