• Autor Convidado

5 melhores estratégias de marketing para sua loja de dropshipping

Atualizado: Ago 25

Quem trabalha com dropshipping pode alcançar resultados ainda melhores por meio das estratégias de marketing. E não é preciso gastar muito dinheiro para alcançar o público desejado. Em um mercado que movimenta bilhões de dólares por ano, há inúmeras oportunidades para você impactar clientes.


Sem dúvida, essa é uma das melhores formas de diferenciar sua loja online de outros concorrentes. Como no dropshipping não é necessário ter um estoque físico, sobra ainda mais tempo para você investir em estratégias de marketing digital.


Por isso, é tão importante investir na comunicação. É a maneira certa para que seus clientes tenham percepção melhor sobre o seu negócio. Afinal, se ele não percebe diferenciais na entrega ou no atendimento, a sua marca deve ser o principal fator que influencia na decisão de compra.


Abaixo, você confere 5 estratégias que podem ser colocadas em prática quanto antes.


1 – Tenha um blog.

Um dos benefícios do marketing é a maneira como ele pode ser adaptado para cada negócio. Não há uma fórmula pronta, e é seu dever explorar todas as possibilidades. Para quem trabalha com dropshipping, ter um blog é uma das melhores estratégias de marketing digital e e-commerce.


Afinal, antes de realizar uma compra, o cliente deseja saber quem é você, quais são seus diferenciais e quais informações relevantes seu empreendimento tem a mostrar. Além disso, ter um blog é uma estratégia com curso zero. Ou seja, você mesmo pode montar o seu e começar a produzir conteúdo.


O objetivo é atrair novos leads e maior tráfego e vendas para seu dropshipping. Por isso, investir em técnicas de SEO é tão relevante. Quanto melhor o seu blog utilizar as palavras-chave corretas, melhor o ranking dele em sites de buscas como o Google.


2 – Utilize um CRM e tenha foco em nichos de mercado.

O CRM é uma ferramenta de baixo custo e alto retorno de investimento. Por meio dele é possível conhecer os clientes a fundo. Afinal, essa ferramenta coleta e armazena todas as informações sobre eles em um banco de dados.


Esse diferencial é muito importante para quem trabalha com dropshipping. Afinal, uma das melhores estratégias de marketing para esse segmento é trabalhar com nichos. Esse grupo de pessoas, com interesses em comum, podem proporcionar a maior parcela do seu faturamento.


Mas somente é possível identificá-los se você tem dados confiáveis sobre eles. Por isso, ter um CRM é tão relevante. Ao verificar todas as interações entre o seu negócio e a base de clientes, é possível ter insights sobre o que eles gostam ou o que afeta a decisão de compras deles.


Dessa forma, suas estratégias de marketing serão criadas sob medida, evitando gastos desnecessários e gerando melhores resultados.


3 – Crie vídeos.

Assistir vídeos é a maneira favorita das pessoas para consumir conteúdo de qualidade, sobretudo nas redes sociais. Portanto, investir em uma dessas estratégias de marketing no Instagram, por exemplo, é uma das formas mais eficazes para chamar a atenção dos clientes.


E não é preciso uma produção muito elaborada. Basta gravar um vídeo no celular com depoimentos de clientes satisfeitos ou com alguma informação relevante. Além disso, se o seu negócio tem foco em produtos de maquiagem, por exemplo, você pode criar vídeos tutoriais para gerar maior engajamento por parte dos clientes.


Caso você não tenha como produzir vídeos, a solução é buscar vídeos em outros canais e compartilhar em suas redes. Mesmo que esse conteúdo não seja autoral, ainda assim ele pode gerar tráfego para o seu site.


4 – Robô de vendas.

Para quem tem um CRM, utilizar um robô de vendas pode ser uma estratégia de marketing bem interessante. Caso você desconheça o assunto, um bot de vendas são os assistentes virtuais que atuam sobretudo em aplicativos de mensagens. Eles conseguem reproduzir uma linguagem humana e realizar tarefas como responder perguntas frequentes.


Isso é muito relevante para quem trabalha com dropshipping. Afinal, na maioria das vezes, o cliente não compra na primeira visita ao site. Portanto, ter um assistente virtual que possa auxiliar o cliente na jornada de compra dele é muito relevante.


O robô de vendas pode ser muito útil ainda para ajudar na divulgação de seus materiais de marketing, como e-books, newsletter ou vídeos.


5 – Testemunhos.

Por último, porém não menos importante, estão os testemunhos de clientes satisfeitos. Essa estratégia de marketing é antiga. Entretanto, sempre funciona, sobretudo na Internet.


Seus clientes precisam estar confiantes antes de realizarem alguma compra. E nada como uma avaliação positiva de outras pessoas para ajudá-lo a tomar uma decisão.


Sites como a Amazon, por exemplo, exploram muito bem essa estratégia. Segundo pesquisas de 2011, 87% dos compradores informaram que uma avaliação positiva influenciou na hora da compra.


Portanto, se você recebeu um feedback satisfatório de algum cliente, não deixe de mostrar para o seu público. Seguindo essas e outras estratégias de marketing, sua loja de dropshipping tem tudo para se tornar um sucesso de vendas. Autor Convidado: Pedro Capistrano Ribeiro Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.


28 visualizações0 comentário