top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Chat GPT: O que é, o que ele faz e quais as suas vantagens práticas?

Atualizado: 2 de jun. de 2023

O sistema de chat GPT está entre as ferramentas mais comentadas dos últimos tempos, oferecendo recursos de inteligência artificial para todos os tipos de empresas. Mas o que é o chat GPT e como ele funciona para que você possa usá-lo a seu favor?


O que é o chat GPT afinal?

O chat GPT é um modelo de linguagem de grande porte treinado pela OpenAI. Ele é capaz de gerar texto de forma autônoma, com base em exemplos de texto fornecidos durante o treinamento. Dessa forma, pode ser usado para tarefas como geração de texto, tradução, resumo e muito mais.


Desenvolvido pela OpenAI, uma empresa de inteligência artificial criada em 2015, o chat GPT teve sua primeira versão lançada em 2018, mas foi continuamente atualizada e aprimorada desde então.


O modelo é baseado em uma arquitetura de rede neural chamada Transformer, introduzida em 2017 por um artigo de pesquisa.


A equipe de pesquisa buscou treinar o modelo usando um grande conjunto de dados de texto da internet, permitindo que ele aprendesse a gerar texto de forma autônoma.



Quais as funcionalidades do chat GPT?

Agora que você já sabe o que é o chat GPT, vamos explorar como ele funciona na prática e, principalmente, quais os recursos que essa ferramenta tem para oferecer.


Na prática, as principais funcionalidades do chat GPT envolvem a geração de texto, mas existem algumas variáveis que podem ser incluídas como a geração de:


  • texto com base em um prompt dado;

  • respostas para perguntas;

  • continuidade de texto;

  • texto criativo como histórias e artigos;

  • texto em diferentes idiomas, incluindo o português;

  • conteúdo com diferentes estilos, como formal e informal;

  • texto com diferentes tons de voz, como sério e engraçado.


Além disso, o chat GPT pode ser treinado para realizar tarefas específicas, como gerar resumos de texto ou traduções.


Com o tempo e aprimoramento da IA, a tendência é que ele possa criar conteúdos com maior nível de complexidade e com uma taxa de erro menor.




Quais as vantagens de se usar essa ferramenta?

Entender o que é o chat GPT e quais os seus recursos já te darão a dimensão sobre as vantagens dessa ferramentas para vários tipos de serviços, não é mesmo?


No entanto, vale a pena listar os principais benefícios que indicam o potencial da ferramenta de inteligência artificial, entre eles o fato da ferramenta:


  • permitir a geração de respostas naturalmente escritas, semelhantes a como um ser humano responderia;

  • entender contexto e relações semânticas complexas nas perguntas e respostas;

  • tem a capacidade de lidar com perguntas abertas e não treinadas previamente;

  • o chat é capaz de gerar texto criativo e coerente, como histórias e artigos;

  • possui integração fácil em aplicativos e sistemas de conversação;

  • oferece suporte para vários idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, entre outros;

  • tem personalização e treinamento com dados específicos de uma empresa ou aplicativo para melhorar a precisão das respostas;

  • possui a capacidade de gerar resumos e extrair informações de textos longos e complexos;

  • possui suporte para a geração de tarefas de processamento de linguagem natural, como tradução automática e detecção de sentimento;

  • ajuda a reduzir a carga de trabalho de atendimento ao cliente, permitindo que os funcionários se concentrem em tarefas mais complexas.



No vídeo abaixo, você consegue visualizar como essa ferramenta funciona, na prática. Confira o exemplo de como criar anúncios com o Chat GPT.


Porque o chat GPT fica fora do ar às vezes?

Compreender o que é o chat GPT, quais as suas funcionalidades e vantagens te dão uma noção do que esperar ao usar esse tipo de ferramenta. No entanto, pode ser que você tente acessá-la agora mesmo e não obtenha sucesso.


Isso acontece, na maioria das vezes, por uma alta demanda de solicitações ao mesmo tempo que acabam sobrecarregando o servidor do chat.


Toda vez que alguém entra no site e faz um pedido, a IA faz o processamento para responder o que foi solicitado, quando isso acontece várias vezes de maneira simultânea, o servidor é fechado até que tudo seja respondido.


Mas talvez você esteja se perguntando: “Mas o Google recebe milhões de pesquisas todos os dias, o tempo todo e não ocorre isso”. Acontece que o chat GPT ainda é um servidor em desenvolvimento, logo esse tipo de sobrecarregamento é normal nas primeiras versões.


A tendência é que com o tempo e as atualizações feitas pelos desenvolvedores, o servidor seja mais robusto e passe a ser capaz de ter menos quedas.


Outra razão para as quedas são as atualizações, mas essas são programadas e menos recorrentes.


O chat GPT pode dar respostas imprecisas ou incorretas?

Sim, e isso se dá por duas razões bem simples, primeiro que a inteligência artificial baseia suas respostas nas informações que tem acesso, logo ela pode puxar uma fonte que defenda um ponto e outra que defenda outro e um deles pode estar errado.


A outra razão é que a versão atual do chat é de 2021, ou seja, se você perguntar algo relativo a Copa do Mundo de 2022, por exemplo, é possível que ela te dê algumas respostas parcial ou totalmente incorretas.


O lado bom é que você pode corrigi-la e com a base de dados atualizada será possível que as respostas tenham cada vez mais uma taxa menor de imprecisão.


E aí conseguiu entender o que é o chat GPT e como usá-lo?


Agora, se você quiser aprender mais sobre CHAT GPT e outras IAs que estão revolucionando o mercado, conheça o curso Mestre das IAs.



Faça parte da revolução com uma qualificação completa que vai te tornar um profissional ou empreendedor mais antenado e qualificado através de conhecimentos adquiridos sobre Chat GPT e outras IAS que estão bombando no mercado!

10.434 visualizações2 comentários

2 Comments


Any Nogueira
Any Nogueira
Aug 23, 2023

Correção de textos


Like

adc ltda
adc ltda
Mar 18, 2023

1. Como se faz um comentário em linguagem C++?


a.

Na Linguagem C++, a utilização do “*” serve para introduzir comentários no Programa.


b.

Na Linguagem C++, a utilização do “//” serve para introduzir comentários no Programa.


c.

Na Linguagem C++, a utilização do “/” serve para introduzir comentários no Programa.


d.

Na Linguagem C++, a utilização do “&” serve para introduzir comentários no Programa.


e.

Na Linguagem C++, a utilização do “;” serve para introduzir comentários no Programa.

Like
bottom of page