• Rodrigo Bernardes

Como recuperar boletos em sua loja Shopify

Atualizado: Ago 31

Para recuperar boletos emitidos e não pagos em sua loja Shopify, é importante que você tenha um canal de comunicação aberto com o cliente, de forma que não o deixe esquecer de pagar o boleto. Quando se está começando, você consegue fazer isso manualmente, enviando e-mails/lembretes constantes aos clientes. Agora, se você já é um lojista um pouco maior, o ideal é que faça isso automaticamente, usando aplicativos específicos.


Nesse texto, vou falar sobre a importância dos boletos para as vendas online e também te ensinarei a melhor forma de recuperar boletos em sua loja Shopify. Leia até o final para poder aumentar suas conversões de boletos.

Fonte: Freepik

Já estamos no ano de 2020 e com tantas tecnologias novas, pode parecer que o boleto está ficando cada vez mais obsoleto, mas estudos apontam que o boleto ainda é a forma de cobrança que os brasileiros mais gostam.


Informações levantadas pelo E-commerce Brasil em conjunto com o Sebrae, mostram que o boleto é considerado a melhor forma de pagamento para 75% dos consumidores no Brasil. São emitidos aproximadamente 3,6 bilhões de boletos bancários por ano, o que comprova a aceitação deste meio de pagamento.


Podemos também considerar o boleto o meio de pagamento mais acessível, isso porque em 2018, o número de brasileiros que não possuía conta em banco era de 60 milhões, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


Na prática, para quem tem loja online, boletos não pagos são motivo de muita dor de cabeça e grande frustração, já que uma venda efetuada nem sempre é concretizada.


Por diversas vezes, um cliente visita a loja, seleciona os produtos e faz todo o processo de checkout e não finaliza o pagamento do boleto.


Pode parecer inofensivo, mas além de gerar uma grande expectativa no lojista, ele “prende” o produto no estoque, ou seja, você não pode vender esse produto antes de ter certeza se o cliente vai pagar ou não. Essa situação ainda tem um agravante em grandes promoções, já que a promoção pode se dar como encerrada, quando na realidade está cheio de boletos pendentes e produtos em estoque.


Abaixo vou explicar alguns dos principais motivos do não pagamento de boletos, como você pode recuperá-los e a melhor forma de fazer isso.


Os 5 principais motivos para o não pagamento de boletos:


1 - Garantia de preço e disponibilidade do produto.

Quando a pessoa está pesquisando/comparando o produto ou serviço em diversas lojas online e ainda não tem certeza se vai comprar naquela loja em específico, por vezes ela efetua a compra via boleto para assegurar o preço e “garantir” o produto que encontrou. Depois de tomar a decisão, ela pode não pagar o boleto por ter optado comprar em outra loja.


2 - Esquecimento.

Se a compra não é um item essencial ou de algo que a pessoa está precisando muito, o prazo de pagamento do boleto acaba passando e a pessoa se esquece de pagar.


3 - Dificuldades na emissão do boleto.

Isso ocorre quando o cliente não consegue acessar o boleto de forma simples e rápida.


4 - Desconfiança ou medo em fazer compras online.

Quando o cliente compra em uma loja online que ele não sente segurança, ele tende a comprar via boleto para não ter que colocar os dados do cartão e correr o risco de ser clonado - ou algo parecido. O mesmo acontece com quem se sente inseguro de efetuar compras pela internet (medo de ser produto falso, da mercadoria não chegar, etc). Esses fatos podem acarretar ao não pagamento do boleto.


5 - Compras feitas por impulso.

Como o boleto é algo que a pessoa tem que pagar manualmente e não passa “automaticamente” como o cartão de crédito, a pessoa tem mais tempo de refletir. Com isso, ela desiste de pagar o boleto e, consequentemente, de fazer a compra.



Como posso recuperar boletos que não foram pagos?


Para ter a oportunidade de recuperar boletos não pagos, é extremamente importante que você tenha uma comunicação com o cliente, de forma que não o deixe esquecer de pagar o boleto. Nada que o incomode, seja invasivo ou insistente demais, mas algo que gere a lembrança e o deixe confortável de efetuar o pagamento e seguir com a compra.



Qual a melhor forma de fazer a recuperação desses boletos?


Quando se está começando e a loja é nova, você até consegue fazer isso manualmente, enviando e-mails/lembretes constantes aos clientes. Mas isso te demandará tempo e disposição, já que terá que ter um cronograma e organização suficiente para detectar se o boleto já foi pago e determinar os períodos de envio de forma que não seja inconveniente.


Agora, se você já é um lojista um pouco maior, com mais vendas diárias, isso pode tornar um trabalho árduo e que ocupa muito o seu tempo.


Por isso, a melhor forma de recuperar boletos não pagos, é instalando o APP Boleto Recovery, um aplicativo desenvolvido para o mercado brasileiro e focado em recuperar boletos não pagos das lojas Shopify de forma automatizada - envio de lembretes via e-mail e SMS.


Para encontrá-lo, basta digitar “boleto” na busca da loja oficial da Shopify:







Você também pode fazer a instalação acessando diretamente o link do app:

https://apps.shopify.com/boleto-recovery/?locale=pt-BR

São 15 dias gratuitos para vocês testar :)


O APP Boleto Recovery funciona de forma automatizada, ou seja, você integra o seu gateway/provedor de pagamento com o aplicativo, configura, personaliza da forma que desejar e depois o aplicativo faz tudo sozinho.


Benefícios de usar o APP Boleto Recovery:


• Você aumenta as chances de concretizar a venda e consequentemente de aumentar a receita do seu negócio, já que o seu cliente será lembrado de pagar pelo boleto emitido que não foi pago;

• Com apenas alguns boletos recuperados, você já retorna o valor investido no aplicativo;

• As mensagens de recuperação de boleto são enviadas de forma automatizada, sem que você tenha que se preocupar com isso. Você terá mais tempo de cuidar de outras esferas do seu negócio (e até mesmo da sua vida pessoal) e, enquanto isso, os seus clientes que não pagaram pelo boleto estarão sendo ativados de forma automática;

• A recuperação de boletos é feita via um funil de recuperação, o que aumenta as chances de recuperar o boleto não pago e realizar a venda;

• Você poderá editar as mensagens de e-mail e SMS, o assunto do e-mail, o funil de recuperação e outras configurações, como o espaçamento entre cada envio

• O fato de você poder editar as mensagens, facilita caso você queira oferecer um cupom de desconto para incentivar o cliente a pagar o boleto.


O que o APP Boleto Recovery faz:


Envio de mensagens automatizadas de recuperação de boletos não pagos via e-mail e SMS;

• Os lembretes via e-mail são enviados como sendo da loja, através do e-mail cadastrado. Já o SMS é enviado por um número do AppsEcommerce, o que é ótimo pois não abre um canal de comunicação com o cliente e, consequentemente, você não precisa dispor mais tempo para um novo canal de comunicação com o cliente;

• Visão consolidada dos resultados de recuperação de boletos ao longo do tempo (quantos boletos foram recuperados e o valor em vendas);

• Você define o número máximo de SMS que serão enviado a cada 30 dias;

• Edição das mensagens, do funil de recuperação e as configurações de envio;

• Fácil instalação e configuração, sem a necessidade de um profissional de TI ou programador;

• Integrações de gateways suportadas no momento: Mercado Pago, PagSeguro e Wirecard/Moip;

• Integrações de gateways com checkouts transparentes: PagSeguro + Yampi, Mercado Pago + Yampi; Mercado Pago + CartX; Mercado Pago + Samurai Experts; Mercado Pago + Digital Manager Guru; e Wirecard/Moip + Samurai Experts.


Como funciona o APP Boleto Recovery:


Ao integrar o seu gateway/provedor de pagamento com o aplicativo, ele reconhece todas as suas vendas e puxa as que foram feitas via boleto.


Screenshot da área "boletos" do APP Boleto Recovery

Com essas informações, ele dispara os lembretes de acordo com as suas configurações. O envio de SMS é opcional em qualquer plano do APP Boleto Recovery. O investimento é por envio e você pode limitar a quantidade de SMS a ser enviado a cada 30 dias.


Você pode enviar até 3 lembretes (3 lembretes via e-mail e 3 via SMS, caso opte por usar) por venda, sendo que é você quem define o espaçamento de tempo.


Screenshot do painel de lembretes do APP Boleto Recovery

O melhor disso tudo é que, quando o gateway reconhece o pagamento do boleto, automaticamente o aplicativo deixa de enviar os lembretes, caso o cliente tenha pago antes de enviar as 3 mensagens.


Screenshot da área de edição do APP Boleto Recovery

Viu como é simples? Ao invés de fazer isso manualmente todos os dias, você pode configurar tudo apenas uma vez e somente acompanhar, sem ter que dispor muito tempo para isso.


Informações extras:

O serviço de recuperação de boletos via SMS é opcional e cobrado por unidade ($0.17 por envio).

• O aplicativo funciona com todos os planos pagos da Shopify, mas não em "lojas em desenvolvimento".

• Ele não realiza transações, somente envia mensagens de recuperação de boletos em aberto. A transação financeira é feita pelo gateway (provedor) de pagamento contratado.

• Para que seja possível fazer recuperações automatizadas via e-mail de boletos não pagos, sua loja precisa capturar o e-mail do cliente no checkout. Sem este dado, não é possível enviar mensagens


Se você se interessou pelo aplicativo, veja o vídeo que eu fiz ensinando como configurar o APP Boleto Recovery:


Espero ter te ajudado e, se ainda tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo e-mail contato@appsecommerce.com.br ou deixe a sua dúvida nos comentários :)


Até breve,

Rodrigo


#DropshippingShopify #GatewayDePagamento

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