• Rodrigo Bernardes

O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS DE USAR UM CRM.

Atualizado: Abr 21

Existem diversas maneiras de explicar o que é um CRM. A sigla representa, em Inglês, Costumer Relationship Management. Antes de se tornar um software, o CRM era uma metodologia. Por meio dela, as empresas tinham como objetivo promover a melhor relação com o cliente. Antes mesmo da Internet, os gestores tentavam analisar, muitas vezes com anotações manuais, o perfil das pessoas que consumiam seus produtos ou seus serviços.


Hoje, com o avanço da tecnologia, o CRM é um software hospedado na nuvem, e está à disposição de empresas com diversos tamanhos. Um dos segmentos que mais utiliza o CRM, sem dúvida, é o e-commerce. Para quem tem uma loja virtual, é muito importante saber de onde vem e quem é o cliente. Essas informações são fundamentais, sobretudo para a loja virtual que deseja elevar as vendas após a pandemia causada pelo novo coronavírus.


O QUE É UM CRM?

Um software de CRM, por meio de integrações com outras plataformas, consegue coletar e armazenar em um único sistema todas as informações sobre cada cliente. Nele, é possível ainda verificar relatórios de atividades, metas, as tarefas agendadas para a equipe, o número de vendas, entre outros dados.


OS BENEFÍCIOS DE USAR UM CRM.

1 – Análise do perfil dos clientes.

Esse talvez seja o principal benefício de um CRM. É simples compreender a razão. Um comerciante que tem uma loja no shopping, por exemplo, é visitado por centenas de consumidores. Entretanto, se a pessoa que visitou o estabelecimento não preencher nenhum cadastro, é impossível saber, de fato, quem ela é.


Por outro lado, uma loja virtual com CRM tem uma vantagem competitiva relevante. Afinal, ela consegue identificar por onde aquele cliente veio, quais os questionamentos dele, o que ele comprou e quanto gastou. Apenas com essas informações, é possível planejar novas estratégias de marketing e vendas com uma precisão muito maior.


2 – Segmentação.

Ao conhecer o cliente melhor, por meio do CRM, o empreendedor tem a oportunidade de realizar a segmentação. Afinal, se uma empresa oferece diversas soluções, é natural que ela tenha diferentes públicos.


Para promover a melhor relação com eles, uma boa estratégia é utilizar a integração entre o CRM e uma ferramenta de automação de marketing. Dessa forma, é possível enviar diversos conteúdos sob medida para cada grupo de clientes.


Se o cliente enche o carrinho de compras em um site, mas desiste da compra, a ferramenta envia automaticamente um e-mail para ele, oferecendo um desconto ou apenas informando para ele não perder a oportunidade. Por outro lado, caso o cliente tenha efetuado a compra, a empresa pode enviar, também de forma automática, um e-mail com algum cupom de desconto para a próxima aquisição.


Os casos descritos acima são apenas alguns exemplos de como a segmentação é uma estratégia fundamental para qualquer negócio.


3 – Captação de leads.

Todo negócio, ainda mais durante a pandemia, necessita conquistar novos clientes. Com o CRM, esse objetivo torna-se simplificado com a ajuda da tecnologia. Isso ocorre porque o CRM permite a integração com diversas plataformas, sobretudo redes sociais e aplicativos de mensagens. Hoje, para muitas empresas, elas são a principal fonte de clientes em potencial, os chamados leads.


Para garantir esse benefício é muito simples. Primeiro, o empreendedor deve realizar a integração dos seus perfis nas redes sociais com o CRM. O sistema permite ser integrado com plataformas como WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram (Direct Messages), Skype, Telegram, entre outros.


Em seguida, o ideal é que a empresa compartilhe um conteúdo que possa ser relevante para esses leads. Caso eles se interessem pelas soluções, e enviem uma mensagem, o CRM entra em ação. Afinal, quando isso ocorre, o software cadastra esse cliente em potencial automaticamente no banco de dados.


Dessa forma, esses leads são organizados em cards. Nesse perfil, a empresa pode preencher dados como nome, e-mail, nome da empresa onde o cliente em potencial trabalha, cargo, telefone, entre outras informações importantes.


Esse processo é um facilitador. Afinal, antes de qualquer estratégia, o negócio pode analisar o perfil daquele cliente. E, assim, iniciar a prospecção.


4 – Melhor atendimento ao cliente.

Os clientes estão cada vez mais exigentes quanto ao atendimento. Além disso, a popularização dos aplicativos de mensagens obriga as empresas a enviarem respostas quanto antes. Estudos recentes apontam que os clientes acabam realizando mais negócios com os empreendimentos que os respondem primeiro.


Nesse cenário, o CRM é uma ferramenta poderosa. Afinal, a integração com os aplicativos de mensagens possibilita a criação de uma caixa de entrada única. Dessa forma, independentemente se o cliente utilizar o WhatsApp ou o Facebook para enviar a mensagem, todo esse conteúdo vai direto para o CRM.


Assim, os atendentes não precisam pular de um aplicativo para outro. Esse benefício permite que os profissionais sejam mais produtivos e ofereçam um atendimento de excelência para os clientes.


Pedro Capistrano Ribeiro - Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.


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