top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Como cadastrar as credenciais do Mercado Pago na Shopify? Passo a passo

Atualizado: 15 de ago. de 2022

As credenciais do Mercado Pago para Shopify são elementos que permitem a integração entre essas duas plataformas, permitindo assim que você use o sistema de pagamento do Mercado Pago, dentro da sua loja Shopify, aproveitando todos os benefícios que esse sistema de capturar os pagamentos das vendas no Shopify oferece.


Mas, como configurar as credenciais do Mercado Pago na Shopify? O passo a passo é simples e vai garantir mais segurança e facilidade para seu dia a dia. Confira, a seguir!


O que são credenciais do Mercado Pago?

Antes de entender como instalar as credenciais do Mercado Pago na Shopify é importante entender o que são essas tais credenciais.


As credenciais são chaves disponibilizadas pelo Mercado Pago, que permitem a integração com a Shopify, e com outras plataformas.


Essas chaves conectam as duas plataformas, indicando onde o sistema do Mercado Pago deve funcionar.


É importante destacar que o Mercado Pago, além de gateway de pagamento, é um dos checkouts transparentes aprovados pela Shopify. Na prática, isso quer dizer que, o checkout transparente do Mercado Pago não corre o risco de desaparecer da Shopify, como pode acontecer com outros que não são autorizados/aprovados pela plataforma, oficialmente.


No vídeo abaixo você aprende como colocar checkout transparente do Mercado Pago na Shopify.


Tipos de credenciais

Existem duas chaves ou credenciais do Mercado Pago para integrações:


  • Public key: chave pública da aplicação que normalmente será usada no frontend e permitirá, por exemplo, criptografar os dados do cartão.

  • Access token: chave privada da aplicação normalmente será usada no backend para gerar pagamentos.

As duas chaves devem ser mantidas em total segurança e sigilo, para que esses dados e o próprio sistema não seja invadido por outros usuários.


Como cadastrar as credenciais do Mercado Pago na Shopify?


A seguir um passo a passo de como cadastrar as credenciais do Mercado Pago na Shopify, desde a instalação do app na plataforma:


  1. Crie uma conta de vendedor no Mercado Pago,

  2. Crie sua loja na Shopify,

  3. Vá até a loja de aplicativos da Shopify e instale o Mercado Pago,

  4. Pesquise por “Checkout transparente do Mercado Pago”,

  5. Clique em "Adicionar app".


O aplicativo da Shopify estará instalado, mas isso não é suficiente para usar a aplicação. Será necessário ativá-la e para isso você deverá usar as credenciais do Mercado Pago.


O primeiro passo é ter acesso às credenciais do Mercado Pago. Para isso é necessário estar logado em sua conta na plataforma. Feito o login:


  1. Acesse “Seu negócio”,

  2. Configurações,

  3. Credenciais.


Obtenha as credenciais Public Key e Access Token, dentro do Mercado Pago e cole-as nos campos de Produção e Testes, na Shopify, encontrados na configuração do app.


Para colocar o Mercado Pago funcionando dentro da Shopify e configurar o módulo do Mercado Pago para receber pagamentos, siga mais alguns passos:


  1. No painel de administração do Shopify, vá para a seção Payments em Settings.

  2. No campo Third-party providers, busque e selecione o Mercado Pago.

  3. Obtenha as credenciais Client id e Client secret e cole-as nos campos correspondentes.

  4. Escolha os meios de pagamento que quiser oferecer aos seus clientes.

  5. Certifique-se de selecionar o modo Test,

  6. Ative o módulo para salvar as alterações e receber o dinheiro das suas vendas no Mercado Pago.

Dica extra


Existem credenciais teste que devem ser usadas para avaliação do funcionamento correto.


A credencial teste funciona em Sandbox, uma solução usada para testar, executar e bloquear programas e códigos potencialmente maliciosos antes que eles afetem seu sistema.


Com o teste realizado use as credenciais definitivas e comece a receber pagamentos.


Depois de concluir os testes, acesse esta mesma seção para desativar o ambiente de teste e receber pagamentos reais.


Como você viu, não é difícil cadastrar as credenciais do Mercado Pago na Shopify para começar a usar essa aplicação para receber pagamentos de forma segura. Indicamos que você também leia o artigo, Como cadastrar o Mercado Pago na Shopify: Veja o passo a passo”.


Se ainda não escolheu a plataforma de pagamento da sua loja virtual, talvez seja interessante conhecer mais sobre o Mercado Pago. Essa plataforma oferece muitos benefícios além da facilidade de uso e instalação. Para conhecer mais sobre essa dobradinha indicamos também o artigo,Mercado Pago e Shopify: melhor gateway de pagamento para minha loja?”.


E aí aprendeu como cadastrar credenciais do Mercado Pago na Shopify? De fato a Shopify é uma das melhores plataformas para vendas online do mundo, oferecendo muitas opções de aplicativos que vão contribuir para tornar mais fácil e simples o seu trabalho.


E para tornar sua loja dropshipping mais eficiente, você pode contar com outros aplicativos da Shopify, entre eles:



O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS.


Já o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.





702 visualizações0 comentário
bottom of page