• Rodrigo Bernardes

Como cadastrar produtos na Shopify [TUTORIAL] e criar uma página perfeita?


Está pensando em começar um negócio virtual e não sabe como montar a sua loja? Uma das principais dúvidas de quem começa é a de como cadastrar os produtos na Shopify. Sendo uma das principais plataformas de ecommerce, esta questão mais “técnica” é muito recorrente.


Sua loja já tem nome, logomarca, toda a logística, um site e os produtos que você vai vender já estão escolhidos. Mas, como cadastrar esses produtos na Shopify?


A seguir vamos apresentar um passo a passo simples, que vai te ajudar a fazer isso sem precisar contratar alguém para cumprir essa etapa.


Passo a passo: como cadastrar produtos na Shopify?

Como já ressaltamos, o processo de cadastro em si é bem simples, mas além disso é preciso se atentar para alguns pontos antes de adicionar seus produtos.


Entenda, a seguir, o passo a passo de como cadastrar produtos na Shopify:


  1. Faça login na sua loja como administrador

  2. Acesse a aba “Produtos” e clique em “Todos os produtos”

  3. Clique em “Adicionar produto”

  4. Escreva um título e uma boa descrição para o seu produto

  5. Adicione mídias como fotos e vídeos para seu produto

  6. Clique em Salvar


Após seguir esses passos em alguns instantes o produto será publicado e um link será gerado para que você possa acessar a página, bem como divulgá-la.


Leia também: 5 melhores estratégias de marketing para sua loja de dropshipping


Como editar informações de um produto na Shopify?

Depois de aprender como cadastrar produtos na Shopify pode ser necessário aprender como fazer alguma alteração nessa página, para:


  • editar as informações do produto,

  • alterar preço e condições de pagamento,

  • colocar ou substituir foto e vídeos e mais.


Para tudo isso, o processo também é simples:

  1. Acesse sua conta na Shopify

  2. Vá até a aba “Todos os produtos”

  3. Clique no produto que você quer editar

  4. Altere as informações que precisar

  5. Clique em Salvar

Ativando ou desativando um produto para venda

Agora que você já sabe como cadastrar um produto na Shopify pode ser que você precise tirar o produto de circulação por um tempo, mas não quer ter o trabalho de excluir e cadastrá-lo novamente, isso acontece por alguns motivos como:

  • venda de produtos sazonais: alguns produtos só tem saída em um determinada época do ano, por isso não faz sentido manter o produto sendo divulgado se você não tiver como vender durante o restante do ano.

  • estoque zerado: se você está sem estoque e ainda vai demorar para ter uma nova remessa, é necessário atualizar o produto e desativá-lo para não frustrar seu cliente.

  • especulação de mercado: talvez seja interessante para você não vender um certo produto agora, mas você pode adicioná-lo e deixar oculto e só ativar quando for mais interessante, após uma campanha de marketing, por exemplo.

  • levar consumidores para loja física: se o seu intuito for atrair compradores para seu estabelecimento pode ser uma boa oferecer alguns produtos exclusivos para quem se dispor a ir à sua loja e, enquanto isso, deixar os produtos ocultos na página.

Vamos aos passos para que você consiga ocultar produtos já adicionados ao catálogo sem precisar excluí-los, podendo voltar atrás e reativá-los a qualquer momento:

  1. Acesse o admin da sua conta e vá em “Todos os produtos”

  2. Clique no produto que você quer editar para abrir as informações

  3. Dentro dessa aba você terá os “Canais de vendas” listados e o status do produto para aquele canal, no caso seu e commerce

  4. Defina o Status como Ativo caso queira disponibilizar o produto ou deixe offline

  5. Caso queira ativar, clique em Gerenciar

  6. Selecione os canais de venda e apps (caso tenha) que você você quer disponibilizar o produto

  7. Clique em Pronto e depois em Salvar

O que preciso me preocupar antes de cadastrar meus produtos?

Como você percebeu acima, apesar de ser simples o processo de como cadastrar produtos na Shopify existem alguns pontos que você precisa se preocupar em preparar para ter um produto com um cadastro completo e que atrai o seu cliente. Entre as dicas para ter uma página de produto eficiente estão:


  • Tire boas fotos

  • Disponibilidade do produto

  • Organização dos produtos e mais.


Antes de entender como funciona cada etapa dessa, indicamos que assista ao vídeo abaixo, completo, com tudo o que uma página de produto precisa ter para fazer mais vendas!


Tire boas fotos

Após fazer um título bem descritivo e chamativo esse talvez seja um dos pontos mais importantes da página do produto.


O seu cliente quer ver o que ele vai receber em casa, por isso, faça fotos reais de vários ângulos para valorizar seu produto.


Se possível, use vídeos de unboxing (seu ou de clientes) para mostrar como de fato o produto será entregue. Isso ajuda o seu cliente em potencial a se aproximar mais da compra uma vez que ele já viu a experiência de outra pessoa.


Leia também: Ali reviews ou Loox: qual app de avaliação para loja online escolher?


Disponibilidade do produto

Sempre que você subir um produto para sua loja, é necessário que você tenha em mente a quantidade real de unidades que serão disponibilizadas para que não fique um produto ativo sem que ele esteja em estoque.


Existem formas de fazer um produto que ainda não se tem estoque exibir uma mensagem de produto indisponível com um link para que o cliente seja avisado quando o produto estiver disponível, além de definir quantas vendas daquele produto podem ser feitas.


Organização dos produtos

De nada adianta você saber como cadastrar produtos na Shopify e sair fazendo isso de forma desordenada e sem critério. É vital que você separe seus produtos por categoria até para ter maior controle dos itens oferecidos.


Sempre separe os tipos de produtos e suas categorias, caso revenda categorize por fabricante, caso o produto pertença a um linha específica categoriza por coleção e sempre coloque as tags na Shopify.


A Shopify permite que você inclua em cada produto até 250 tags, escolha as que melhor combinam com seu produto e, além de te ajudar a associar palavras-chaves que são pesquisadas todos os dias, vão te auxiliar na organização de produtos.


E aí conseguiu entender como cadastrar produtos na Shopify?


Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, mas a Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão! Entre eles:


O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS.


Já o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.




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