top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Produtos mais vendidos dos seus concorrentes Shopify: como descobrir e como proteger a sua loja

Atualizado: 15 de set. de 2022

Uma das premissas básicas de qualquer negócio é: foque em você, mas conheça os seus concorrentes. Isso vale para qualquer segmento, mas no mercado de e-commerce e, especificamente, no dropshipping, eu diria que é essencial para o sucesso.


Hoje vou te ensinar como descobrir os produtos mais vendidos dos seus concorrentes Shopify no dropshipping e como proteger a sua loja caso alguém queira fazer o mesmo com você.


Você está lendo esse conteúdo para saber tudo sobre a Shopify mas ainda não criou a sua loja lá? Nesse link aqui você consegue 14 dias grátis para testar a plataforma à vontade.


Produtos mais vendido das lojas Shopify
Fonte: Freepik

Se você já tem a sua loja ou se está começando o seu negócio online agora, deve saber que conhecer, entender e sempre olhar o que seus concorrentes estão fazendo é essencial para tomar decisões.


É importante citar que não estou dizendo para você copiar tudo do seu concorrente mas, principalmente no mercado de e-commerce e dropshipping, é super importante que você saiba quais são os produtos que estão vendendo mais.


Eu fiz um vídeo sobre esse mesmo assunto lá no Canal Negócios em Mente, caso você prefira consumir esse conteúdo em vídeo:


Como descobrir os produtos mais vendidos dos seus concorrentes Shopify no e-commerce tradicional ou dropshipping


Esse é um assunto que interessa muito lojistas da Shopify, seja de e-commerce ou do dropshipping pois, através da concorrência, é possível ter muitas ideias, melhorar a abordagem, saber os produtos vencedores no dropshipping, o que funciona ou não funciona, etc.


Vale lembrar que o que ensinarei abaixo funciona apenas para as lojas Shopify :)


Como já devem ter percebido, as lojas Shopify seguem um padrão de URL (link do navegador). Isso serve para ajudar no SEO e as lojas serem melhor rankeadas no Google, por exemplo.

Como descobrir os produtos mais vendidos dos seus concorrentes Shopify no dropshipping e como você pode se proteger
Screenshot exemplo de URL

Além disso, a Shopify possui uma função de “ordenação” da loja, onde o lojista consegue ordenar as páginas da loja de “A a Z”, pelos produtos mais vendidos, entre outros.


Justamente por esses padrões da Shopify e pela forma de ordenação das páginas, é possível - de forma simples, descobrir os produtos mais vendidos do seu concorrente ou de qualquer loja Shopify que não esteja protegida.



Passo a passo para descobrir os produtos mais vendidos do seu concorrente


Acesse a loja de seu concorrente e, após a URL da loja dele, adicione a seguinte sequência: /collections/all?sort_by=best-selling


Exemplo:

lojaxxx.com.br/collections/all?sort_by=best-selling


ou

loja.myshopify.com.br/collections/all?sort_by=best-selling


Para que entendam melhor na prática, peguei uma loja do exterior e aleatória da Shopify.

Como descobrir os produtos mais vendidos dos seus concorrentes Shopify no dropshipping e como você pode se proteger
Screenshot loja Shopify aletória

1 - Essa é a página da home deles e o domínio é hauslondon.com

2 - Cliquei no domínio deles (URL) e acrescentei /collections/all?sort_by=best-selling após o ".com” da URL.

3 - Depois foi só clicar em “enter” para atualizar a página.

4 - A URL então ficou hauslondon.com/collections/all?sort_by=best-selling


Vejam na prática:

Como descobrir os produtos mais vendidos dos seus concorrentes Shopify no dropshipping e como você pode se proteger
Screenshot loja Shopify aletória

Pronto! Agora eu sei quais são os produtos mais vendidos dessa loja da Shopify.

Viu como é simples? Alguns aplicativos fazem essa mesma função, mas não tem a necessidade de usá-los, sendo que você pode simplesmente fazer isso que eu acabei de te ensinar.



Como se proteger e fazer com que seus concorrentes não vejam seus produtos mais vendidos


Agora que você viu como é simples visualizar os produtos mais vendidos das lojas Shopify dos seus concorrentes no dropshipping ou no e-commerce tradicional, vou ensinar como você pode proteger a sua loja e evitar que vejam os seus produtos mais vendidos.


Essa proteção é importante para qualquer e-commerce, mas no caso do dropshipping Shopify é ainda mais importante e necessário. Isso porque o dropshipping se baseia em produtos vencedores e a barreira de entrada de competidores é muito baixa, o que deixa muito fácil alguém copiar e lançar o mesmo produto. Então, é ainda mais importante que o pessoal que trabalha com dropshipping Shopify, se proteja da técnica de descobrir os produtos mais vendidos (Best Selling) da Shopify.


Para se proteger, é preciso editar o código HTML da sua loja - na Shopify se chama Liquid.

Se você não tem conhecimentos em programação, vou te ensinar 3 formas de fazer isso:


• 1 - Caso o tema da sua loja seja um tema gratuito da Shopify (exemplo: Minimal, Debut, Brooklyn, etc), você precisa entrar em contato com o suporte deles e solicitar que eles retirem a parte de “Best Selling” do seu código.

Isso é bem simples e demanda pouco tempo, então não é o caso deles se negarem a fazer.


• 2 - Agora, se a sua loja tiver um tema pago que você comprou na Shopify, no Themeforest ou em qualquer outro lugar, será necessário que você entre em contato com o suporte deles ou até mesmo com o produtor do tema.

Eles vão saber exatamente onde precisa mexer no código para que os concorrentes não consigam mais ver seus produtos mais vendidos. Caso eles não queiram fazer, pode ser que enviem um tutorial simples para que você mesmo faça.


• 3 - Sempre existe a possibilidade de você não conseguir fazer isso através do suporte, apesar de ser mais improvável. Nessa situação, você precisará contratar um freelancer de programação, que nada mais é que alguém que fará essa alteração no HTML para você.

Para encontrar freelancers, você pode procurar no UpWork, Fiverr, 99Freelas ou em qualquer plataforma de trabalhos freelancers existentes na internet.

Não será difícil, pois é algo bastante simples e basta você explicar ao programador o que você precisa que seja feito. Ele levará menos de 1 hora para editar o código de sua loja.


Vale frisar que eu não consigo passar um passo a passo para você fazer essa alteração no código sozinho, pois em cada tema o código fica em um lugar diferente. Então fica inviável que eu diga exatamente onde você tem que mexer.


Com essa mudança, é garantido que você estará protegido e se alguém tentar ver os seus produtos mais vendidos da forma que ensinei, não vai conseguir pois esse link não funcionará :)


Dicas extras para aumentar as vendas da sua loja Shopify!


👉 Aplicativo de recuperação de boletos

APP Boleto Recovery Shopify

👉 Aplicativo para mostrar o preço parcelado de seus produtos

APP Parcelamento Shopify

Se ficou com alguma dúvida, fale comigo no e-mail contato@appsecommerce.com.br ou deixe um comentário aqui no post que terei prazer em te ajudar :)

Até breve,

Rodrigo


7.392 visualizações0 comentário
bottom of page