• Rodrigo Bernardes

Saiba 7 dicas essenciais de SEO para e-commerce

Atualizado: Ago 25

Confira neste artigo 7 dicas de SEO para e-commerce, para rankear melhor seu site no Google.


O SEO ou Search Engine Optimization (Otimização para motores de busca) é o nome dado a um conjunto de técnicas e estratégias que buscam melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos de sites como o Google.


Segundo um levantamento da empresa ProtoFuse cerca de 90% dos cliques estão nos resultados da primeira página do Google e só 10% avançam para a segunda página.


Diante desse dado, podemos afirmar que investir em SEO vai levar mais tráfego para as páginas da sua empresa.


7 dicas essenciais de SEO para e-commerce

A seguir, separamos algumas dicas de SEO para e-commerce para que você aumente o tráfego orgânico do seu site. Confira!


1. Pesquisar e incorporar palavras-chave que são pesquisadas por clientes

É essencial que você pesquise os termos que são buscados por usuários interessados no tipo de produto que você comercializa. Descubra quais palavras-chave são utilizadas para colocá-las dentro do seu site e melhorar o posicionamento das páginas em pesquisas relacionadas.


Existem algumas ferramentas gratuitas como o Google KeyWord Planner que são próprias para pesquisa de palavras-chave, você vai jogando termos e descobrindo qual o fluxo de buscas de cada uma.


Após selecionar as melhores, incorpore-as no título da página, na URL, na descrição e onde mais for possível para melhorar as chances dessa página ficar melhor rankeada no Google.


2. Fique atento a velocidade de carregamento da página

Outro ponto que o Google leva muito em consideração é o tempo de carregamento da página, quanto mais lento for o carregamento, mais penalizada a sua página será, ficando longe do topo das pesquisas.


Busque sempre utilizar imagens mais leves e vídeos incorporados do Youtube ao invés de subir vídeos diretamente para deixar a página menos lenta.


Se o problema persistir, vale a pena investir em um aplicativo de AMP, que melhora o carregamento de páginas em dispositivos móveis.


3. Use as imagens de forma otimizada

Além de usar boas fotos, para atrair clientes é preciso ficar atento às tags. Você sempre deve usar a palavra-chave no texto alt de cada imagem, dessa forma ela poderá ser melhor rankeada no Google Imagens.


Nunca suba uma imagem com um nome aleatório como: “IMAGEM (4)” dessa forma suas imagens não serão encontradas através das palavras-chave que você deseja, por isso, sempre insira o nome e o texto alternativo com a palavra-chave.


4. Aposte em link building

Essa estratégia consiste em utilizar links interno e externos dentro das suas páginas, dessa forma, além de ganhar autoridade perante o seu visitante e ao Google, vai tornar sua página mais relevante e como consequência, mais indicada e visitada.


Sempre prefira usar links internos para manter o visitante dentro do seu site por mais tempo, mas não tenha vergonha de dar crédito a outros sites por informações relevantes que você tenha usado.


5. Faça descrições completas de produtos

Aqui é fundamental que você capriche, nada pior do que entrar em uma página de um produto sem ter as informações que quer sobre ele. Por isso, sempre faça descrições completas, atraentes e sempre use as palavras-chave.


Veja mais: Como cadastrar produtos na Shopify


6. Crie um espaço para as avaliações dos clientes

Outra dica importante é dar destaque para as avaliações de seus clientes, afinal, quase todo mundo busca saber sobre a experiência de outro clientes antes de fazer uma compra.


Segundo uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, cerca de 97% dos brasileiros fazem pesquisas antes de decidir comprar, isso significa que quase todas as compras passam por pesquisas e uma das mais importantes é sem dúvida as avaliações de outros clientes.


E caso seu site esteja configurado corretamente, as avaliações dos clientes podem aparecer nos seus resultados de busca e ainda terem estrelas, o que ajuda a chamar atenção de quem pesquisa no Google a clicar. O que pode fazer que você tenha mais cliques que outros resultados do Google. Exemplo de um resultado do Google com avaliação de clientes:


7. Fique atento à arquitetura do seu site

Fechando nossa lista temos outro ponto importante que, no entanto, é muitas vezes deixado de lado.


Um site bem organizado e fácil de usar tende a ganhar muitos pontos em relação a usabilidade, escaneabilidade, ranqueamento e conversão.


Para ajustar isso, o ideal é sempre buscar simplificar o design e focar na intuitividade, ou seja, todos os caminhos do seu site precisam ser claros e os movimentos precisam ter sentido.


Além disso, sempre busque avaliar as versões mobile e desktop para ter certeza que ambas estão nos conformes.


E aí pronto para aplicar as dicas de SEO para e-commerce e aumentar sua conversão?


Sabemos que gerenciar todos os processos de um e-commerce não é nada fácil, por isso, a AppsEcommerce conta com algumas soluções que podem te ajudar bastante, como os aplicativos que vão ajudar a aumentar as taxas de conversão da sua loja e facilitar alguns processos:


O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes seja por e-mail ou SMS, evitando que você tenha que fazer toda essa comunicação manualmente. Por meio do envio dessas mensagens você aumenta suas chances de ter seu boleto pago e concluir uma venda.



O app Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.



Já o app ShopLinks ajuda sua loja a encontrar influenciadores e afiliados alinhados ao seu negócio, estabelecer uma parceria, além de permitir que você gere links e cupons para vender com influenciadores e facilitar o acompanhamento de métricas de cada influenciador da sua base.



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