top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Como cadastrar o Mercado Pago na Shopify: Veja o passo a passo

Atualizado: 15 de ago. de 2022

O Mercado Pago é, sem dúvida, uma das melhores opções de plataforma de pagamento para sua loja Shopify. Além da reputação junto aos clientes, o sistema é seguro e oferece uma variedade de benefícios para sua loja. Por isso, neste artigo vamos apresentar como cadastrar o Mercado Pago na Shopify.


Se você já possui uma loja virtual na Shopify sabe que existem diversos gateways de pagamento e a cada dia os clientes querem formas mais simples e seguras para pagar, o Pix para e-commerce, por exemplo, é uma comprovação disso.


Uma das ferramentas de pagamento mais relevantes do mercado digital, o Mercado Pago é associado a um dos maiores marketplaces do mundo que é o Mercado Livre e só por essa “filiação” já mostra o quão relevante é essa forma de pagamento.


Por que usar o Mercado Pago na Shopify?

Se você já tem seu negócio online já deve ter cadastrado alguns dos principais gateways de pagamento e talvez esteja se perguntando se vale mesmo a pena cadastrar mais um não é mesmo?


Pois bem, além de ser uma ferramenta de um gigante como Mercado Livre, o Mercado Pago possui uma grande quantidade de usuários, hoje são mais de 20 milhões, o que em si já mostra toda a potência e da importância de saber como cadastrar o Mercado Pago na Shopify.


O Mercado Pago engloba algumas opções de pagamento famosas como:


  • cartões de crédito Visa, Master, Elo, American Express, Diners,

  • boleto bancário.


O Mercado Pago está entre os principais gateways de pagamento sendo um dos mais utilizados no Brasil, atrás apenas do PagSeguro, um dos mais tradicionais do mercado já há alguns anos.


Além disso, dentro da Shopify, o Mercado Pago é um dos três checkouts transparentes aprovados pela plataforma de e-commerce, junto com EBANX e PagBrasil.


Passo a passo: como cadastrar o Mercado Pago na Shopify

Agora que você já sabe da relevância de ter o Mercado Pago como opção para os seus clientes, vamos a prática de como colocar ele para funcionar na sua loja virtual.


O processo de instalação é bem simples, por isso, vamos em um passo a passo bem explicado para que não reste dúvidas sobre como cadastrar o Mercado Pago na Shopify.


Crie uma conta no Mercado Pago

O primeiro passo para você lojista é criar uma conta dentro da plataforma, essa parte não tem muito mistério, acesse o site do Mercado Pago e crie uma conta. Escolha a opção de criar conta para empresa e preencha os dados.


Após preencher os campos solicitados e criar uma senha para o acesso, o Mercado Pago vai enviar um e-mail para confirmar sua conta e pronto, o primeiro passo já foi dado.


Essa conta inclusive pode ser utilizada como carteira digital por você se quiser.


Para criar sem Checkout Transparente:

Acesse sua conta na Shopify

Após criar sua conta no Mercado Pago, o próximo passo para aprender como cadastrar o Mercado Pago será acessar a conta da sua loja na Shopify e acessar a área administrativa. Após acessar esse menu:


  1. vá até “Configurações”,

  2. clique em “Provedores de Pagamento”,

  3. selecione a opção “Aceitar cartão de crédito”,

  4. clique em “Selecionar provedor”,

  5. escolha a opção com nome Mercado Pago.


Após todo o processo o sistema da Shopify vai solicitar o seu Client_ID e Client_secret que vamos falar no próximo tópico.


Volte ao site do Mercado Pago

Para descobrir os dois códigos que a Shopify te solicitou (Client_ID e Client_secret) acesse o Mercado Pago developers em uma outra aba do seu navegador.


Faça o login que você criou para sua empresa e acesse o menu “Pagamentos” na coluna lateral esquerda da sua tela. Depois clique em “Web Checkout” e depois em recebendo pagamentos.


Bem ao fim desta página você irá encontrar os dois códigos, copie e cole em um bloco de notas e volte a página da Shopify para inserir os dados na sua loja.


De volta a página da Shopify

O último passo de como cadastrar o Mercado Pago na Shopify é retornar a área administrativa da sua loja e inserir os dados que você coletou na sua página do Mercado Pago e desmarcar a opção “usar versão de teste”


Depois é só clicar em ativar e pronto, sua loja já estará habilitada a receber pagamentos via Mercado Pago e você recebe por sua conta criada nesta ferramenta.


Para criar com Checkout Transparente:

Então assista ao passo a passo de como cadastrar o Mercado Pago com Checkout Transparente na Shopify que criamos no vídeo abaixo.



E aí aprendeu como cadastrar o mercado pago na Shopify? De fato a Shopify é uma das melhores plataformas para vendas online do mundo, oferecendo muitas opções de aplicativos que vão contribuir para tornar mais fácil e simples o seu trabalho.


Esperamos ter ajudado a elucidar um pouco mais a questão para que você tome a decisão mais acertada.


E para tornar sua loja dropshipping mais eficiente, você pode contar com outros aplicativos da Shopify, entre eles:


O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS.


Já o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.






4.070 visualizações0 comentário
bottom of page