Como melhorar o atendimento ao cliente do seu ecommerce em 2023
- Autor Convidado
- 6 de fev. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 5 de mai. de 2023
Melhorar o atendimento ao cliente pode parecer um desafio, principalmente para quem deseja oferecer um atendimento qualificado.
Pois apenas oferecer o serviço de atendimento não é suficiente, também é fundamental investir em atendimento qualificado para se destacar da concorrência.
Afinal, é por meio desse serviço que você pode gerar maiores oportunidades de vendas, tornando-o um ponto de decisão para que ele bata o martelo e decida comprar na sua loja.
Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo sobre como melhorar o atendimento ao cliente na sua loja virtual.
Afinal, por que investir em atendimento ao cliente?
O atendimento ao cliente é um serviço essencial para qualquer loja virtual que deseje transmitir credibilidade ao consumidor, pois ele está diretamente relacionado com a imagem do seu negócio e também com o conceito de experiência do cliente.
A maneira como o seu cliente vê o seu negócio pode se refletir em questões como “o seu negócio é confiável?”, “Oferece um bom atendimento?” ou ainda “Eu voltaria a fazer negócio com essa loja?”
Essas questões também influenciam a experiência do cliente, que diz muito da maneira como o cliente enxerga o seu negócio desde que teve o primeiro ponto de contato com ele.
Alguns tópicos relevantes para a experiência do cliente são “Responsividade do site”, “Facilidade de navegação”, “Produtos de qualidade” e “Disponibilidade de atendimento ao cliente”.
Apesar de existir outros fatores que também são levados em consideração para melhorar a experiência do cliente, o atendimento ao cliente é uma peça chave, pois ele é responsável por resolver eventuais problemas ou dúvidas dos clientes.
E, além disso, é um recurso crucial para o pós-venda que é uma das etapas de atendimento fundamentais para que você possa ter mais clientes fidelizados na sua loja, e maior recorrência de compra.
Portanto, investir em atendimento de qualidade é essencial para que a sua loja transmita confiança e credibilidade para o consumidor, e consequente para que você tenha melhores oportunidades de vendas.
Dicas para melhorar o atendimento ao cliente no ecommerce
Depois de conhecer a importância de oferecer o serviço de atendimento na sua loja virtual, confira algumas dicas de como torná-lo qualificado para que além de oferecer auxílio ao consumidor, ele também possa ajudar a melhorar a imagem do seu negócio.
Defina os seus canais de atendimento
O primeiro passo para qualificar o serviço de atendimento da sua loja virtual, é definir canais de atendimento que façam sentido para o consumidor.
Por exemplo, um chat online é o tipo de canal de atendimento essencial, pois ele melhora a experiência do cliente, tendo em vista que ele não precisa sair da página que ele está e nem abrir um aplicativo de terceiros.
Mas além do chat online, qual outro canal faz sentido? Mensageiros instantâneos como Whatsapp ou até mesmo atendimento por meio de ligações e chamadas de vídeo?
É preciso pensar no seu público-alvo para tomar essa decisão, pois se for produto ou serviço for bastante específico pode ser que ele demande experiências de atendimento diferentes.
Por isso, é fundamental que você conheça o seu público e tome a decisão com base em dados para atender as necessidades reais de cada consumidor.
Integre os canais de atendimento
Depois de definir os seus canais de atendimento, é hora de investir em uma ferramenta que permita integrar os seus canais, pois assim é mais fácil controlar o fluxo de mensagens que chegam para a sua loja.
Além disso, permite que a sua equipe de atendimento não veja a necessidade de ficar alternando entre um canal e outro, pois todas as mensagens são exibidas na mesma tela.
Alguns recursos das ferramentas de chat online facilitam esse tipo de integração que torna o atendimento muito mais prático e ágil.
Padronize o seu atendimento
Depois de integrar os seus canais de atendimento e facilitar o acesso da sua equipe às mensagens, é importante estabelecer um padrão de atendimento para manter a qualidade do serviço oferecido.
Desse modo, você estará garantindo o mesmo padrão de qualidade em todos os chamados e contato com o consumidor.
Por isso, é importante que você tenha definido um tom de voz para a sua empresa, que vai também se refletir na comunicação entre atendimento e cliente.
Por exemplo, se o seu ecommerce vende produtos fitness como elástico para treino, e suplementos.
É bem provável que um tom mais jovial e descontraído possa ser utilizado para se aproximar do seu público-alvo, assim o seu público pode criar uma identificação com a sua loja o que facilita a comunicação e a mantém consistente.
Além disso, o time de atendimento também deve ter domínio de processos dos produtos, do seu negócio e estar disposto a resolver qualquer dúvida eventual que possa surgir.
Pois além de qualificar o atendimento na sua loja, também transmite mais credibilidade e confiança para o seu e-commerce.
Lembre-se do pós-venda
Clientes pós-venda requerem uma atenção especial, pois geralmente durante o atendimento pós-venda são reportados problemas a respeito do produto ou da compra.
E, para que esses clientes é preciso dedicar uma equipe que tenha foco na resolução de problemas e que também saiba como contornar a situação com o consumidor e assegurar que ele terá o problema resolvido.
Portanto, além de agilidade para buscar uma solução, aqui também é importante também manter uma comunicação clara e objetiva com o seu cliente com foco na transparência, para que o cliente saiba em qual etapa o atendimento se encontra.
Invista em um chatbot
Um chatbot é uma ferramenta essencial para qualquer pessoa que deseja profissionalizar o atendimento, pois é uma ótima maneira de simplificar o atendimento.
Pois o chatbot ajuda a agilizar o atendimento e inclusive também é uma forma de manter o seu atendimento online 24 horas por dia 7 dias por semana.
A maioria dos chatbots, funciona baseado na inteligência artificial, que permite com que eles possam executar operações simples de atendimento sem precisar de um atendente humano.
Personalize o atendimento
Um aspecto essencial para quem deseja melhorar o atendimento ao cliente no seu ecommerce, é utilizar a personalização para o que o atendimento se torne mais agradável.
Portanto, é importante ter um chatbot que possa armazenar dados dos seus clientes, assim é possível que o próprio bot cruze as informações dos seus clientes para fornecer um atendimento mais rápido e simplificado.
Ofereça atendimento humanizado
Tenha um padrão de atendimento, mas fuja do atendimento engessado, apesar da tecnologia ser muito importante e fundamental para o seu atendimento, nada substitui o atendimento humanizado.
Ele consiste em apresentar um diálogo mais empático e próximo com o consumidor, e por isso ele é fundamental para quem deseja oferecer um atendimento mais qualificado.
Portanto, invista em atendimento humanizado e simples.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog JivoChat, chat online que oferece integração com diferentes canais de atendimento e que conta com recursos incríveis para melhorar a qualidade do seu atendimento.
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SLOTGACORGUIDE
SPIN GRATIS
PAUTOTO
PAUTOTO
PAUTOTO
PAUTOTO
PAUTOTO
SUPTOGEL
SUPTOGEL
SUPTOGEL
SUPTOGEL
SUPTOGEL
BANTOGEL
BANTOGEL
BANTOGEL
BANTOGEL
BANTOGEL
GUATOGEL
GUATOGEL
GUATOGEL
GUATOGEL
GUATOGEL
LAMTOTO
LAMTOTO
LAMTOTO
LAMTOTO
LAMTOTO
LPG888
RAPTOTO
SlotGacorGuide
SlotGacorGuide
代发外链 提权重点击找我;
google留痕 google留痕;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Slots Fortune…
站群/ 站群;
万事达U卡办理 万事达U卡办理;
VISA银联U卡办理 VISA银联U卡办理;
U卡办理 U卡办理;
万事达U卡办理 万事达U卡办理;
VISA银联U卡办理 VISA银联U卡办理;
U卡办理 U卡办理;
온라인 슬롯 온라인 슬롯;
온라인카지노 온라인카지노;
바카라사이트 바카라사이트;
EPS Machine EPS Machine;
EPS Machine EPS Machine;
EPS Machine EPS Machine;
google 优化 seo技术+jingcheng-seo.com+秒收录;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Slots Fortune…
站群/ 站群
gamesimes gamesimes;
03topgame 03topgame
EPS Machine EPS Cutting…
EPS Machine EPS and…
EPP Machine EPP Shape…
Fortune Tiger Fortune Tiger;
EPS Machine EPS and…
betwin betwin;
777 777;
slots slots;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
google seo…
03topgame 03topgame;
gamesimes gamesimes;
Fortune Tiger…
Fortune Tiger…
Fortune Tiger…
EPS Machine…
EPS Machine…
seo seo;
betwin betwin;
777 777;
slots slots;
Fortune Tiger…
seo优化 SEO优化;
bet bet;
무료카지노 무료카지노;
무료카지노 무료카지노;
google 优化 seo技术+jingcheng-seo.com+秒收录;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Fortune Tiger;
Fortune Tiger Slots Fortune…
站群/ 站群
gamesimes gamesimes;
03topgame 03topgame
EPS Machine EPS Cutting…
EPS Machine EPS and…
EPP Machine EPP Shape…
Fortune Tiger Fortune Tiger;
EPS Machine EPS and…
betwin betwin;
777 777;
slots slots;
Fortune Tiger Fortune Tiger;