• Rodrigo Bernardes

Marketing digital no Instagram: 8 dicas e ações obrigatórias

As dicas para marketing digital no Instagram são fundamentais para você aproveitar os diversos benefícios que esse canal tem a oferecer. A rede social já ultrapassou o Facebook em vários aspectos, e um deles é o percentual de gerar até 20 vezes mais interações entre marcas e usuários.


De fato, 83% dos usuários do Instagram usam a plataforma para encontrar novos produtos ou para avaliar as marcas, usando a rede para pesquisar sobre uma loja, antes de fazer uma venda.


Não encontrar a sua loja nesta plataforma, pode ser um sinal de alerta para o consumidor, que pode ter receio de fraudes, por exemplo.


Além de ser fundamental para gerar mais engajamento e alcance para sua empresa, o Instagram ainda pode gerar vendas efetivas. Algumas pesquisas apontam que o Instagram ajuda 80% de seus usuários a realizarem compras, sendo um dos canais fundamentais para o início do processo de compra de um produto.


E se você está pensando sobre como fazer as pessoas seguirem a sua marca, existem algumas dicas para isso. Sem contar que grande parte dos usuários do canal estão dispostos e predispostos a realizar esse tipo de contato, afinal, 90% dos usuários da plataforma seguem ao menos um perfil comercial.


Entendido o poder do Instagram no marketing digital para e-commerce é hora de colocar a mão na massa e aprender as dicas para usar esse canal a seu favor!


Marketing digital para Instagram: dicas fundamentais para o sucesso


Mas, afinal, quais são as principais dicas de marketing digital para Instagram? Entre as estratégias que sua loja deve considerar estão:


  1. crie um perfil profissional

  2. considere o uso do Instagram Shopping

  3. crie conteúdo pensando na persona para vender no Instagram

  4. capriche nas fotos e vídeos

  5. ofereça atendimento de qualidade

  6. apresente ofertas, cupons e descontos exclusivos para seguidores

  7. faça anúncio no Instagram (Instagram Ads)

  8. estabeleça parcerias com influenciadores


Entenda cada etapa, a seguir!


Crie um perfil profissional


Ter uma conta profissional é fundamental para alcançar os resultados que você espera com a sua página, dentro do Instagram.


Apenas perfis profissionais podem fazer anúncios no Instagram, além disso, outros benefícios estão associados ao uso do perfil profissional, entre eles:


  • acesso a estatísticas sobre a audiência,

  • acesso a dados sobre conteúdo com mais relevância,

  • informações sobre o comportamento da audiência,

  • possibilidade de inserir botões de e-mail, contato, localização.


No vídeo abaixo, você aprende o passo a passo de como transformar sua conta pessoal em uma conta profissional.




Considere o uso do Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma ferramenta gratuita que permite que contas profissionais criem uma loja, dentro da rede social. Com isso é possível cadastrar seus produtos e vender diretamente por lá.

Essa funcionalidade tem como objetivo reduzir o ciclo de compra do cliente, facilitando a conversão. Isso acontece porque o consumidor não precisa sair do Instagram para fazer uma compra. Ao contrário, o cliente pode fazer a compra dentro da própria rede social. Estamos falando de uma forma de aproveitar o impulso de compra.

Para usar o Instagram Shopping será necessário cadastrar produtos no marketplace do Facebook e fazer a marcação dos itens dentro de seus seus posts.


Crie conteúdo relevante

O Instagram é, antes de tudo, uma rede social e por isso gerar conteúdo de valor, que converse com o consumidor que segue a sua página, vai gerar muito mais engajamento e, consequentemente, mais alcance para o canal.


Além disso, marcas que produzem conteúdos relevantes criam um relacionamento mais próximo com seus consumidores e têm maiores chances de serem lembradas no momento da compra.


Capriche nas fotos e vídeos

Ainda falando sobre conteúdo das publicações no Instagram, lembre-se de caprichar nas fotos e vídeos.


O Instagram é uma rede social de imagens e o compartilhamento de fotos e vídeos de qualidade é uma obrigação para todas as empresas, em especial, empresas que vendem produtos, como é o caso de e-commerces.


Criar fotos próprias ou usar fotos de fornecedores que tenham qualidade é indispensável para chamar a atenção do usuário, dentro da plataforma, atrair e converter usuários, seja em anúncios ou publicações com alcance orgânico.


Ofereça atendimento de qualidade

Entre as dicas de marketing digital para Instagram não podemos deixar de fora as ações voltadas para o atendimento ao cliente.


Redes sociais são espaços de interação e não responder aos consumidores, seja no particular ou em espaços públicos pode deixar sua empresa com uma má reputação e com uma imagem negativa entre os consumidores.


Seja transparente e dê preferências por respostas nos espaços em que o cliente fez a pergunta. Se o usuário interagir com a marca no feed de notícias, responda por lá. Caso tenha enviado por direct, também ofereça resposta imediata.


O atendimento ao cliente é um dos aspectos que mais impactam a forma como uma empresa é vista por seus consumidores e pelo mercado. Por isso, invista em formas de torná-lo mais eficiente, dentro e fora do Instagram.


Leia mais em: Qualidade no atendimento ao cliente pode garantir mais vendas: veja como funciona!


Apresente ofertas, cupons e descontos exclusivos para seguidores

Todo mundo curte uma promoção, e sem dúvidas, elas movimentam as lojas virtuais. Crie um bom atrativo e ofereça algo realmente de valor para os usuários.


Aproveite as campanhas de marketing digital para gerar um buzz em torno dos seus produtos.


Uma dica para marketing digital no Instagram é fazer campanhas de ofertas, promoções e sorteios em lançamentos de produtos, ou com produtos que geram muitos comentários, como produtos vencedores.


Se você não sabe o que é um produto vencedor, confira nossas dicas, no vídeo abaixo.



Anúncio no Instagram (Instagram Ads)


Os anúncios no Instagram são poderosas ferramentas para que sua loja virtual alcance novos consumidores que atendem ao perfil de cliente ideal, ou seja, clientes que podem ter interesse e fazer bom uso do produtos que está sendo anunciado.


Saber como criar anúncios no Instagram vai contribuir para os resultados de alcance, tráfego e conversão do e-commerce. Aprender como criar um anúncio dentro da plataforma está entre as habilidades que um dono de e-commerce precisa desenvolver.


Faça parcerias com influenciadores

Influenciadores digitais são as novas celebridades desse mercado. Estamos falando de pessoas com um bom volume de seguidores e engajamento dentro de suas páginas do Instagram.


O que eles têm a ver com o seu e-commerce? Contar com a parceria com influenciadores digitais vai fazer com que sua marca chegue aos seguidores dessas pessoas com o peso da avaliação deles.


O objetivo é fazer com que esses seguidores, além de conhecer a sua marca, se interessem em comprar o seu produtos, a partir da indicação do influenciador digital.


Em troca dessa parceria, você pode oferecer ao influenciador porcentagem nas vendas, valor fixo, envio de produto ou até mesmo sem comissão.


Uma das grandes dúvidas para aplicar essa estratégia é como encontrar influenciadores que topem ser parceiros da sua loja?


Para isso, você pode contar com o aplicativo para Shopify Shoplinks, com o app é possível:


  • encontrar influenciadores que querem fazer parcerias com negócios igual ao seu,

  • gerar links e cupons para vender com influenciadores,

  • acompanhar a origem de vendas de cada produto,

  • acompanhar resultados de cada influenciador,

  • gerenciar as comissões a serem pagas e mais.


Além de um aumento nas vendas, é esperado que o contato com influenciadores também contribua para o aumento dos seguidores da sua loja dentro das redes sociais, como o Instagram. Isso permite que você amplie seu público, e possa continuar a se comunicar com esses usuários, ampliando a reputação e o relacionamento direto com a sua marca.


Instale o app Shopify e conheça mais sobre o Shoplinks.




Aproveite para conhecer outro aplicativos da Shopify que vão contribuir para otimizar a taxa de conversão de vendas indicamos que você conheça dois aplicativos da plataforma:



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