Rodrigo Bernardes
29 de nov de 20204 min
Atualizado: 15 de ago de 2022
Uma das partes mais importantes da venda é sem dúvida o frete. Após decidir comprar com você, o cliente espera sempre receber o produto o mais rápido possível, mas como acompanhar o deslocamento do produto? Confira aqui os apps de rastreio do Shopify ideais para isso.
É muito comum que fiquemos sempre focados em vender sempre cada vez mais, investimos em divulgação, em melhorias no e-commerce e diversas ferramentas para levar o cliente até nossa loja e fechar a compra, isso é muito importante é claro, mas não é na venda que devemos parar com um cliente.
A venda não representa o final de um caminho e sim uma parte do processo, e a outra que vem a seguir, com tanta importância quanto: a entrega do produto!
De nada adianta você oferecer uma experiência incrível para seu cliente dentro da sua loja, com ótimas formas de pagamento, checkout transparente, rapidez de carregamento, se o produto demorar a chegar ou chegar aquém das expectativas do consumidor.
O cliente hoje está cada vez mais exigente, pelo menos é o que indica a pesquisa deste ano feita pela DNK com mais de 4600 pessoas, desde agentes de atendimento, líderes, gerentes e clientes sobre as tendências do mercado.
Segundo a pesquisa, 50% dos entrevistados disseram que migram para outra empresa após uma única experiência ruim com uma marca e 60% de todos os entrevistados também revelaram que buscam respostas rápidas para suas perguntas independente do canal escolhido.
Diante disso, o rastreio do pedido já deixou de ser um luxo a muito tempo e passou a ser pré-requisito e quanto mais atualizado e fácil de acessar melhor, por isso, trouxemos alguns apps de rastreio do Shopify para aprimorar esse processo.
Dos apps de rastreio Shopify o Rastreio Fácil é o único presente na loja de aplicativos da Shopify, os demais você usará o próprio link do seu e-commerce dentro do aplicativo para fazer a integração entre eles, mas isso veremos mais à frente.
Este app vem para fazer a atualização automatizada do status do seu pedido diretamente com seu cliente.
Após a conclusão de uma compra no seu site, o aplicativo do Rastreio Fácil terá acesso ao código de rastreio dos Correios daquele pedido e do e- mail do seu cliente e passará a informá-lo por ali sempre que houverem atualizações.
Ou seja, seu cliente não precisará de ir até a plataforma dos Correios e buscar atualizações do pedido porque o próprio app fica responsável por notificá-lo em cada etapa desde a separação até a entrega de fato.
Com isso você adquire um intermediário e alivia as demandas o seu setor de atendimento que não precisará atender a clientes ansiosos uma vez que o Rastreio Fácil vai sempre atualizá-los por email, sobre o caminho do produtos. Você pode inclusive personalizar para não encher a caixa de e-mails do seu cliente.
Dos apps de rastreio Shopify o Rastreio.net permite que seu cliente continue no ambiente da sua loja para atualizar o status de compra do pedido, isso é interessante pois você pode dar seguimento ao atendimento na mesma página.
Simplificar e enxugar os processos é sempre mais aconselhável.
O app também notifica seu cliente por e-mail sempre que existir uma atualização de status do pedido, não sendo necessário fazer isso manualmente e nem dando um trabalho a mais ao seu cliente de rastrear o pedido por conta própria no site dos correios.
Além disso esse app de rastreio Shopify inclui na página de rastreio alguns itens semelhantes para instigar o cliente a fazer novas compras, através de tags você consegue programar quais produtos se relacionam e fazem sentido aparecer como sugestão.
Também é possível colocar alguns filtros nos pedidos como “urgente” ou “atrasado” para você se lembrar de cobrar seus fornecedores em caso de eventuais atrasos que possam ocorrer no processo.
Por fim o Muambator, ele não está na loja de aplicativos do Shopify, mas é possível integrar esse app de rastreio ao seu e-commerce de uma forma bem simples. Após instalar o app, você vai até a aba “Integrações”, insere a URL da sua loja virtual e pronto.
A página do Shopify vai aparecer com erro, mas não se preocupe, isso acontece pois como foi dito o app não faz parte da loja de aplicativos, mas todo o controle e a integração é feita dentro do próprio Muambator.
Ao fazer essa integração todos os pacotes de pedido do seu e-commerce são importados para o app para que as vendas em curso possam ser incluídas nesse processo de atualização.
Além das funcionalidades de envio de e-mails a cada nova notificação, o Muambator também permite que você envie e-mails personalizados à sua base, podendo ser utilizado para promover mais produtos da sua loja.
O App também realiza rastreio de produtos internacionais.
Para conhecer outros aplicativos Shopify indicamos que você acesse o artigo “7 melhores aplicativos Shopify que vão ajudar a aumentar as taxas de conversão da sua loja”.
Entre eles você encontra os apps:
O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS, já o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em lojas que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.
Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.