• Rodrigo Bernardes

Mineração de produtos dropshipping: o que é e como fazer?

Atualizado: 14 de jun.

Começar e prosperar com uma loja virtual no modelo dropshipping é um desafio em vários sentidos, encontrar os produtos certos é um deles. Neste artigo, vamos apresentar algumas formas e ferramentas que ajudarão você a fazer a mineração de produtos para dropshipping.


Como identificar um produto campeão para dropshipping?

Antes de falarmos das ferramentas que irão te ajudar na mineração de produtos para dropshipping, é preciso que você saiba como identificar quais tipos de produtos tem mais potencial de venda antes de procurar saber onde comprá-los.


Seja uma loja com um nicho específico ou que venda produtos de vários departamentos, existem alguns passos que você pode dar para começar a entender para quais “ventos” os mercado anda soprando, veja a seguir.


Monitore seus concorrentes

Uma das formas de encontrar produtos vencedores para sua loja é seguir alguns concorrentes, tanto lojas tradicionais quanto aquelas que você sabe que trabalham com dropshipping.


Esse ponto é mais simples quando você vende produtos de um certo nicho, com esses filtros definidos fica mais fácil de encontrar quem vende o mesmo que você e acompanhar seu site e redes sociais diariamente em busca de alguns insights.


Caso não tenha definido ainda o nicho da sua loja e queira saber mais sobre os nichos em alta no momento, veja nosso vídeo:



Siga influenciadores na sua área de atuação

Outra forma de encontrar produtos que as pessoas têm interesse é seguindo influenciadores digitais em áreas que tenham a ver com o seu ramo de atuação.


Se a sua loja é voltada para vender produtos fitness e de academia, vale a pena seguir algumas influenciadoras como Gabriela Pugliesi, Bella Falconi, Carol Buffara e Penélope Nova. Todo produto que elas aparecem usando ou fazendo as famosas “publi” tem grande potencial de venda.


O mesmo vale para outros nichos, se você vende produtos relacionados ao Mundo Nerd tem que seguir perfis como Jovem Nerd, Canal Nostalgia e o Coisa de Nerd para acompanhar as tendências deste mercado e por aí vai.


Vale lembrar que usar os influenciadores para divulgar um produto também é uma opção inteligente de marketing para e-commerce.


Aposte em produtos relacionados

Outra forma de encontrar produtos com potencial de venda é observar as seções de produtos relacionados, dentro de sites e buscadores.


Por exemplo, suponhamos que você tenha uma loja que vende itens para casa e percebe que uma frigideira tem alto índice de vendas. Vale a pena adicionar à sua loja outros tipos de panelas para formar um conjuntos e utensílios com escumadeiras, colheres e outros produtos que possam aumentar o ticket médio do seu cliente.


Saiba mais: TOP 6 nichos de mercado para dropshipping para começar!


Como fazer mineração de produtos para dropshipping? 4 melhores ferramentas

Atualmente, já é possível encontrar algumas ferramentas que até ajudam de forma mais prática a fazer a mineração de produtos para dropshipping, trouxemos algumas, veja a seguir.


Oberlo

Um dos apps mais utilizados por quem trabalha com dropshipping, o Oberlo é um dos melhores aplicativos da Shopify. Ele possui um suporte todo em português e pode ser integrado de maneira bem fácil ao seu e-commerce.


Ele possui uma extensão para Google Chrome que é muito útil para quem faz mineração de produtos para dropshipping no Aliexpress.


Com essa extensão instalada basta um clique para que o produto seja adicionado diretamente na sua loja, bem prático não é mesmo?


Veja também: Produtos via Oberlo: Veja como encontrar e adicionar no seu e-commerce


Confira no vídeo abaixo como todo o processo para minerar e integrar produtos à sua loja, funciona.



Dsers

Principal concorrente do Oberlo, o Dsers tem basicamente a mesma função de fazer a integração e adicionar produtos diretamente do Aliexpress para sua loja virtual. O diferencial é que o plano gratuito deles permite até 3000 produtos enquanto o Oberlo só suporta 500.


O app processa até 100 pedidos por dia no plano gratuito e também possui uma extensão própria que permite adicionar os produtos em apenas um clique, mas não oferece a opção de marketing de afiliados nem upsell.


Entenda melhor a relação e a diferença entre Dsers e Oberlo, no vídeo abaixo.


Turbo a finder

Diferente dos dois primeiros que eram apps da Shopify, o Turbo a Finder é apenas uma extensão que tira todos os posts orgânicos do seu feed do Facebook e passa a exibir apenas os anúncios.


Você deve ir curtindo páginas de dropshipping, acompanhando grupos no Facebook, seguindo perfis relacionados para que o seu feed passe a ter cada vez mais anúncios pertinentes. Sempre que você identificar produtos que se repetem, vale a pena testá-los no seu e-commerce.


Ecomhunt

Possui um plano gratuito, porém com poucos recursos que ainda assim podem ser úteis. O site mostra uma grande variedade de anúncios que podem ser categorizados por mais vendidos, anúncios com mais clique e mais interações.


Outro grande diferencial é que o site também relaciona os produtos com influenciadores que recomendam estes produtos em suas redes sociais. Obviamente são influenciadores estrangeiros, mas já dá um parâmetro do potencial daquele produto.


A App Ecommerce também ajuda as taxas de conversão da sua loja, com dois aplicativos:

  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!




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