top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Educação pelo Chat GPT: Como usar? Quais os riscos? Prós e contras

O Chat GPT é um modelo de linguagem criado pela OpenAI. Ele pode realizar tarefas de linguagem natural, como responder perguntas, gerar texto e manter conversas em tempo real com usuários que interagem com a ferramenta.


Para isso, ele utiliza uma abordagem de aprendizado de máquina conhecida como "aprendizado profundo", que envolve treinamento a partir da inserção de uma ampla quantidade de dados textuais no sistema.


Dessa forma, o Chat GPT consegue aprender e reconhecer padrões e relações entre palavras e frases. A partir disso, ele gera respostas precisas e coerentes para as perguntas dos usuários.


Logo, estamos falando de uma ferramenta útil para diversas aplicações, como suporte ao cliente, assistentes virtuais e chatbots, por exemplo.


Ele pode ser integrado em plataformas de mensagens, sites ou aplicativos móveis para fornecer suporte aos usuários e melhorar a experiência do cliente. Além disso, o Chat GPT pode ser personalizado e treinado com dados específicos para atender às necessidades de negócios ou de usuários individuais.


Educação pelo Chat GPT: Será que dá para confiar?

O ChatGPT não deve ser visto como um substituto direto para a educação tradicional. No entanto, ele pode contribuir como um agregador de conhecimento no processo de aprendizado. Isso acontece de diferentes formas, por exemplo, ao fornecer informações precisas, explicando conceitos, apresentando exemplos, e até mesmo, solucionando dúvidas.


Contudo, é preciso ter cautela, afinal tecnologias recentes passam por atualizações e melhorias constantes, por isso, separamos alguns prós e contras de usar o chat GPT para educação.


Vantagens

  • Disponibilidade: o ChatGPT está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, fornecendo aos alunos acesso imediato às informações e respostas que precisam;

  • Personalização: a inteligência artificial ajuda na personalização da comunicação, permitindo o acesso a dados específicos para atender às necessidades dos alunos e ajudá-los em suas áreas de interesse;

  • Eficiência: ele pode ajudar a reduzir a carga de trabalho dos professores, permitindo que eles se concentrem em tarefas mais complexas, enquanto o modelo responde a perguntas comuns.

Desvantagens

  • Limitações do modelo: o ChatGPT pode não conseguir fornecer respostas precisas ou completas para perguntas complexas, ou não estruturadas. Além disso, as informações compartilhadas podem estar desatualizadas;

  • Falhas de compreensão: a IA pode não ter o poder de entender a intenção do aluno ou interpretar corretamente a pergunta;

  • Dependência excessiva: o uso excessivo do ChatGPT pode levar os alunos a se tornarem dependentes dele, em vez de desenvolver suas próprias habilidades de pesquisa e pensamento crítico;

  • Falta de interação humana: a dependência exclusiva do ChatGPT pode levar à falta de interação humana, essencial para a aprendizagem social e emocional.


Leia também: Chat GPT no Whatsapp: como funciona, quanto custa e como usar?



Como usar o Chat GPT para educar de maneira correta?

Uma vez que você tenha ciência dos prós e contras de usar o Chat GPT na educação, talvez você já tenha pensado em forma de usá-lo com menor margem de erro, mas separamos algumas dicas para te ajudar a obter resultados mais precisos.


Saiba a forma correta de perguntar

Muitas vezes a forma com que perguntamos ao chat faz toda a diferença.


Por exemplo, se você quer saber a respeito de uma sigla, faça uma pergunta mais específica como: “O que é a sigla CREF para educadores físicos” ao invés de só perguntar “o que é CREF”.


Isso reduz o risco de você receber uma resposta relacionada a outra sigla ou termo semelhante.


Leia também: Chat GPT na criação do conteúdo: 6 aplicações práticas!


Evite perguntar sobre temas que você não tem nenhum conhecimento

Como já ressaltamos, a ferramenta está sempre se atualizando e busca dados em vários sites e portais espalhados pela internet, por isso, quem busca por educação pelo Chat GPT precisa ter cuidado ao pesquisar algo que não tem conhecimento.


Se você pesquisa algo que não faz ideia do que pode aparecer como resposta, arrisca receber uma resposta incorreta e absorver aquele conhecimento, por isso, se for algo novo para você faça uma checagem para saber se a IA está falando do que você perguntou de fato.


Use a IA para elaborar outras versões do mesmo texto

Outra forma interessante de usar o Chat GPT para educação é simplificar textos muito densos, sobretudo conteúdos acadêmicos. Você pode usar a IA para reescrever os textos de modo que fique mais simples de compreender alguns termos.


Fique atento a data dos acontecimentos envolvendo a pergunta

Por fim, outro cuidado importante é em relação à data do que você pergunta, afinal o Chat GPT tem uma base de dados que se atualiza, mas que tem suas limitações. Obviamente que acontecimentos relevantes estarão registrados, mas detalhes dos mesmos podem estar incorretos.


Em alguns casos a própria IA reconhece não ter esses dados, mas pode acontecer dela te fornecer respostas desatualizadas. Por exemplo, ela pode saber quem foi eleito presidente no Brasil em 2022 ou quem foi campeão da Copa do Mundo, mas pode errar detalhes deste dois eventos dependendo da sua última atualização.


Se você quiser se aprofundar sobre esse assunto e conhecer outras possibilidades do uso de chat GPT pra educação, assista ao vídeo abaixo.



E aí, agora que você aprendeu um pouco mais sobre o uso de chat GPT para educação, qual é a sua opinião sobre o tema?


Um dos fatores mais importantes para usar a ferramenta é entender os melhores caminhos e as diversas possibilidades para isso, evitando cair em armadilhas e buscando implementar as melhores práticas.


Nesse sentido, um treinamento em Chat GPT se torna um importante aliado em sua busca por agilidade e qualidade na implementação desse sistema, e suas funcionalidades, em seu dia a dia.


Por isso, te convidamos a conhecer o curso Mestre das IAs, e aprender como ir do zero ao avançado para começar a dominar essa tecnologia e, até mesmo, a ganhar dinheiro com as Inteligências Artificiais.


Através dos módulos do curso, você aprenderá:


  • Como usar o Chat GPT de iniciante a avançado;

  • Crie seus Prompts - Engenharia de Prompts;

  • Criar negócios e empresas com IA;

  • Gerar renda extra com IA;

  • Criar produtos e/ou Serviços com CHAT GPT e IAs;

  • Montando sua Loja Virtual;

  • Freelancer com IA;

  • Afiliado com IA;

  • Infoprodutor com IA;

  • Youtube com IA;

  • Blog com IA;

  • Organizando seu projeto (gestão de tarefas);

  • Copy com o Chat GPT;

  • Criando conteúdo com o Chat GPT;

  • Ferramentas indispensáveis e automações;

  • Redes sociais com o Chat GPT;

  • Lista de IAs além do Chat GPT e como usar;

  • Extensões para usar no CHAT GPT e desbloquear seu potencial.


Quer saber mais detalhes? Então assista o vídeo abaixo!



264 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page