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Checkout Transparente: o que é, ferramentas e benefícios

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Afinal, o que é checkout transparente? No checkout transparente todo o processamento do pagamento de uma loja virtual é feito dentro do seu site em que a compra está sendo realizada.


Esse modelo de checkout geralmente amplia a sensação de segurança para o comprador e contribui para o aumento das taxas de conversão de vendas da empresa.


Quer aprender mais sobre o modelo e qual a diferença dele para outros tipos de checkout? Então continue lendo este artigo.


O que é checkout transparente?


Quando você cria uma loja virtual precisa associar a ela um processador de pagamentos, ou gateway de pagamento, por exemplo, Mercado Pago ou Pagseguro.


Em um checkout tradicional de algumas lojas e plataformas de e-commerce seus clientes são direcionados para as páginas desses processadores, uma página externa ao seu site, para finalizar o processo de pagamento.


Em outros casos, como a criação de lojas virtuais em plataformas pré-prontas como a Shopify você pode usar um checkout transparente que vai te conectar a um gateway (como o Mercado Pago e o PagSeguro) sem te redirecionar para a página do gateway.


Como apresentamos acima, o checkout transparente não direciona o seu cliente para fora do ambiente da sua loja. Com ele o cliente permanece dentro da sua loja durante todo o processamento do pagamento.


Além disso, no checkout transparente o seu cliente realiza todas as etapas do checkout em uma mesma tela:


  • consegue preencher todas as informações pessoais,

  • inserir dados de cartão de crédito ou outra forma de pagamento,

  • finalizar a compra.


Tudo isso é feito em uma mesma tela. A importância de conseguir fazer isso? É que assim a sensação que o cliente tem é que a etapa de pagamento é simples e descomplicada. Essas características impactam diretamente nas taxas de conversão da sua empresa.


O impacto do checkout transparente nas suas vendas


O checkout de pagamento em e-commerce é a etapa final do processo de compra. Todo cliente precisa passar por ele. É a etapa onde os dados de pagamento são processados e o cliente “passa o cartão” ou emite o boleto.


É comum que empreendedores que estão chegando agora no mercado digital acreditem que um cliente que chegou até aqui é um cliente pagante. “Afinal, o que pode fazer ele desistir de uma compra, se já chegou até esse momento?”.


Acredite, muita coisa pode acontecer e fazer com que o cliente desista de uma compra, mesmo estando a um passo dela.


Pesquisas apontam que 82% dos carrinhos de compra são abandonados por consumidores. Existem muitas razões para isso, e uma delas é a qualidade do checkout.


Na verdade, 21% dos consumidores abandonam um carrinho porque o processo de checkout é muito longo ou complicado.


E como tornar um checkout mais simples e eficiente? Isso mesmo, adotando a opção de checkout transparente.


De fato, um e-commerce pode ter um aumento de 35,26% na taxa de conversão por meio de um checkout mais eficiente.


Por isso, se você está em busca de como aumentar as vendas do seu e-commerce, entender o que é checkout transparente e como implementá-lo é indispensável. Por isso, indicamos o vídeo abaixo, para que você possa tirar outras dúvidas sobre o que é checkout transparente e qual é sua importância para o negócio.



Como implementar o checkout transparente?


O primeiro passo é pesquisar quais as opções de checkout transparente que a plataforma de e-commerce que você escolheu oferece. Por exemplo, ao procurar na internet é possível encontrar alguns sistemas de checkout transparente que funcionam na Shopify, atualmente, que são:



Mas por enquanto somente um checkout transparente é 100% autorizado e “homologado” pela Shopify, estando dentro da Shopify App Store. O Checkout Transparente do Mercado Pago.

Essas opções de sistemas de checkout de pagamento geralmente permitem a integração com Mercado Pago e Pagseguro, mas as opções podem mudar de acordo com o checkout transparente que você usar.


Os principais gateways de pagamento que a Shopify suporta de forma oficial, e nesse caso sem checkout transparentes são:


  • 2Checkout

  • Cartão de Crédito e Boleto via EBANX

  • Cartão de Crédito em até 12x via EBANX

  • Checkout.com

  • Coinbase Commerce

  • EBANX Payments in Latin America

  • Mercado Pago

  • PagSeguro

  • PayPal Express Checkout, entre outros.

  • A lista acima pode mudar a qualquer momento, a versão atualizada pode ser vista aqui.

Mas qual gateway de pagamento escolher? Entre os três meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores estão:

  • PagSeguro – 46,8%

  • Mercado Pago – 15,8%

  • Moip/Wirecard - 13,9%

Dessa forma, para implementar o que é checkout transparente escolha uma plataforma que ofereça o serviço, confira a lista de gateways de pagamento que ela suporta (ou vice-versa) e integre tudo isso a sua plataforma Shopify.

Lembre-se que o checkout transparente apresenta benefícios como:

  • torna o checkout mais simples e menos complexo,

  • diminui a taxa de desistência,

  • aumenta a confiança dos clientes,

  • melhora a experiência dos usuários,

  • aumenta a taxa de conversão.

Junto com a adoção do que é checkout transparente garanta que a sua empresa irá otimizar o processo de conversão, diminuindo a taxa de carrinhos abandonados por meio de outras boas práticas como:

  • boa experiência de checkout em dispositivos mobile,

  • selos e avisos de segurança em todo o site e, principalmente, na página de pagamento,

  • exiba um resumo do pedido do cliente de maneira clara e organizada,

  • apresenta o valor completo e o valor de cada parcela em compras que optem por esse meio de pagamento. Para isso conheça o app Parcelamento Installments,

  • faça testes de usabilidade e conversão,

  • considere o sistema de compra com um clique para clientes já cadastrados,

  • ofereça bons prazos de entrega,

  • busque manter o frete baixo ou até mesmo gratuito, e mais.

É bem improvável que mesmo entendendo o que é checkout transparente e seguindo essas dicas, você consiga zerar o número de carrinhos abandonados, por isso, lembre-se de investir em estratégias para recuperar essas vendas.

Investir em estratégias para recuperar carrinhos abandonados aumentam as vendas em até 71%.

Entre as ações que podem ser realizadas estão envio de e-mail e SMS chamando os clientes para finalizarem suas compras. Essa é a estratégia que o app

Boleto Recovery aplica para a recuperação de boletos.


Entre as principais funcionalidades do app para recuperar boletos no Shopify estão:


  • enviar até 3 mensagens para clientes por SMS ou e-mail, com estímulo ao pagamento do boleto,

  • personalização das mensagens,

  • programação das datas para envio das mensagens (por exemplo, 1 hora após a emissão do boleto, 24 horas, 3 dias depois),

  • envio automático das mensagens de acordo com a programação padrão definida pelo lojista,

  • sistema inteligente que suspende o envio das mensagens assim que o pagamento é confirmado e mais.

Aplicativos como Boleto Recovery e Parcelamento Installments auxiliam você a ampliar as taxas de conversão da empresa, gerando mais vendas para o negócio.




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