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Como vender na internet: guia para iniciantes [passo a passo]

Atualizado: 26 de out. de 2022

O e-commerce brasileiro deve crescer 42% até 2025, é o que aponta uma pesquisa feita pelo Google com a Euromonitor. Com o mercado digital aquecido, mais pessoas pesquisam sobre como vender na internet sendo iniciante. Se você faz parte desse grupo, saiba que chegou ao lugar certo! A seguir, organizamos um guia prático. Continue lendo e confira!


Como vender na internet: guia para iniciantes

Na lista de como vender na internet sendo iniciante estão:


  1. Defina o modelo de negócio

  2. Estabeleça o nicho de mercado

  3. Escolha uma plataforma de e-commerce

  4. Tenha bons fornecedores

  5. Selecione produtos e crie boas páginas de descrição

  6. Invista em marketing

  7. Melhore as taxas de conversão


1. Defina o modelo de negócio

Geralmente, quando pensamos em vendas online, imediatamente, consideramos o modelo de e-commerce tradicional. Nele você cria uma loja, abastece seu estoque, atrai e converte cliente e, por último, manda a mercadoria para o comprador.


Essa é uma excelente opção para quem está buscando vender online, mas não é a única.


Aprender como vender na internet também inclui a compreensão sobre os tipos de negócios online em que você pode investir:


  • e-commerce, opção tradicional que listamos acima;

  • dropshipping, modelo de loja virtual sem estoque, em que o fornecedor é responsável por armazenar e enviar a mercadoria ao cliente final. Nessa opção o lojista compra os produtos sob demanda;

  • marketplace, canal de venda de outra marca, que o vendedor usa para ampliar o alcance de suas mercadorias, pagando uma comissão para o parceiro a cada transação concluída. Entre os principais exemplos de marketplaces estão Mercado Livre e Amazon;

  • programas de afiliados digitais, exemplo de venda online em que o empreendedor divulga produtos e serviços de outras empresas e ganha uma comissão a cada venda concluída ou acesso ao site do parceiro.


Leia também: Vender no Mercado Livre ou fazer Dropshipping? Qual é melhor? Prós e contras!


2. Estabeleça o nicho de mercado

Depois de definir o modelo de negócio em que vai atuar, é hora de estabelecer qual nicho de mercado será o seu alvo.


Se ainda não sabe com que tipo de setor você deseja atuar, a dica é assistir ao vídeo abaixo com algumas opções que estão em alta. Entre elas:


  • produtos de tecnologia,

  • itens para pet,

  • produtos infantis,

  • itens de beleza e mais.


3. Escolha uma plataforma de e-commerce

Se optar por ter um e-commerce tradicional ou trabalhar com dropshipping, você vai precisar criar a sua loja virtual.


Para isso, o caminho mais fácil é escolher entre sistemas disponíveis no mercado, como:



Com eles você poderá criar sua loja do zero, sem precisar de designers ou programadores.


Na Shopify você encontra uma loja de aplicativos que executam atividades básicas de um e-commerce como processamento de pagamentos, mineração de produtos, cálculo do frete e muito mais.


4. Tenha bons fornecedores

Fornecedores, seja para dropshipping ou e-commerce tradicional, são os principais parceiros para quem deseja vender na internet sendo iniciante.


Além de serem indispensáveis na garantia da qualidade da mercadoria, ainda são, em muitos casos, responsáveis pelo cumprimento do prazo de entrega e da experiência de recebimento do consumidor. Logo, devem ser escolhidos com muita atenção. Fique atento.


Sobre isso, leia mais em: Como encontrar fornecedores dropshipping CONFIÁVEIS? [Guia]


5. Selecione produtos e crie boas páginas de descrição

É hora de selecionar os produtos que serão comercializados. Esteja sempre atento às tendências do setor em que o seu negócio está inserido e ofereça o que os clientes buscam.


Tente trazer novidades, constantemente, e saia na frente da concorrência.


Observar os mercados de fora do Brasil, como faz o dropshipping internacional, também é uma boa dinâmica para entender o que está “bombando” lá fora e o que pode se tornar sucesso aqui também.


Além disso, é interessante que você mescle produtos com venda constante e produtos vencedores, que vão alavancar suas conversões durante alguns períodos. Entenda mais sobre eles, a seguir.



Além de ter bons produtos, criar páginas de descrição eficientes é fundamental para vender. Nesse sentido inclua:


  • boas fotos e vídeos das mercadorias,

  • compartilhe informações técnicas,

  • destaque os benefícios do item e mais.


6. Invista em marketing

O marketing digital é o fiel escudeiro de qualquer pessoa que começa a aprender como vender na internet.


É ele quem vai trazer os primeiros compradores e apresentar a sua empresa para o mercado.


Na lista de ações de marketing para negócios digitais estão:


  • SEO,

  • anúncios pagos,

  • redes sociais,

  • e-mail marketing,

  • WhatsApp, e mais.


Monte um bom mix de marketing e meça os resultados por meio de indicadores estratégicos.


7. Melhore as taxas de conversão

Não basta atrair consumidores para a sua empresa, é vital fazer com que os visitantes comprem seus produtos. A isso damos o nome de conversão.


Para atingir esse objetivo, será necessário melhorar a experiência do cliente com a loja, incluindo recursos como:


  • pop-up de retenção,

  • vitrines inteligentes,

  • aplicativos para recuperar boletos não pagos e carrinhos abandonados,

  • melhorar a exibição da opção de parcelamento, e mais.


Entre os apps oferecidos pela Shopify para otimizar a taxa de conversão de vendas indicamos que você conheça dois aplicativos da plataforma:


Enquanto o primeiro te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas, o segundo ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as soluções da Apps Ecommerce e melhore os resultados do seu negócio virtual. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



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