• Rodrigo Bernardes

Mineração de produtos dropshipping: o que é e como fazer?

Começar e prosperar com uma loja virtual no modelo dropshipping é um desafio em vários sentidos, encontrar os produtos certos é um deles. Neste artigo, vamos apresentar algumas formas e ferramentas que ajudarão você a fazer a mineração de produtos para dropshipping.


Como identificar um produto campeão para dropshipping?

Antes de falarmos das ferramentas que irão te ajudar na mineração de produtos para dropshipping, é preciso que você saiba como identificar quais tipos de produtos tem mais potencial de venda antes de procurar saber onde comprá-los.


Seja uma loja com um nicho específico ou que venda produtos de vários departamentos, existem alguns passos que você pode dar para começar a entender para quais “ventos” os mercado anda soprando, veja a seguir.


Monitore seus concorrentes

Uma das formas de encontrar produtos vencedores para sua loja é seguir alguns concorrentes, tanto lojas tradicionais quanto aquelas que você sabe que trabalham com dropshipping.


Esse ponto é mais simples quando você vende produtos de um certo nicho, com esses filtros definidos fica mais fácil de encontrar quem vende o mesmo que você e acompanhar seu site e redes sociais diariamente em busca de alguns insights.


Caso não tenha definido ainda o nicho da sua loja e queira saber mais sobre os nichos em alta no momento, veja nosso vídeo:



Siga influenciadores na sua área de atuação

Outra forma de encontrar produtos que as pessoas têm interesse é seguindo influenciadores digitais em áreas que tenham a ver com o seu ramo de atuação.


Se a sua loja é voltada para vender produtos fitness e de academia, vale a pena seguir algumas influenciadoras como Gabriela Pugliesi, Bella Falconi, Carol Buffara e Penélope Nova. Todo produto que elas aparecem usando ou fazendo as famosas “publi” tem grande potencial de venda.


O mesmo vale para outros nichos, se você vende produtos relacionados ao Mundo Nerd tem que seguir perfis como Jovem Nerd, Canal Nostalgia e o Coisa de Nerd para acompanhar as tendências deste mercado e por aí vai.


Vale lembrar que usar os influenciadores para divulgar um produto também é uma opção inteligente de marketing para e-commerce. Conheça o aplicativo Shoplinks e torne mais fácil sua pesquisa por influenciadores digitais que atingem seu público e estão dispostos a fazer parcerias.


Aposte em produtos relacionados

Outra forma de encontrar produtos com potencial de venda é observar as seções de produtos relacionados, dentro de sites e buscadores.


Por exemplo, suponhamos que você tenha uma loja que vende itens para casa e percebe que uma frigideira tem alto índice de vendas. Vale a pena adicionar à sua loja outros tipos de panelas para formar um conjuntos e utensílios com escumadeiras, colheres e outros produtos que possam aumentar o ticket médio do seu cliente.


Saiba mais: TOP 6 nichos de mercado para dropshipping para começar!


Como fazer mineração de produtos para dropshipping? 4 melhores ferramentas

Atualmente, já é possível encontrar algumas ferramentas que até ajudam de forma mais prática a fazer a mineração de produtos para dropshipping, trouxemos algumas, veja a seguir.


Oberlo

Um dos apps mais utilizados por quem trabalha com dropshipping, o Oberlo é um dos melhores aplicativos da Shopify. Ele possui um suporte todo em português e pode ser integrado de maneira bem fácil ao seu e-commerce.


Ele possui uma extensão para Google Chrome que é muito útil para quem faz mineração de produtos para dropshipping no Aliexpress.


Com essa extensão instalada basta um clique para que o produto seja adicionado diretamente na sua loja, bem prático não é mesmo?


Veja também: Produtos via Oberlo: Veja como encontrar e adicionar no seu e-commerce


Confira no vídeo abaixo como todo o processo para minerar e integrar produtos à sua loja, funciona.



Dsers

Principal concorrente do Oberlo, o Dsers tem basicamente a mesma função de fazer a integração e adicionar produtos diretamente do Aliexpress para sua loja virtual. O diferencial é que o plano gratuito deles permite até 3000 produtos enquanto o Oberlo só suporta 500.


O app processa até 100 pedidos por dia no plano gratuito e também possui uma extensão própria que permite adicionar os produtos em apenas um clique, mas não oferece a opção de marketing de afiliados nem upsell.


Entenda melhor a relação e a diferença entre Dsers e Oberlo, no vídeo abaixo.


Turbo a finder

Diferente dos dois primeiros que eram apps da Shopify, o Turbo a Finder é apenas uma extensão que tira todos os posts orgânicos do seu feed do Facebook e passa a exibir apenas os anúncios.


Você deve ir curtindo páginas de dropshipping, acompanhando grupos no Facebook, seguindo perfis relacionados para que o seu feed passe a ter cada vez mais anúncios pertinentes. Sempre que você identificar produtos que se repetem, vale a pena testá-los no seu e-commerce.


Ecomhunt

Possui um plano gratuito, porém com poucos recursos que ainda assim podem ser úteis. O site mostra uma grande variedade de anúncios que podem ser categorizados por mais vendidos, anúncios com mais clique e mais interações.


Outro grande diferencial é que o site também relaciona os produtos com influenciadores que recomendam estes produtos em suas redes sociais. Obviamente são influenciadores estrangeiros, mas já dá um parâmetro do potencial daquele produto.


Se você tem interesse em trabalhar com influenciadores digitais, conheça o app ShopLinks da Shopify. Estamos falando de uma plataforma que te ajuda a encontrar influenciadores digitais e afiliados que podem se tornar aliados do seu negócio.


O app ainda permite que você encontre esses influenciadores, gere links e cupons para que eles divulguem seus produtos e permite que você acompanhe as métricas de cada influenciador da sua base.


Ao invés de fazer várias pesquisas e enviar mensagens individuais para cada influenciador, em poucos instantes você encontra pessoas que estão dispostas a anunciar e divulgar seus produtos.


A App Ecommerce também ajuda as taxas de conversão da sua loja, com mais dois aplicativos:

  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



48 visualizações0 comentário