• Rodrigo Bernardes

O que é dropshipping nacional? É possível fazer?

Atualizado: Jul 3

Dropshipping nacional é quando toda a operação é feita no Brasil, ou seja, os seus fornecedores parceiros são brasileiros e não de outros países, como no caso dos fornecedores do AliExpress. E é possível fazer dropshipping nacional? Sim! Mas requer muitos cuidados. Continue lendo e saiba tudo sobre dropshipping nacional.


Fonte: Freepik

Não é surpresa que o dropshipping vem ganhando espaço no mercado brasileiro, justamente por não ter muitas barreira de entrada. É mais simples montar uma loja de dropshipping do que um e-commerce tradicional. A questão é que, normalmente, o dropshipping é internacional, ou seja, basicamente produtos vindos de fornecedores da China ou de outros países.



O que é dropshipping nacional?


Para entender o que é dropshipping nacional, é importante relembrar o que é dropshipping. É uma modalidade de e-commerce, onde a responsabilidade de estoque do produto e envio ao comprador, fica por conta do fornecedor parceiro. Quem faz a venda se comporta como um intermediador entre quem quer comprar e quem fornece esse produto.

O modelo mais comum de dropshipping, é o internacional. A maioria dos fornecedores parceiros são do AliExpress e já estão acostumados a trabalhar com esse modelo de negócio, onde enviam o produto em nome da loja que efetuou a venda.


O lucro de quem faz dropshipping é a diferença entre o preço cobrado para o usuário e aquele cobrado pelo parceiro.


Já o dropshipping nacional, nada mais é quando toda a operação é feita no Brasil, ou seja, seus fornecedores parceiros são do Brasil e não de outros países, como no caso do AliExpress, onde a maioria é da China.



É possível fazer dropshipping nacional?


Sim! É possível fazer dropshipping nacional, mas para que sua loja tenha sucesso, seu esforço terá que ser maior. O que acontece é que o Brasil, apesar de ter muito fornecedores, poucos trabalham no modelo de dropshipping.

Por esse motivo, normalmente, dropshipping é feito através de fornecedores de outros países, pois já estão acostumados a trabalhar com esse modelo de negócio.



9 pontos importantes a serem considerados antes de fazer dropshipping nacional:


Antes de optar por fazer dropshipping nacional, é importante que você leve em conta todos os pontos abaixo.


1 - A margem de lucro é menor. Estamos acostumados às margens de lucro dos produtos vindos da China e temos que ter ciência que no Brasil a margem será bem menor, ou seja, os produtos custarão mais e sua margem em cima deles, consequentemente, será menor também.


2 - Por incrível que pareça, dependendo do local do Brasil que o produto será enviado, o frete fica mais caro que o valor do frete vindo da China ou de outros países.


3 - O Brasil tem menos variedade de produtos. Isso porque as novidades chegam primeiro nos outros países, principalmente na China, que é um país inovador. Então, você terá mais dificuldade em encontrar produtos vencedores e diferenciados para oferecer aos seus clientes.


4 - Há uma dificuldade em encontrar fornecedores que façam dropshipping. Você terá que investir mais tempo no relacionamento e na busca de fornecedores que topem fazer estoque de produtos para você.


5- Mesmo que você faça dropshipping nacional, é importante manter o dropshipping internacional também, pois é onde você consegue testar a aceitação do produtos.

Isso porque é muito arriscado você pedir para um fornecedor nacional fazer estoque de um produto que não foi testado. Você assumirá uma responsabilidade com o fornecedor e pode ser que o produto não tenha sido uma boa escolha. Por isso, é extremamente importante que você teste os produtos no dropshipping internacional.


6 - Para começar uma parceria com qualquer fornecedor, é fundamental pesquisar a confiabilidade da empresa e a qualidade dos produtos oferecidos. Para isso, veja a avaliação dos clientes, busque contatar outras lojas que trabalham com essas empresas, compre o produto como amostra, etc.

Se, no e-commerce tradicional, a escolha dos fornecedores já é determinante para o sucesso do negócio, no caso do dropshipping, é ainda mais importante, pois a parceira atuará diretamente com os clientes da sua loja online, sendo responsável não só pela qualidade dos produtos, mas também pela experiência de compra e entrega dos produtos.


7 - Ao selecionar os fornecedores mais relevantes e entrar em contato, é preciso verificar se elas realmente atuam com dropshipping, se fazem preços vantajosos para revenda e as opções de pagamento disponíveis.


8 - Apesar de todas as questões citadas acima, se você encontrar bons fornecedores nacionais, você terá menos dor de cabeça com o envio dos produtos, já que chegarão bem mais rápidos e, qualquer problema, é mais fácil e rápido enviar novamente. O cliente sempre prefere prazos de entregas menores.


9 - A comunicação com o fornecedor é mais fácil e simples, já que estarão no mesmo fuso horário e a língua é a mesma.



Onde você pode procurar fornecedores de dropshipping nacional?


Como já citado no decorrer desse post, no Brasil ainda não é tão comum fornecedores trabalharem no modelo dropshipping, por isso sua busca terá que ser focada.


• Busque por fornecedores no Google;

• Veja lista de atacadistas e entre em contato;

• Encontre concorrentes e pesquise seus fornecedores;

• Entre em grupos do Facebook específicos;

• Procure indicação de especialistas ou pessoas que já trabalham no segmento que você deseja entrar;

• No Mercado Livre, já que tem fornecedores de todos os tipos.


Agora que você já sabe que é possível fazer dropshipping nacional e todos os pontos a serem considerados, conta pra gente a sua experiência :)


Dica extra para aumentar as vendas da sua loja Shopify!


👉 Aplicativo de recuperação de boletos


👉 Aplicativo para mostrar o preço parcelado de seus produtos


Se ficou com alguma dúvida, fale comigo no e-mail contato@appsecommerce.com.br ou deixe um comentário aqui no post que terei prazer em te ajudar :)

Até breve,

Rodrigo


#DropshippingShopify #Oberlo #Dsers #AliExpress

17 visualizações

© 2023 por Trading. Orgulhosamente criado com Wix.com