O Marketing de Conteúdo é uma poderosa ferramenta dentro de uma campanha publicitária, ajudando o seu negócio a prosperar no meio online, atingindo as conversões de leads e metas de vendas.
A partir do momento que você começa a criar um conteúdo envolvente e de alta qualidade, além de entregar soluções para os problemas apresentados pelos potenciais clientes, isso se torna uma estratégia que pode ser orientada e levar a resultados surpreendentes.
Com a implementação de uma estratégia de marketing de conteúdo, você pode atrair, engajar, reter e encantar os clientes interessados em loja de tecido para patchwork praticado no mercado B2B (Business To Business).
Mais ainda, pode ir mais longe, pois fica mais fácil torná-los consumidores frequentes ao seu e-commerce, conforme a disponibilidade de produtos e serviços associados às finalidades do mercado em questão.
É importante que você tenha em mente que o objetivo da criação de conteúdo informativo é maximizar o envolvimento dos usuários que utilizam a internet, aumentar a fidelidade junto à marca e evoluir as classificações do seu site em plataformas digitais de busca.
Os desafios do empreendedor no mercado moderno
As plataformas digitais de marketplace eliminaram diversas barreiras de entrada para quem quer investir no mercado digital, como você que está lendo esse texto.
Acontece que, assim como você, qualquer pessoa pode lançar uma loja virtual em poucos dias e começar a vender todos os tipos de produtos.
As empresas gigantes do setor de varejo estão dominando o mundo do comércio eletrônico com um catálogo enorme de produtos que são oferecidos online.
Os serviços disponíveis no mercado e o atendimento variado permitiram que vendedores de ferramentas de acesso remoto para atacado e varejo, qualquer que seja o local onde está instalado no mundo, alcançassem, de maneira fácil, os clientes pagantes.
Tudo isso porque eles simplificaram o fornecimento de produtos, dando acesso a fabricantes dos mais diversos fornecedores e países, com o simples toque no mouse e, em poucos cliques, finalizar uma compra digital.
Sendo assim, tudo ficou mais difícil para os varejistas adquirirem produtos exclusivos, a menos que se propusessem a fabricar os próprios bens de consumo.
É nesse cenário que você, e outros milhares de empreendedores se encontram, e onde o marketing digital, de uma forma ampla, vai fazer toda a diferença. E a produção de conteúdo que toca o coração e a mente do consumidor, de uma maneira particular.
Como você pode atrair o cliente ideal?
Os consumidores que estão presentes no ambiente virtual apresentam uma mudança de costume na hora das compras. Agora, as plataformas digitais são utilizadas para fazer pesquisa sobre produtos e serviços.
Até mesmo as redes sociais de uma empresa especializada em limpeza servem como um canal de comunicação para solicitar recomendações a outros usuários, aproximando a experiência e evitando qualquer surpresa desagradável.
Os internautas possuem um equipamento poderoso em mãos, denominado celular smartphone, em que é possível ler avaliações de produtos e serviços, inclusive os seus, enquanto ainda estão com o produto no carrinho virtual.
Até mesmo a forma de pagamento mudou, onde o dinheiro virtual é uma realidade e a diversidade de pagamento é importante, facilitando as transações.
Por isso, é importante utilizar o marketing de conteúdo para o consumidor entender que sua loja virtual também aceita as novas transações comerciais, bem como é um local de confiança e que se destaca e atualiza.
Muitas mudanças ocorreram, como você pode perceber, incluindo a maneira como internautas consomem conteúdo e se comunicam nos meios online.
Nesse sentido, podem ser utilizadas diversas ferramentas, entre as quais:
Chatbots;
E-mails;
DM (Direct message);
Mensageiros eletrônicos;
Postagens de redes sociais.
Você como empreendedor, precisa descobrir como atrair o seu público-alvo para sua loja virtual e, mesmo que seja um nicho específico, que procura por um software para administração de condomínios residenciais, ou qualquer outro produto ou serviço, é preciso identificar as formas de se comunicar e atrair a audiência, mantendo um bom relacionamento e sanando dúvidas para facilitar a conversão.
Tudo deve ser tratado de maneira eficiente, sem prejudicar o orçamento total de uma campanha publicitária.
Vale lembrar, ainda, que o público que está presente no ambiente virtual se distrai facilmente com a tecnologia e as mídias sociais.
Sendo assim, é preciso que o marketing de conteúdo seja realmente interessante e apropriado para garantir a audiência necessária. Assim, é possível aumentar o tráfego no seu e-commerce e, consequentemente, as vendas.
Capturando leads de qualidade para o seu negócio
Os varejistas online estão gastando uma quantia significativa de dinheiro para direcionar o tráfego de usuários para a própria loja virtual. Se você não está fazendo isso, comece a investir em seu negócio, para que não abra espaço para a concorrência.
Dessa forma, é possível alcançar taxas de conversão de leads em clientes fidelizados a partir do esforço no marketing digital.
Não precisa ser uma quantidade muito alta, mesmo porque é possível atrair leads interessados em portão residencial preço, por exemplo, de forma orgânica e eficiente, fazendo com que as ações sejam mais efetivas, menos em nichos menores.
Para isso é necessário implementar um planejamento de marketing de conteúdo adequado e acessível, utilizando diferentes ferramentas digitais, entre as quais:
E-mail marketing;
Guest posts;
Redes sociais;
Sites interativos;
Vídeos e podcasts.
Esses canais de comunicação ajudam a divulgar sua loja virtual e sua marca, assim como os produtos e serviços direcionados ao consumidor final.
Aqui vale destacar que nem todos os leads são criados de forma igualitária e sua evolução na jornada também se dá de forma diferente, levando diferentes aspectos em consideração - inclusive a área de atuação.
Os varejistas, assim como você, empreendedor, devem criar a mensagem certa para o público-alvo, com um marketing de conteúdo que tenha a finalidade de converter os leads, seus potenciais clientes e transformá-los, de fato, em consumidores recorrentes.
Nutrir dentro de perspectivas ideais
Ter uma grande lista de e-mail se mostra inútil se você não estiver engajado com os assinantes de sua newsletter, por exemplo.
Assim, apenas uma pequena porcentagem do mailing eletrônico será convertida em clientes pagantes.
Dentro de uma perspectiva ideal, você, empreendedor, deve se concentrar na comunicação de ofertas e promoções dos produtos e serviços, e ir além, como manter o controle de uma empresa ar condicionado brasilia e atender às expectativas do consumidor.
Os clientes em potencial precisam de mais do que isso, e nesse sentido o planejamento de marketing de conteúdo é essencial, permitindo maior interação e materiais mais adequados, acompanhando os usuários nas diversas fases do funil. Porém, isso pode requerer mais trabalho.
Dessa maneira, o fator mais específico trata da geração de tráfego de qualidade a partir dos conteúdos publicados, a partir da nutrição de leads como parte fundamental - caso o objetivo seja fechar uma venda.
A partir de um determinado ponto, você precisa converter esses leads para pagar pelas campanhas de marketing, para agregar mais valor à marca e atrair novos leads.
Uma dica fundamental, nesse ponto, trata da otimização constante sobre os esforços para converter leads de e-mail marketing e visitantes do site em clientes fidelizados.
A otimização de conversão é um processo contínuo, que pode ser feito a partir de uma mesa instalada em uma reforma sala comercial, ou dentro de um escritório corporativo integrado a outros setores.
O principal ponto, aqui, se dá ao estabelecer um programa constante sobre a produção de conteúdo rico e envolvente, inteligente e que seja atraente para a sua loja virtual. Seja ela individual ou dentro de uma plataforma de marketplace.
2 dicas para estimular o tráfego no e-commerce
Nem tudo são flores para quem opta por seguir o caminho do empreendedorismo. Ainda assim, é possível obter um tráfego constante e valioso para o e-commerce.
Para isso é importante que você saiba que é preciso ter o conhecimento certo e investir tempo para a execução de um plano devidamente ajustado, com táticas que sejam personalizadas para o seu negócio.
Por isso é importante, a qualquer tempo e situação, que você aprenda, primeiramente, a otimizar a sua loja online para os mecanismos de busca; e segundo, ser ativo nas redes sociais.
Você pode manter um plano de monitoramento de emissões atmosféricas, mas sem uma presença online constante e um marketing de conteúdo adequado, o sucesso pode demorar mais a chegar.
Por isso, mãos à obra, conheça a seguir algumas opções para criar um marketing de conteúdo adequado para evidenciar seu negócio.
1. Otimize sua loja online para motor de busca
Você já reparou que, ao fazer uma busca em uma plataforma de pesquisa, você acaba clicando em links que estão entre as primeiras posições a partir da apresentação dos resultados?
Dessa forma, é muito importante garantir que sua loja virtual apareça entre esses resultados para termos de pesquisa específicos ao qual seu empreendimento está segmentado.
Isso é possível com a prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, em que os algoritmos utilizam a IA (Inteligência Artificial) para o usuário conforme as palavras-chave utilizadas na barra de pesquisa.
Nesse ponto, o marketing de conteúdo é essencial para alcançar o público-alvo, porém, o crescimento orgânico demanda tempo e paciência.
A dica principal para você, sobre otimização de busca, é pensar como o cliente, quais os anseios e desejos, e como seu e-commerce pode ajudar de forma plena e satisfatória.
2. Destaque-se nas redes sociais
Essa segunda dica é muito importante, pois grande parte dos usuários de internet gastam boa parte do tempo navegando entre diferentes plataformas digitais em forma de redes sociais.
A ideia principal é aplicar o marketing de conteúdo em postagens de acordo com as características da rede social, e assim acompanhar a linguagem dos seguidores da sua marca.
Dessa forma, fica mais fácil tirar o máximo proveito sobre seus esforços sociais e direcionar o tráfego gratuito para a loja e, assim, aumentar o público oferecendo um conteúdo valioso e de maneira consistente.
Conclusão
Uma estratégia de marketing de conteúdo bem planejada, que inclua todas as tendências que surgem cotidianamente, pode ajudar você a criar materiais melhores e proporcionar uma experiência sem igual para os consumidores.
Faça ajustes, veja o que atrai os leads e, assim, é possível gerar mais vendas e alcançar os objetivos traçados para seu empreendimento eletrônico.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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