• Rodrigo Bernardes

Prazo de entrega dropshipping: dicas de como reduzir, quais as melhores opções e mais!

Uma das principais dúvidas de quem já trabalha ou deseja trabalhar com vendas online é o prazo de entrega do dropshipping.


No dropshipping internacional os produtos vendidos estão estocados na China e o prazo de entrega desse tipo de compra é sempre bastante longo e demorado. Mas, será que precisa ser assim?


Um prazo de entrega longo demais pode afastar seus clientes e reduzir as taxas de conversão e vendas. Então, como aproveitar as vantagens desse modelo de negócios e reduzir o prazo de entrega do dropshipping?


A seguir, listamos algumas dicas de como diminuir o prazo de entrega no dropshipping. Além disso, listamos algumas dicas de como tornar a comunicação com seu cliente mais eficiente, a ponto dele não se importar com um prazo um pouco (mas não muito) mais longo do que as entregas de fornecedores nacionais. Confira!


Qual é o prazo de entrega do dropshipping?


O prazo de entrega do dropshipping é de 20 a 25 dias corridos se você souber escolher o método de entrega correto, ao fazer a compra junto ao seu fornecedor.


Existem duas opções mais indicadas para empreendedores de dropshipping:


  • e-Packet

  • AliStandart Shipping


Essas duas opções estão disponíveis, dentro do Aliexpress, na seção tipos de frete que você deseja para o produto que está sendo comprado. Observe na imagem abaixo.




Antes de 2020, o tipo de frete ePacket era o mais procurado por lojistas que fazem dropshipping. Entre seus benefícios principais estava o prazo de entrega reduzido e a isenção do pagamento da taxa de R$15 dos Correios.


Entretanto, desde o início da pandemia este frete se tornou muito caro, inviabilizando a escolha dele pelos dropshippers.


A boa notícia é que outra opção surgiu, o Ali Standard Shipping. A alguns anos esse modelo não permitia a isenção do pagamento da taxa dos Correios, mas atualmente sim!


Por isso, a recomendação atual para empreendedores que desejam reduzir o prazo de entrega do dropshipping é o Ali Standard Shipping. Com ele os produtos estão chegando mais rápido, e não tem mais a taxa de R$15 dos Correios.


Leia também: Como fazer dropshipping com o AliExpress em sua loja Shopify? Saiba tudo!


Entenda melhor a relação e a situação atual desses dois modelos de frete, no vídeo a seguir.



Com o Ali Standard Shipping além de oferecer um prazo de entrega no dropshipping mais rápido para seus clientes, você tem acesso a um tipo de frete mais barato, que permite, inclusive, que você agregue o custo no seu preço final do produto e ofereça frete grátis para o cliente.


Como você já sabe, o frete grátis é um atrativo muito interessante para consumidores virtuais.


Tenha um bom relacionamento com os fornecedores


É comum que, ao encontrar um produto que deseja vender, que você observe a divulgação de um prazo de entrega maior do que o que realmente é praticado pelo lojista. Isso acontece por políticas de segurança do próprio Aliexpress.


Por isso, uma prática muito interessante é conversar com o fornecedor do produto e perguntar o prazo de envio real para o Brasil.


Uma outra boa prática, que pode ser aliada a essa, é comprar o produto para experimentá-lo você mesmo e conferir o processo de entrega e venda do fornecedor.


No vídeo abaixo você encontra outras dicas de como encontrar os melhores fornecedores de dropshipping, para suas vendas!


Como incentivar a compra mesmo com um prazo de entrega maior?


Como falamos acima, com o método de frete correto, é possível reduzir o prazo de entrega dos produtos consideravelmente. Chegando bem próximo a maioria dos fretes praticados no Brasil. Afinal, estamos falando de 20 a 25 dias corridos, e não úteis.


Se junto a isso você oferece um bom preço, ainda abaixo da concorrência, e frete grátis, as chances do seu cliente aceitar esperar alguns dias a mais para receber o produto é bastante alta.


Entretanto, um outro aspecto precisa ser respeitado: a transparência junto ao cliente.


Você não precisa informar a ele que a sua loja trabalha com dropshipping, afinal, grande parte dos consumidores não vão sequer entender o que é isso. Entretanto, é interessante que você informe que o produto vem direto do seu fornecedor no exterior. Isso ajuda o cliente a entender porque o prazo de entrega é um pouco maior do que o da concorrência e contribui para que ele sinta segurança em fazer a compra.


Ofereça atendimento e suporte ao cliente


Um fator fundamental para vendedores dropshipping que querem alcançar o sucesso e reduzir o impacto do prazo de entrega no dropshipping, é o oferecimento de um suporte eficiente ao cliente que acessa sua loja e também ao que faz uma compra.


O suporte pode converter muitas vendas para sua empresa, solucionando dúvidas comuns de clientes, em tempo real.


Sobre esse assunto indicamos que acesse dois artigos:



Esperamos que com essas dicas você pare de ter medo do prazo de entrega no dropshipping e comece a otimizar sua loja para reduzir esse período e melhorar as taxas de vendas.


Junto com essas ações, outra estratégia que vai te ajudar a otimizar a taxa de conversão de vendas do seu negócio online é o uso de aplicativos voltados para isso como:


Enquanto o primeiro te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas, o segundo ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Já a ShopLinks é uma plataforma que te ajuda a encontrar influenciadores digitais e afiliados que podem se tornar aliados do seu negócio. O app ainda permite que você encontre esses influenciadores, gere links e cupons para que eles divulguem seus produtos e permite que você acompanhe as métricas de cada influenciador da sua base.


Ao invés de fazer várias pesquisas e enviar mensagens individuais para cada influenciador, em poucos instantes você encontra pessoas que estão dispostas a anunciar e divulgar seus produtos.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!


7 visualizações0 comentário