Rodrigo Bernardes
23 de fev de 20224 min
Atualizado: 15 de set de 2022
Trabalhar com vendas online tem suas vantagens, mas como todo negócio também tem suas obrigações legais e uma delas são os termos para devolução do dinheiro do cliente. Veja como funciona a política de reembolso na Shopify e quais regras se aplicam.
O objetivo de uma política de reembolso deve ser sempre resguardar a empresa e dar confiança aos clientes, de modo que sua marca não seja prejudicada e seus clientes tenham certeza de que você não quer passá-los para trás.
Como cada tipo de negócio tem suas peculiaridades, a Shopify não possui uma política de troca universal, cabendo a você elaborar a da sua loja e deixá-la de fácil acesso aos seus clientes. Apesar de não ter uma política própria, ela é obrigatória em todos os sites da plataforma.
A boa notícia é que existe um modelo de política de reembolso da Shopify disponível para os usuários da plataforma.
Basta acessar o site da Shopify com sua conta logada e ir no gerador de política de privacidade e reembolso e criar a sua em cima do modelo oferecido.
Se você esta lendo sobre a política de reembolso para decidir qual plataforma utilizar na abertura da sua loja, aproveite esse link aqui para conseguir 14 dias grátis para testar a Shopify à vontade.
Leia também: Suporte Shopify: veja para que serve e como ele pode te ajudar
Como já destacamos, uma boa política de reembolso na Shopify precisa dar segurança para as duas pontas da operação, tanto para a empresa quanto para os clientes. Quando isso não acontece, os clientes tendem a não confiar na marca, principalmente se é a primeira vez que se relacionam com ela.
Por isso, sempre deixe claro na sua política os seguintes pontos:
quais produtos podem ser devolvidos?
quais produtos podem ser trocados?
quais produtos não podem ser trocados ou devolvidos e por que (produtos em promoção ou pequenos defeitos, por exemplo);
quais os prazos para a solicitar a troca, devolução ou reembolso? (esclarecer os prazos de cada um deles);
em quais as condições os produtos devem estar para poderem ser devolvidos (se precisam estar com a etiqueta ou na embalagem), e em que casos eles podem ser trocados e quais as possibilidades de devolução (em crédito na loja ou estorno);
como os clientes podem devolver o produto e em que termos a loja aceita a devolução.
Apesar da loja ter a liberdade para criar sua própria política de reembolso na Shopify, a mesma não está isenta de seguir a legislação que, neste caso, é representada pelo Código de Defesa do Consumidor.
Os principais cenários onde a devolução é amparada por lei são:
Direito de arrependimento: o artigo 49 do código de defesa do consumidor dá ao cliente até 7 dias após a compra em uma loja virtual para se arrepender e solicitar o dinheiro de volta sem nenhuma justificativa;
Descumprimento de oferta: a clássica propaganda enganosa, quando um produto exposto em um site não está de acordo com o que o cliente recebe, ele também pode solicitar o reembolso. A empresa pode até oferecer outras formas de compensação, mas se for comprovado o erro o cliente tem direito ao ressarcimento;
Produto com defeito: quando um produto apresenta defeito e a reclamação é registrada pelo consumidor em até 90 dias (em caso de produtos duráveis), se a empresa não procurar resolver o defeito ou enviar outro produto em até 30 após a reclamação, o cliente tem direito ao reembolso.
Vale destacar que, nem sempre a loja é obrigada a devolver o valor em dinheiro ao consumidor. Em quase todos os cenários, a empresa pode procurar meios de contornar os problemas sem precisar estornar a compra.
Você pode oferecer crédito na loja para que o cliente faça a compra ou obtenha desconto em outro produto.
Outra opção é tentar realizar o conserto para minimizar os prejuízos ou oferecer descontos especiais para que o cliente fique com o produto do jeito que está.
Tudo vai depender do que valer mais a pena e claro, da aceitação por parte do cliente que, em alguns casos que citamos antes, está amparado por lei para solicitar o reembolso de uma compra.
E aí, entendeu como funciona a política de reembolso da Shopify? Sabemos que devoluções podem acontecer e que geram prejuízos, por isso, é importante ter ferramentas para aumentar as vendas ao mesmo tempo que garante suporte e qualidade nos produtos.
Escolha bem os seus fornecedores, afinal, eles são indispensáveis para garantir pontos como qualidade do que está sendo entregue.
Leia também: Como encontrar fornecedores dropshipping CONFIÁVEIS? [Guia]
Iniciar um negócio online não é tão fácil quanto algumas pessoas pensam e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.
A plataforma de criação da loja virtual da Shopify oferece aplicativo que ajudam a otimizar a taxa de conversão de vendas do dropshipping, entre eles:
O Boleto Recovery é um app especializado em recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes. Por meio dele é possível automatizar a comunicação, com envio de SMS e e-mail para os clientes com boletos em aberto,
Já o app de parcelamento apresenta o valor total de um produto, o número de parcelas e o valor que deverá ser pago mensalmente em uma parcela a prazo. Isso torna o produto mais acessível e aumenta o ticket médio dos clientes.
Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!