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Autor Convidado

Chats Boots, vale a pena em sites de e-commerce?

Atualizado: 1 de jun. de 2022

Em outros tempos, os Chats Boots pareciam um truque legal em um site comercial, sem qualquer benefício concreto. Atualmente, eles se tornaram uma ferramenta indispensável no mundo corporativo e para os empreendimentos comerciais no ambiente virtual.


Em um primeiro momento, é possível que muitos empreendedores pensem o quão trabalhoso e o quanto de investimento financeiro é necessário para desenvolver e executar um chatbot.


Na verdade, há muitas razões para implementar esse modelo de IA (Inteligência Artificial) em um estabelecimento comercial que atende de maneira online.


Ele pode somar a um planejamento omnichannel, em que diversos canais ficam à disposição dos leads, os potenciais clientes de um negócio comercial, e prover diversos benefícios tanto para os consumidores quanto para a própria empresa.


A própria crise de saúde mundial que abalou as estruturas da sociedade moderna colocou em destaque a necessidade de modernizar a comunicação entre cliente e empresa.


Além de poder melhorar os processos internos quando se pensa nos processos corporativos em que as empresas se encontram.


A facilidade ao entrar em contato com um escritório administração de condomínios em são paulo comprove essa necessidade de utilizar a inteligência artificial a favor de ambos os lados, tanto o setor corporativo quanto o mercado consumidor.


Por isso as empresas têm trabalhado ainda mais para que a transformação digital seja uma realidade imediata, em todos os sentidos.


Curiosamente, os chatbots ganharam um impulso para a vanguarda dentro dos esforços propostos em relação ao avanço da tecnologia e da digitalização.


Cenário ideal para a aplicação de chatbots


Não há dúvida que o aumento significativo do número de equipamentos eletrônicos ao alcance da população, como os celulares smartphones, em conjunto com as mídias sociais, transformou a maneira da sociedade se comunicar.


Seja no ambiente de trabalho, na educação, junto às instituições financeiras, e mesmo na vida pessoal, como na hora de encontrar uma empresa para reforma sala comercial, ou qualquer outra em alguma cidade mais próxima de sua casa.


Grande parte da comunicação, atualmente, ocorre de forma online. E esse modelo de conduzir os negócios cresce cada dia mais.


A tecnologia do chatbot tem avançado em um ritmo acelerado, pois muitas empresas utilizam a IA em mensageiros eletrônicos presentes nos celulares smartphones, nos tablets, nas redes sociais e nas lojas virtuais.


Como implementar chatbot em uma organização?


As interações entre consumidores e empresas ocorrem de forma digital há algum tempo. Com o avanço da inteligência artificial, boa parte da comunicação pode dispensar o envolvimento humano, ao menos como parte de uma solução.


Sendo assim, a implementação dentro de uma organização comercial pode ser justificada a partir de ao menos 3 práticas que podem melhorar a experiência do usuário e gerar valor para uma marca.


1. Simplifique a gestão de clientes e vendas


A tecnologia oferece diferentes programas digitais personalizados para a implementação em uma empresa.


O setor empresarial que trabalha com vendas tem à disposição o software CRM (Customer Relationship Management), um programa de gestão de relacionamento com o consumidor que permite atender, de

forma direta, às necessidades do mercado.


A integração de um programa digital de chatbot junto ao CRM pode atender às necessidades da empresa para a atualização diária sobre as necessidades dos consumidores.


Se uma fábrica de produção de máquinas precisa realizar uma limpeza de materiais, a empresa precisa recorrer a um triturador de sucata, com isso todo o sistema pode adiantar o processo e, por fim, realizar a confirmação da compra ou contratação do serviço, tudo de forma digital.


Tudo isso de forma automatizada, com atualização em tempo real e com possibilidade de emissão de alerta tanto para a clínica médica quanto para o paciente. E isso pode ser personalizado para diferentes modelos de negócio.


2. Ative consultas simples via chatbots


Dentro de um ambiente organizacional, muitas vezes um líder se pega repetindo informações para a mesma pergunta para diferentes funcionários. Isso pode ser mais frequente do que se imagina, e pode ser que a aplicação de um chatbot seja essencial.


Basta imaginar uma empresa de construção que disponibiliza equipamentos de proteção contra incêndio que trabalha com um ambiente físico para educação à distância.


O principal espaço de trabalho é em uma sala de aula virtual, onde professores e alunos interagem sobre o conteúdo do curso.


É possível programar um chatbot para que a notificação sobre dúvidas seja direcionada para a matéria correta, e a resposta seja disponibilizada para todos. Ou mesmo de forma individualizada.


Tudo isso utilizando a inteligência artificial em que o chatbot está baseado, onde ele “aprende” a detectar perguntas e respostas semelhantes, baseado em algoritmos presentes em aulas online, além de palestras e seminários.


Isso pode economizar tempo do corpo docente ocupado, e dirimir dúvidas dos alunos em um tempo muito curto, proporcionando uma experiência satisfatória.


3. Aumente a produtividade da equipe


Os chatbots não precisam ser desenvolvidos apenas para o público externo. O emprego desse tipo de IA no ambiente corporativo pode levar a vários benefícios às equipes de trabalho.


Para garantir a segurança corporativa, um negócio que atua como empresas terceirizadas para condomínios pode trabalhar com chatbots integrados à intranet.


Isso auxilia os funcionários a encontrarem as informações e dados que precisam, sem a necessidade de procurar um terceiro.


O avanço da tecnologia permite até mesmo a integração de chatbots com assistentes virtuais que interagem com voz. Esse modelo de comunicação eleva a inteligência artificial, tornando-a ainda mais fácil do que ter de digitar uma pergunta.


Benefícios do chatbot para empresas e clientes


O chatbot está sendo empregado em diferentes organizações comerciais. Isso permite disponibilizar a empresa por meio de assistentes que têm como base a linguagem natural, em tempo real, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.


Ainda assim, há diversos benefícios que valem ser destacados, tanto para os clientes quanto para as empresas.


1. Apresentação empresarial personalizada


A presença de um chatbot em um site de uma loja que vende agentes de cargas pode ser apresentado como uma das primeiras respostas para os clientes.


A personalização não precisa se ater apenas a questões financeiras, mas como está entre os primeiros contatos entre empresa e cliente, pode contar com um formato próximo a uma conversa com uma pessoa real.


A personalidade de um chatbot tem uma influência grande sobre a experiência do consumidor, e se torna um fator determinante, como se mostra a interação entre cliente e empresa.


Soma-se a isso a possibilidade de inserir fatores diversos, como:

  • Direcionamento de tarefas;

  • Identidade da marca;

  • Preferências de atendimento;

  • Soluções imediatas.

Aliada à IAl, em conjunto com o nome do chatbot e a aplicação da marca junto ao perfil, ou mesmo a criação de uma personagem, podem definir a personalidade e assim representar, de maneira eficiente, a identidade corporativa de maneira criativa.


2. Aplicação de marketing digital integrado


A estratégia de marketing de uma empresa é essencial, e a integração com o chatbot pode facilitar a captação de dados a partir de um formulário de contato disponível a partir dessa inteligência artificial.


Assim, é possível promover um diálogo com potenciais clientes e, conforme as perguntas e problemas dos clientes de forma individualizada, é possível direcionar a um funil de vendas utilizando o material de marketing digital disponível.


3. Fornecimento de retorno imediato a clientes


A vida apressada e imediata de muitas pessoas torna a espera em uma ligação telefônica chata e interminável. Ao menos é o que parece para quem aguarda na linha.


Com a presença do chatbot a espera é reduzida ao máximo, pois eles podem ser programados para atender a dúvidas simples e, de uma maneira ou de outra, serem muito úteis para os usuários.


Pode ser sobre ofertas disponíveis, ou o status de um pedido e como anda o encaminhamento dentro da integração com o setor de logística.


Uma construtora que deseja saber sobre projeto de prevenção de incêndio pode fazer a solicitação e acompanhar, por meio da IA, diretamente por aplicativos associados a um software de chatbot.


Esse sistema não apenas alivia o atendimento ao cliente, mas também garante maior satisfação em relação à marca.


4. Atendimento omnichannel eficiente


As empresas que contam com um sistema omnichannel, ou seja, uma integração entre os mais diversos canais de comunicação, não devem deixar o chatbot de fora.


Assim, as empresas podem estar presentes tanto em um site quanto nas redes sociais. Dessa forma, podem oferecer aos clientes maior variedade de contato.


Conclusão


De qualquer forma, é importante perceber como a tecnologia está evoluindo em uma velocidade vertiginosa, permitindo que as empresas tenham diferentes oportunidades para valorizar a marca e aprimorar a experiência do consumidor.


Um chatbot de uma empresa que faz locação de plataformas articuladas, por exemplo, é uma das tecnologias mais proeminentes quando se observa os avanços, tanto pela possibilidade de emprego em qualquer setor, quanto em diferentes escalas, sejam verticais ou horizontais.


Por fim, vale destacar que a implementação de chatbots não se resume apenas à economia de custos, mas também garante uma experiência única aos clientes, o que ajuda a diferenciar a empresa frente aos concorrentes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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