• Rodrigo Bernardes

Como colocar vídeo na página de produto Shopify? Passo a passo

Atualizado: Ago 23

Fazer descrições completas de mercadorias sempre aumentam as chances de conversão de um e-commerce. Quanto mais imagens e informações do seu produto você mostrar ao cliente, mais segurança ele vai ter sobre sua oferta, ampliando as chances de conversão. Os vídeos costumam ser ótimos para isso, mas você sabe como colocar vídeo na página de produto da Shopify?


Pode parecer algo banal, mas os vídeos proporcionam ao seu cliente em potencial, visualizar por vários ângulos o produto que ele está considerando comprar. Isso, além de dar mais detalhes ao consumidor sobre o item, aumenta o encantamento dele que já consegue imaginar o produto em suas mãos.


Ainda não está convencido? Pegue um produto que você esteja pensando em comprar e busque no Youtube vídeos de unboxing e reviews de produtos. Você verá uma quantidade alta de conteúdo sobre isso e sempre com bom público.


Ou seja, as pessoas já buscam conhecer mais sobre produtos antes de comprar. O conteúdo audiovisual torna o item ainda mais palpável e acessível. O vídeo ajuda o cliente a visualizar características do produto como tamanho, por exemplo.


Então porque não oferecer você mesmo esses vídeos para aproximar ainda mais seu cliente da compra? Neste artigo, você vai aprender como colocar vídeo na página de produto na Shopify.


Como colocar vídeo na página de produto na Shopify?

Vamos direto ao que interessa: como colocar vídeo na página de produto na Shopify?


A primeira coisa que você precisa ter em mente é que cada plano da Shopify tem um limite de vídeos que podem ser importados para cada e-commerce.


Os planos mais básicos aceitam até 250 vídeos, enquanto os mais caros chegam até 5.000 vídeos.


Confira quantos vídeos poderão ser incluídos no seu site porque, caso você ofereça mais produtos que a quantidade limite, escolha qual produto vale mais a pena ou estude fazer um upgrade de plano.


Para incluir vídeos na página de produtos em sua loja, primeiro você deve hospedar esses vídeos no Youtube ou Vimeo. Vou deixar, a seguir, dois vídeos sobre como criar um canal e subir vídeos nessas plataformas.




Após ter os links desses vídeos de uma dessas duas plataformas, você seguirá os seguintes passos:

  1. Acesse o admin da sua loja na Shopify.

  2. Acesse a aba produtos.

  3. Escolha um produto para visualizar a aba de informações.

  4. Clique em adicionar mídia e selecione o arquivo que você quer carregar.

  5. Escolha a opção incorporar vídeo e insira a URL do vídeo correspondente ao produto.

  6. Depois que o vídeo for carregado, escolha a ordem dele na galeria e pronto.


Tão importante quanto aprender como colocar vídeo na página do produto da Shopify é aprender a como produzir esses vídeos, isso porque, se os vídeos forem mal feitos, podem ter o efeito contrário, diminuindo a credibilidade da loja e reduzindo o interesse na compra.


Por isso, se liga nesse vídeo com dicas de como criar bons vídeos para os seus produtos:



Qual a relevância de se criar vídeos para os produtos?

Antes de aprender como colocar vídeo na página de produto na Shopify, você precisa entender porque esse tipo de conteúdo tem tanta relevância.


Além de dar mais detalhes ao seu cliente, o uso de vídeos te auxiliará em suas estratégias de SEO.


Isso acontece porque, em média, 70% do conteúdo dos 100 primeiros resultados de uma pesquisa são de conteúdo audiovisual.


Além disso, incluir vídeos em suas páginas de produtos fará com que seu cliente fique aproximadamente 2 minutos a mais naquela página e isso faz grande diferença no rankeamento do Google.


Quer aprender mais sobre como usar o SEO para e-commerce e aumentar suas vendas com a estratégia? Confira as dicas do vídeo abaixo.


Além do SEO, aprender como colocar vídeo na página de produto Shopify, pode contribuir para o aumento das taxas de conversão. Segundo estudos da Retalier, um visitante que vê um vídeo na sua página tem até 144% a mais de chance de adicionar o item ao carrinho que outros usuários.


Com o uso de vídeos é possível dar explicações rápidas de produtos mais complexos que substituem um texto longo e monótono.


Também é possível utilizar deste recurso para destacar os pontos fortes do seu produto, bem como dar uma experiência imersiva aos seus clientes através dos vídeos do tipo Unboxing, que mostram o produto sendo aberto, dando uma maior proximidade do cliente ao produto final.


Porque os vídeos têm esse efeito nas vendas?

Se você busca saber como colocar vídeo na página de produto da Shopify, talvez deva estar se perguntando se vale todo esse esforço de roteirizar, gravar e editar um vídeo para cada um de seus produtos, e a resposta é: sim, vale a pena! Isso porque, segundo um estudo da Eyeview, os vídeos aumentam em até 100% a visão positiva dos clientes sobre a marca, além de aumentar em 73% as chances dos usuários e visitantes recomendarem a sua loja para outras pessoas.


Um dos pontos que ajudam a entender como esse artifício pode ajudar a potencializar suas vendas é que, diferente dos estabelecimentos físicos, no e-commerce você não tem vendedores ativos para convencer o cliente e mostrar os recursos do produto e, por isso, quanto mais você falar diretamente com ele sobre o produto melhor.

E aí conseguiu conhecer aprender colocar vídeo na página de produto na Shopify?


Por falar em aumento de conversão, outro aspecto importante de uma página de produto, além de aprender como colocar vídeo na página de produto na Shopify é a apresentação clara de opções e formas de pagamento.


Para isso, usar aplicativos como o app Parcelamento - Installments, que apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento, é uma forma de tornar seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.



Conheça também o app Boleto Recovery, que permite criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS, evitando que você tenha que fazer toda essa comunicação manualmente. Por meio do envio dessas mensagens você aumenta suas chances de ter seu boleto pago e concluir uma venda.



Há também o app ShopLinks, que ajuda sua loja a encontrar influenciadores e afiliados alinhados ao seu negócio, estabelecer uma parceria, além de permitir que você gere links e cupons para vender com influenciadores e facilitar o acompanhamento de métricas de cada influenciador da sua base.



E aí? Aprendeu como colocar vídeo na página de produto na Shopify? Então, mas na massa!


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