top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Chat GPT na criação do conteúdo: 6 aplicações práticas!

Atualizado: 3 de mar.

Uma das ferramentas mais faladas do momento, o Chat GPT é uma das aplicações mais famosas da inteligência artificial.


Fácil de usar, a plataforma tem sido uma importante parceira para quem sabe usá-las, por isso, neste post iremos explorar e mostrar como você pode usar o Chat GPT na criação de conteúdo de maneira simples e prática.


O que é o Chat GPT afinal?

O Chat GPT é um modelo de linguagem baseado na arquitetura GPT-3.5, desenvolvido pela OpenAI. Ele pode gerar texto em linguagem natural, utilizando um amplo volume de dados, que incluem uma ampla variedade de fontes e tópicos.


A ferramenta consegue realizar tarefas como:


  • completar frases e textos;

  • responder a perguntas;

  • traduzir idiomas;

  • criar resumos de texto entre outras aplicações.


Com tantas aplicações ele pode ser usado para múltiplas funções, por exemplo:


  • assistente virtual;

  • chatbot;

  • sistema de recomendação de conteúdo e mais.


E tudo isso tende a ser apenas o começo! No vídeo abaixo falamos mais sobre as tendências para a ferramenta e sobre o quanto ela tem a crescer. Vale a pena assistir.



Entre os recursos e as possibilidades, o Chat GPT oferece uma maneira eficiente e escalável de gerar texto em larga escala, tornando-se uma ferramenta valiosa para empresas e organizações que precisam lidar com abundância de dados de linguagem natural. Continue lendo e entenda mais detalhes sobre isso!



Como usar o Chat GPT na criação de conteúdo? 6 formas possíveis

É possível usar o Chat GPT na criação de conteúdos para várias necessidades, como:


  1. Descrição de produtos em e-commerces;

  2. Criação de roteiros para vídeos;

  3. Otimização de posts para blogs;

  4. Montagem de e-mail de vendas;

  5. Organização de scripts para chatbot;

  6. Desenvolvimento de conteúdo para redes sociais.

1. Descrição de produtos em lojas virtuais

Você pode usar os recursos do Chat GPT para criar textos descritivos para as páginas de produtos da sua loja virtual.


Afinal, não é todo mundo que tem facilidade para escrever, não é mesmo?


Então nada como contar com a ajuda de uma ferramenta treinada para essa tarefa!


Foque, principalmente, na organização da ficha técnica dos itens e mescle com texto atrativo, focado nos benefícios da mercadoria para o consumidor.


Se você gerencia um e-commerce com muitos produtos, o uso do recurso aumentará a agilidade do seu trabalho diário!


Você ainda consegue fazer isso em outras áreas do negócio. Confira, algumas opções, a seguir.



2. Roteiros para vídeos

Quem produz vídeos em canais no Youtube sabe como isso dá trabalho, não é mesmo?


Mesmo com uma boa ideia, organizar o roteiro e o conteúdo que vai ser apresentado, pode se tornar a etapa mais difícil do trabalho e até desmotivar a concluí-lo.


Mas com o Chat GPT essa etapa pode ser mais leve e fácil de concluir!


É isso mesmo, você pode criar um roteiro usando a ferramenta. Observe o exemplo abaixo, com um pedido para criação de roteiro de dois minutos para um vídeo no Youtube. Caso você queira começar um canal, pode fazer o mesmo, adaptando à temática do seu vídeo.





A maioria das pessoas tem resultados abaixo da média no ChatGPT porque não estão usando os prompts corretos. Com o Mestre dos Prompts você desbloqueia todo o potencial de IAs como o ChatGPT e alcança resultados 10 vezes melhores. São mais de 12 mil prompts separados por categorias, clique para conferir:



Obs: Se você é aluno do curso Mestre das IAs você ganha o pacote acima de +12.000 prompts 100% grátis! Conheça o curso Mestre das IAs aqui


3. Ideias e otimização de blog posts

Alimentar um blog também tem seus desafios, seja na captação de ideias interessantes de conteúdo ou mesmo para fazer ajustes que melhorem o SEO do seu blog post.


Neste contexto, o Chat GPT é uma fonte imensa de ideias e pode ser usado para apontar melhorias que possam otimizar seu site.


Ainda falando sobre produção de conteúdo, você pode usar o Chat GPT para criar um ebook, por exemplo. Quer saber como? Assista ao vídeo abaixo!



4. E-mail de vendas

Uma vez que você já tenha um objetivo e conheça quem vai receber os e-mails, vale a pena usar o Chat GPT para gerar variações dos conteúdos das suas campanhas e, desta forma, realizar testes para ver qual opção tem maior conversão sem precisar ficar fazendo várias versões sozinho.



5. Scripts para chatbot

Outra forma revolucionária de usar o Chat GPT na criação de conteúdo é utilizá-lo em conjunto com o chatbot da sua empresa.


Você pode usar a IA simplesmente para criar um script base para agilizar o atendimento ou usar uma ponte para gerar respostas automáticas com a integração do Chat GPT no Whatsapp.


Sim, isso já é possível e, como você pode imaginar, tem tudo para transformar a qualidade do seu atendimento ao cliente, trazendo ele mais ágil e melhorando a experiência que os consumidores vivem com a sua empresa.


Mas como fazer isso? Assista o vídeo abaixo e descubra!



7. Conteúdo para redes sociais

Por fim, outra forma bastante útil de se usar o Chat GPT na criação de conteúdo é usando o mesmo para alimentar suas redes sociais.

Para isso você pode usar a ferramenta para gerar ideias para desenvolver seus posts, legendas para as publicações já criadas ou para ambos, por que não?


Não se esqueça do componente humano nos seus conteúdos

Apesar de ser uma ferramenta extremamente útil e prática, o componente emocional e humano ainda é algo que nem a mais avançada das IA’s consegue replicar fidedignamente.


Por isso, é importante lembrar que se trata de um recurso para auxiliar a produção, não se deve usar o Chat GPT na criação de conteúdo cegamente, afinal o tom que se quer passar e a sensibilidade na escolha das palavras ainda é exclusivo de nós humanos.


Por isso, aprender a maneira adequada do uso desse recurso é essencial.


Nesse sentido, um treinamento em Chat GPT se torna um importante aliado em sua busca por agilidade e qualidade na implementação desse sistema, e suas funcionalidades, em seu dia a dia.


Isso é importante, seja você um empreendedor ou alguém em busca de uma posição de destaque nas empresas que querem implementar esse tipo de tecnologia.


Quer saber mais sobre como gerar renda extra de verdade, criar negócios sólidos, desenvolver produtos e serviços inovadores com o uso das Inteligências Artificiais? Conheça o curso Mestre das IAs!




2.313 visualizações1 comentário

1 Comment


Professora Rosalina Lima Leite
Professora Rosalina Lima Leite
Apr 28, 2023

escreva um texto sobre a importancia da matematica com prática experimentais


Like
bottom of page