• Rodrigo Bernardes

Marketing no e-commerce: TOP 5 estratégias para vender mais

Levar clientes para dentro da sua loja virtual é um dos principais desafios para empreendedores, sejam eles experientes ou iniciantes. Por isso, dominar as principais estratégias de marketing no e-commerce vai contribuir para ampliar o tráfego da sua loja e, consequentemente, gerar mais vendas.


Quando o assunto é como fazer marketing digital, entretanto, existem dezenas de estratégias que sua empresa pode optar por implementar. Mas, por onde começar e quais são as estratégias indispensáveis para uma loja virtual?


5 estratégias de marketing no e-commerce para aquecer as vendas

Entre as estratégias de marketing no e-commerce que se destacam estão:

  1. anúncios pagos,

  2. SEO para e-commerce,

  3. e-mail marketing,

  4. redes sociais,

  5. influenciadores digitais.


1. Anúncios Pagos


Os anúncios pagos representam a principal tática de marketing no e-commerce. Grande parte do investimento de empreendedores, sejam novos ou experientes, é voltado para essa estratégia.


As razões para isso são muitas e entre elas está o fato de conseguir alcançar mais clientes em potencial, em menos tempo.


Ao permitir segmentar clientes de acordo com o perfil do consumidor que tem mais potencial em fazer compras com sua loja, o empreendedor consegue levar seu produto mesmo para clientes que ainda não conhecem a marca, contribuindo para o início de um relacionamento, que pode resultar em vendas.


Entre as plataformas que mais chamam a atenção para anúncios estão:


  • Google Ads

  • Facebook Ads,

  • Instagram Ads,

  • Google Shopping,

  • anúncios de remarketing,


Todas permitem segmentar e personalizar o público que será impactado pelo anúncio, contribuindo para atrair as pessoas certas para sua loja.


Um outro ponto positivo é a possibilidade de pagamento por clique, ou CPC. Isso quer dizer que você só paga pelo anúncio quando um usuário clicar no anúncio, aumentando a probabilidade de retorno para a sua estratégia e para seu investimento.


Nos vídeos abaixo você confere algumas dicas de como fazer anúncios no Google Ads e Facebook Ads.




SEO para e-commerce


SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que têm por objetivo melhorar o posicionamento de uma página ou site nos resultados de pesquisas relacionadas, dentro de mecanismos de busca, como o Google.


Esse tipo de estratégia ainda é pouco explorada dentro do marketing para e-commerce, porque demanda mais tempo para resultados efetivos. Entretanto, os resultados dessa tática são consistentes e permitem que a sua empresa continue tendo ganhos mesmo após o fim do investimento nas ações do setor.


Isso sem contar que estamos falando de uma estratégia que leva tráfego orgânico, ou seja, gratuito para sua página de produto.


De fato, cerca de 53% de todo o tráfego dos sites vêm justamente de pesquisas orgânicas.


Diferente dos anúncios, em que você precisa pagar para aparecer em destaque dentro do Google, com o SEO para e-commerce as páginas da sua loja virtual aparecem nas primeiras posições em que você precisa pagar ao mecanismo de busca para destacá-las.


O investimento que você deve fazer no SEO é na melhoria do seu site e do seu e-commerce. Confira no vídeo abaixo nossa conversa com a especialista Danielle Caldas, sobre o uso do SEO para e-commerce.



E-mail marketing


Impossível criar um artigo sobre como montar uma estratégia de marketing digital e não considerar o e-mail marketing como uma estratégia indispensável para a gestão de clientes e conversão de vendas.


O e-mail marketing, dentro do e-commerce, pode ser usado para se relacionar com clientes que já fizeram uma compra com a sua empresa, e tem potencial de fazer outras aquisições.


Segundo pesquisas, as chances de realizar uma venda para quem já é cliente alcançam patamares de 60% a 70%, já para clientes novos as chances de vendas alcançam apenas 5% a 20%.


O e-mail marketing é uma estratégia também importante para converter clientes novos, para isso é necessário criar estratégias de geração de leads, como os famosos pop-ups que oferecem vantagens para a inscrição do visitante, como o modelo abaixo.



O e-mail também pode ser usado para outras estratégias de conversão, como a recuperação de boletos. Mesmo sendo um dos meios de pagamento mais escolhidos pelo público brasileiro, o boleto também é uma das formas de pagamento com maiores taxas de desistência de pagamento.


Para mudar essa realidade é possível usar canais como e-mail e SMS para se comunicar com seus clientes e estimular o pagamento. É possível, inclusive, automatizar essa comunicação.


O aplicativo Boleto Recovery permite a automação do envio de e-mails e SMS que tem como objetivo recuperar boletos de lojas virtuais, a partir do compartilhamento de mensagens customizadas, que incentivem o pagamento do boleto.


É fácil instalar o aplicativo na sua loja Shopify e você ainda pode fazer um teste gratuito por 15 dias. Vale a pena conferir esse que é um dos melhores aplicativos Shopify.



Redes sociais

As redes sociais são canais importantes para as mais diversas ações de marketing no e-commerce. Além de permitir criar anúncios, também facilita a criação de uma marca mais forte junto aos seus seguidores.


Por meio das redes sociais também é possível gerar tráfego orgânico para sua loja virtual, bem como compartilhar produtos, promoções e ofertas.


Entenda onde está o seu público alvo e crie sua página!


Influenciadores digitais

Quando falamos sobre redes sociais um caminho bastante interessante dentro do marketing no e-commerce é o uso de influenciadores digitais e o aproveitamento do alcance que essas pessoas têm.


De fato, muitos influenciadores estão em busca de parcerias com empresas, e a sua loja pode ser uma delas.


Uma das formas de encontrar influenciadores digitais é através do uso do app ShopLinks, que ajuda sua loja a encontrar influenciadores e afiliados alinhados ao seu negócio.


O app ainda permite que você gere links e cupons para vender com influenciadores e permite que você acompanhe as métricas de cada influenciador da sua base.


Ao invés de fazer várias pesquisas e enviar mensagens individuais para cada influenciador, em poucos instantes você encontra influencers que estão dispostos a anunciar e divulgar seus produtos.


Além de um aumento nas vendas, é esperado que o contato com influenciadores também contribua para o aumento dos seguidores da sua loja dentro das redes sociais, como o Instagram. Isso permite que você amplie seu público, e possa continuar a se comunicar com esses usuários, ampliando a reputação da sua marca.


Instale o app Shopify e conheça mais sobre a Shoplinks.




Como você viu ao longo deste artigo, aplicativos da Shopify podem contribuir para resultados em vendas e marketing no e-commerce, por isso conhecer os aplicativos da Shopify pode oferecer ainda mais vantagens competitivas para seu negócio virtual.


Para aumentar as taxas de conversão da sua loja e facilitar alguns processos, conheça mais sobre os apps:

  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos automatizando o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS,

  • Parcelamento - Installments, apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso tem como objetivo aumentar o ticket médio e estimular as vendas no cartão de crédito.

Ficou interessado? Faça um teste grátis desses dois aplicativos. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!