top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Segunda via do Boleto Shopify? Veja como fazer e porque!

Atualizado: 15 de set. de 2022

Muitos consumidores gostam do pagamento via boleto bancário, primeiro por se sentirem mais seguros e segundo porque muitos não têm cartão de crédito. Se por um lado ele apresenta vantagens como receber à vista, por outro suas taxas de desistência de pagamento impactam diretamente no caixa da empresa. Entretanto, existem formas de contornar esse problema e tudo começa aprendendo como emitir a segunda via de boleto na Shopify!


Uma das grandes razões para a desistência do pagamento de boleto, é que ele dá tempo para o consumidor ponderar sobre a compra, isso faz com que muitos clientes mudem de ideia ou mesmo esquecem do pagamento.


Mas, acredite, aprender como gerar segunda via de boletos no Shopify vai te ajudar a diminuir as taxas de desistência de pagamentos e aumentar as conversões no seu site.


Por que enviar segunda via de boletos?


É bem comum que clientes entrem e saiam em vários sites de compra todos os dias sem finalizar compras, no entanto quanto mais "longe" nas etapas de compra ele for, mais informações dele você terá sobre ele e é possível medir o interesse dele naquele produto.


Muitas vezes falta um empurrãozinho, um senso de urgência ou um incentivo para aquele cliente que hesitou na hora finalizar a compra.


O primeiro a se fazer é enviar um e-mail para o cliente com a segunda via do boleto assim que ele vencer, por ter chegado até o final do processo de compra este cliente terá de fornecer alguns dados dele e esses serão muito valiosos para tentar resgatar esse cliente e salvar esta venda.


Não fazer nada em cima de um boleto não pago é uma oportunidade perdida de tentar reverter esse quadro, por isso, use com bastante inteligência e responsabilidade os dados que o cliente te forneceu para chegar até ele e lembrá-lo desse pagamento em aberto, ou melhor, desta oportunidade que está sendo perdida por ele!


Como o primeiro boleto já foi feito você tem tudo o que precisa para fazer um novo, mas agora como gerar a segunda via de boleto no Shopify?


Como gerar segunda via de boleto na Shopify

Se você está lendo esse artigo para saber tudo sobre a Shopify, mas ainda não criou a sua loja online, nesse link aqui você garante 14 dias grátis para testar a plataforma à vontade.


Agora vamos lá! Para fazer a geração da segunda via de boleto na Shopify você deve acessar o gateway de pagamento que você utiliza, por exemplo, Mercado Pago ou Pagseguro. Dentro de cada plataforma você precisará seguir os passos indicados por ela.


Por exemplo, se você usar o gateway de pagamento da Pagseguro, deve emitir a segunda via de boleto no Shopify da seguinte forma:


  1. na tela inicial vá na opção Vendas

  2. selecione a opção Cobrança via Boleto

  3. Pressione Copiar código de barras, Compartilhar boleto ou Visualizar boleto para enviar ao cliente.


Cada gateway de pagamento tem seu próprio processo interno, e para gerar a segunda via de boleto na Shopify você deve começar escolhendo um gateway de pagamento que faça a integração com a plataforma, entre eles:


  • BitPay

  • Coinbase Commerce

  • EBANX Payments in Latin America

  • Mercado Pago

  • NihaoPay

  • PagBrasil

  • PagSeguro

  • PayPal Express Checkout, entre outros.

Como recuperar boletos na Shopify?


Uma das plataformas de e-commerce mais populares e completas, a Shopify possui uma vasta loja de aplicativos com diversos apps que podem ser instalados na sua loja virtual.


Cada aplicativo tem uma função de colaboração com os processos dentro do seu e-commerce, inclusive na recuperação de boletos.


O índice de desistência de pagamento por boleto pode alcançar uma média de 30% ou 40% das vendas, o que impacta diretamente o orçamento das lojas virtuais. Por isso, trabalhar para recuperar essas vendas e incentivar o cliente a pagar o boleto é fundamental para garantir o crescimento financeiro da sua loja virtual.


O app Boleto Recovery é a opção de aplicativo dentro da Shopify para a recuperação de boletos.


Totalmente direcionado no mercado brasileiro com integração para os gateways de pagamento da Shopify, ele automatiza a sua comunicação com o cliente, enviando mensagens por SMS ou e-mail para lembrar do pagamento dos seus boletos dentro do prazo de vencimento, evitando assim, até mesmo a necessidade de envio de uma segunda via.


O app é uma forma eficiente de lembrar seus clientes do pagamento sem precisar fazer isso manualmente.


Além disso, é possível utilizar todos os dados que seu cliente te forneceu ao seu favor dentro do app, sendo possível além do envio por e-mail, mandar SMS com o link do boleto e personalizar as mensagens enviadas para aumentar as chances de converter as vendas.


Tudo isso feito através de um funil de recuperação que vai filtrar o teor das mensagens de acordo com o público, mandando desde lembretes de vencimento até mensagens mais apelativas e promocionais para os clientes que já possuírem um histórico de demora no pagamento.


A instalação do aplicativo e o manuseio é muito simples, sendo necessário um conhecimento básico das ferramentas do e-commerce para utilizar e acompanhar as estatísticas do seu site. Além disso, você conta com uma equipe de suporte pronta para te ajudar em qualquer etapa de instalação e uso.


Caso você tenha alguma dificuldade em gerar a segunda via de um boleto no Shopify, o Boleto Recovery possui um suporte que pode ser bem útil.


Tudo isso pode ser feito mesmo sem ajuda de um programador, em alguns instantes você instala, configura e automatiza o app no seu site e ele já pode começar a enviar a segunda via de boletos para os clientes que não pagarem a primeira via, tudo isto de forma automática.


Todas as mensagens programadas podem ser criadas e personalizadas por você e sua equipe, bem como as datas para envio.


Também vale a pena assistir ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre o app e entender como instalá-lo.



Resumindo, entre as principais funcionalidades do app estão:


  • enviar até 3 mensagens para clientes por SMS ou e-mail, com estímulo ao pagamento do boleto,

  • personalização das mensagens,

  • programação das datas para envio das mensagens (por exemplo, 1 hora após a emissão do boleto, 24 horas, 3 dias depois),

  • envio automático das mensagens de acordo com a programação padrão definida pelo lojista,

  • sistema inteligente que suspende o envio das mensagens assim que o pagamento é confirmado,

  • suporte de diversos gateways de pagamento e checkouts,

  • suporte da equipe desenvolvedora do app.


Com todas essas atividades o app aumenta a taxa de conversão de vendas, ao mesmo tempo em que reduz o tempo que você e sua equipe investem na recuperação de boletos. O app oferece 15 dias grátis + 600 mensagens grátis e planos a partir de $14.99/mês.



E aí, conseguiu aprender mais sobre como gerar a segunda via de boletos no Shopify?


Outra solução que contribui para um processo de compra mais eficiente é o app Parcelamento Installments que apresenta o valor completo e o valor de cada parcela em compras que optem por esse meio de pagamento. Tornando seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.




885 visualizações0 comentário
bottom of page