• Rodrigo Bernardes

4 apps para integrar o Mailchimp na Shopify e vender mais ūüí≤

A Shopify √© uma das principais plataformas de e-commerce do mundo. J√° o Mailchimp √© um dos mais populares aplicativos de gerenciamento de e-mails do mercado. Da√≠ vem a d√ļvida, quais apps para integrar Mailchimp e Shopify? Se for a sua pergunta este artigo √© para voc√™!


Existem algumas formas de se fazer essa integração e qual delas usar vai depender de quais recursos do Mailchimp você vai precisar. Essa variação é que vai determinar o nível de complexidade da integração.


Antes de tudo √© necess√°rio que voc√™ conhe√ßa o que √© o Mailchimp e como ele pode ser √ļtil para voc√™ que possui uma loja virtual. Para isso vou deixar um v√≠deo explicando as funcionalidades dessa ferramenta. Vale a pena conferir!



Feito essa explicação, vamos as formas de integração entre o app de Mailchimp e Shopify.


Op√ß√Ķes para integrar app Mailchimp e Shopify


Quais são e como elas funcionam? Conheça os apps para Mailchimp e Shopify:


  • App do MailChimp na Shopify (antigo),

  • Widget oficial do Mailchimp,

  • ShopSync,

  • Zapier.

1. App do MailChimp na Shopify (antigo)


Essa primeira opção dá conta do app do Mailchimp que era parceira do Shopify até o ano passado, mas que ainda está mais ou menos acessível.


Em resumo, a Shopify atualizou as regras de parceria para apps como Mailchimp, que coletam dados do usu√°rio e a parceria foi desfeita j√° que o Mailchimp optou por n√£o permitir isso.


Apesar de não estar mais disponível para download se você já possui o app do Mailchimp na Shopify ainda pode utilizá-lo. Contanto que você não excluiu o app, ainda será possível utilizar essa integração.


Caso você queira mudar o provedor e instalar outro com mais funcionalidades disponíveis, é importante que você verifique se os dados estão sendo sincronizados do Shopify para o Mailchimp antes de remover o aplicativo para não perder os dados que já tinha.


2. Widget oficial do Mailchimp


Essa opção de app do Mailchimp para o Shopify é interessante para casos onde você deseja manter o código oficial do Mailchimp, mas não utiliza recursos muito avançados de automação. Esta opção é gratuita.


Para utilizá-la basta copiar os códigos básicos gerados pelo próprio Mailchimp e colar direto no seu e-commerce. Com isso você já começa a fazer a integração da ferramenta na sua loja virtual.


Essa é uma opção mais limitada, entretanto, o Widget do Mailchimp permite que você:


  • gerencie sua lista de mala direta,

  • configure op√ß√Ķes de envio,

  • configure recursos como formul√°rios de op√ß√£o de pop-up,

  • envio em massa de e-mails de remarketing,

  • use formas de vincular sua lista ao Google Ads para fazer an√ļncios de remarketing.


O Widget oficial do Mailchimp √© a maneira mais simples de se fazer a integra√ß√£o entre Shopify e Mailchimp, no entanto √© tamb√©m a que possui recursos mais limitados de um para outro, at√© por ser a √ļnica op√ß√£o gratuita.


Para usar essa integração siga o passo a passo abaixo:


  • Fa√ßa login em sua conta Mailchimp e navegue at√© a p√°gina de integra√ß√Ķes.

  • Na se√ß√£o de site personalizado, clique em ‚Äúsite personalizado‚ÄĚ.

  • Insira o URL do seu site no campo URL.

  • Escolha o p√ļblico que deseja conectar com os p√ļblicos do Mailchimp.

  • Clique em ‚ÄúObter c√≥digo‚ÄĚ e copie o c√≥digo. Voc√™ pode col√°-lo em algum lugar seguro, como um arquivo .txt.

  • Fa√ßa login no painel do Shopify.

  • Clique em ‚ÄúLoja online‚ÄĚ no menu √† esquerda e clique em Temas.

  • Clique em a√ß√Ķes e, em seguida, clique em editar para editar o tema.

  • Clique em {/}header.liquid para editar o cabe√ßalho.

  • Encontre a tag </ header> e cole seu c√≥digo Mailchimp logo antes dela. Salve a mudan√ßa.

  • Retorne √† p√°gina de integra√ß√Ķes do Mailchimp e clique em Verificar conex√£o.

3. ShopSync


Este é o app para integrar Mailchimp e Shopify mais recomendados por ambas as marcas, por isso é provavelmente a mais utilizada pela maioria dos sites por aí.


E n√£o √© atoa que ela √© a mais recomendada! Essa forma √© uma das mais completas e robustas integra√ß√Ķes de dados entre app do Mailchimp e a Shopify, possuindo diversos recursos adicionais que somente essa op√ß√£o disp√Ķe, por exemplo:


  • Rastreamento de relat√≥rios de com√©rcio eletr√īnico

  • Blocos de conte√ļdo para e-mails

  • Recomenda√ß√Ķes de produtos

  • Conte√ļdo de produtos e promo√ß√Ķes

  • Fus√£o de tags

  • Integra√ß√£o de an√ļncios de remarketing


Todas essas fun√ß√Ķes listadas podem ser obtidas de forma gratuita. Para fazer a conex√£o primeiro voc√™ deve ir ao site da ShopSync e estar logado no seu site do Shopify.


Ao fazer isso você instala o app de integração do Mailchimp no Shopify e clica para conectar as contas. Ao fazê-lo será solicitada a conexão ao seu login no Mailchimp.


Ap√≥s entrar v√° configurando as op√ß√Ķes que forem sendo sugeridas, voc√™ pode optar entre as listas que deseja sincronizar, escolher as op√ß√Ķes de configura√ß√£o de aceita√ß√£o e selecionar as marcas que voc√™ desejar unir no mesmo fluxo.


Ap√≥s selecionar todas as op√ß√Ķes que voc√™ julgar necess√°rio √© s√≥ clicar e aguardar a sincroniza√ß√£o. O tempo de espera vai depender do tamanho das listas que voc√™ escolher sincronizar do Mailchimp para o Shopify atrav√©s do app.


Se voc√™ precisar de mais suporte, pode optar pela vers√£o paga que conta com essa funcionalidade como √ļnico diferencial da vers√£o gratuita.


4. Zapier


Outro app para integrar seus dados do Mailchimp no Shopify √© o Zapier, que conta com a√ß√Ķes que se combinam entre Shopify e Mailchimp.


Ele funciona através de motores de automação que processam dados e conectam serviços em processos automatizados, onde um vai alimentando o outro a cada atualização.


Trata-se de uma forma bem avançada de integração, mas vale a pena dar uma pesquisada sobre essa forma para conhecer todas as funcionalidades desta poderosa ferramenta.


Basicamente ele te permite criar algumas regras para automatizar o processo fazendo com que Mailchimp e Shopify trabalhem de forma autom√°tica e simult√Ęnea.


Exemplo: voc√™ pode criar uma regra para que a cada novo pedido feito pelo Shopify seja ‚Äúcolada‚ÄĚ no cliente uma tag do Mailchimp, o que vai fazer com que aquele lead entre numa lista espec√≠fica de contatos do Mailchimp automaticamente.


√Č poss√≠vel criar dezenas de regras que podem favorecer seu servi√ßo, mas como j√° dissemos √© um servi√ßo mais avan√ßado e que requer um pouco mais de pesquisa. Por isso, pode ser importante consultar um profissional da √°rea de TI para ter mais seguran√ßa para implement√°-lo no seu neg√≥cio.


Conseguiu conhecer um pouco mais sobre os apps de integra√ß√£o entre Mailchimp e Shopify? Sabemos que n√£o √© nada f√°cil controlar todos esses processos e por isso a Apps Ecommerce conta com algumas solu√ß√Ķes que podem te ajudar bastante.


Conhe√ßa nossos apps de recupera√ß√£o de boleto e de parcelamento e descubra como eles podem ser √ļteis no seu neg√≥cio virtual.







2 visualiza√ß√Ķes

¬© 2023 por Trading. Orgulhosamente criado com Wix.com