top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

4 apps para integrar o Mailchimp na Shopify e vender mais💲

Atualizado: 15 de set. de 2022

A Shopify é uma das principais plataformas de e-commerce do mundo. Se você ainda não conhece a plataforma e quiser saber sobre as configurações e serviços que ela oferece, nesse link aqui você consegue 14 dias grátis para testar a Shopify à vontade.


Já o Mailchimp é um dos mais populares aplicativos de gerenciamento de e-mails do mercado. Daí vem a dúvida, quais apps para integrar Mailchimp e Shopify? Se for a sua pergunta este artigo é para você!


Existem algumas formas de se fazer essa integração e qual delas usar vai depender de quais recursos do Mailchimp você vai precisar. Essa variação é que vai determinar o nível de complexidade da integração.


Antes de tudo é necessário que você conheça o que é o Mailchimp e como ele pode ser útil para você que possui uma loja virtual. Para isso vou deixar um vídeo explicando as funcionalidades dessa ferramenta. Vale a pena conferir!



Feito essa explicação, vamos as formas de integração entre o app de Mailchimp e Shopify.


Opções para integrar app Mailchimp e Shopify


Quais são e como elas funcionam? Conheça os apps para Mailchimp e Shopify:


  • App do MailChimp na Shopify (antigo),

  • Widget oficial do Mailchimp,

  • ShopSync,

  • Zapier.

1. App do MailChimp na Shopify (antigo)


Essa primeira opção dá conta do app do Mailchimp que era parceira do Shopify até o ano passado, mas que ainda está mais ou menos acessível.


Em resumo, a Shopify atualizou as regras de parceria para apps como Mailchimp, que coletam dados do usuário e a parceria foi desfeita já que o Mailchimp optou por não permitir isso.


Apesar de não estar mais disponível para download se você já possui o app do Mailchimp na Shopify ainda pode utilizá-lo. Contanto que você não excluiu o app, ainda será possível utilizar essa integração.


Caso você queira mudar o provedor e instalar outro com mais funcionalidades disponíveis, é importante que você verifique se os dados estão sendo sincronizados do Shopify para o Mailchimp antes de remover o aplicativo para não perder os dados que já tinha.


2. Widget oficial do Mailchimp


Essa opção de app do Mailchimp para o Shopify é interessante para casos onde você deseja manter o código oficial do Mailchimp, mas não utiliza recursos muito avançados de automação. Esta opção é gratuita.


Para utilizá-la basta copiar os códigos básicos gerados pelo próprio Mailchimp e colar direto no seu e-commerce. Com isso você já começa a fazer a integração da ferramenta na sua loja virtual.


Essa é uma opção mais limitada, entretanto, o Widget do Mailchimp permite que você:


  • gerencie sua lista de mala direta,

  • configure opções de envio,

  • configure recursos como formulários de opção de pop-up,

  • envio em massa de e-mails de remarketing,

  • use formas de vincular sua lista ao Google Ads para fazer anúncios de remarketing.


O Widget oficial do Mailchimp é a maneira mais simples de se fazer a integração entre Shopify e Mailchimp, no entanto é também a que possui recursos mais limitados de um para outro, até por ser a única opção gratuita.


Para usar essa integração siga o passo a passo abaixo:


  • Faça login em sua conta Mailchimp e navegue até a página de integrações.

  • Na seção de site personalizado, clique em “site personalizado”.

  • Insira o URL do seu site no campo URL.

  • Escolha o público que deseja conectar com os públicos do Mailchimp.

  • Clique em “Obter código” e copie o código. Você pode colá-lo em algum lugar seguro, como um arquivo .txt.

  • Faça login no painel do Shopify.

  • Clique em “Loja online” no menu à esquerda e clique em Temas.

  • Clique em ações e, em seguida, clique em editar para editar o tema.

  • Clique em {/}header.liquid para editar o cabeçalho.

  • Encontre a tag </ header> e cole seu código Mailchimp logo antes dela. Salve a mudança.

  • Retorne à página de integrações do Mailchimp e clique em Verificar conexão.

3. ShopSync


Este é o app para integrar Mailchimp e Shopify mais recomendados por ambas as marcas, por isso é provavelmente a mais utilizada pela maioria dos sites por aí.


E não é atoa que ela é a mais recomendada! Essa forma é uma das mais completas e robustas integrações de dados entre app do Mailchimp e a Shopify, possuindo diversos recursos adicionais que somente essa opção dispõe, por exemplo:


  • Rastreamento de relatórios de comércio eletrônico

  • Blocos de conteúdo para e-mails

  • Recomendações de produtos

  • Conteúdo de produtos e promoções

  • Fusão de tags

  • Integração de anúncios de remarketing


Todas essas funções listadas podem ser obtidas de forma gratuita. Para fazer a conexão primeiro você deve ir ao site da ShopSync e estar logado no seu site do Shopify.


Ao fazer isso você instala o app de integração do Mailchimp no Shopify e clica para conectar as contas. Ao fazê-lo será solicitada a conexão ao seu login no Mailchimp.


Após entrar vá configurando as opções que forem sendo sugeridas, você pode optar entre as listas que deseja sincronizar, escolher as opções de configuração de aceitação e selecionar as marcas que você desejar unir no mesmo fluxo.


Após selecionar todas as opções que você julgar necessário é só clicar e aguardar a sincronização. O tempo de espera vai depender do tamanho das listas que você escolher sincronizar do Mailchimp para o Shopify através do app.


Se você precisar de mais suporte, pode optar pela versão paga que conta com essa funcionalidade como único diferencial da versão gratuita.


4. Zapier


Outro app para integrar seus dados do Mailchimp no Shopify é o Zapier, que conta com ações que se combinam entre Shopify e Mailchimp.


Ele funciona através de motores de automação que processam dados e conectam serviços em processos automatizados, onde um vai alimentando o outro a cada atualização.


Trata-se de uma forma bem avançada de integração, mas vale a pena dar uma pesquisada sobre essa forma para conhecer todas as funcionalidades desta poderosa ferramenta.


Basicamente ele te permite criar algumas regras para automatizar o processo fazendo com que Mailchimp e Shopify trabalhem de forma automática e simultânea.


Exemplo: você pode criar uma regra para que a cada novo pedido feito pelo Shopify seja “colada” no cliente uma tag do Mailchimp, o que vai fazer com que aquele lead entre numa lista específica de contatos do Mailchimp automaticamente.


É possível criar dezenas de regras que podem favorecer seu serviço, mas como já dissemos é um serviço mais avançado e que requer um pouco mais de pesquisa. Por isso, pode ser importante consultar um profissional da área de TI para ter mais segurança para implementá-lo no seu negócio.


Conseguiu conhecer um pouco mais sobre os apps de integração entre Mailchimp e Shopify? Sabemos que não é nada fácil controlar todos esses processos e por isso a Apps Ecommerce conta com algumas soluções que podem te ajudar bastante.


Conheça nossos apps de recuperação de boleto e de parcelamento e descubra como eles podem ser úteis no seu negócio virtual.






90 visualizações0 comentário
bottom of page