top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

[Guia] Conheça tudo sobre utilização de Pix para e-commerce

Atualizado: 15 de ago. de 2022

O Pix chegou trazendo muito mais facilidade nas transações financeiras dos brasileiros, mas, como podemos aproveitar o Pix para e-commerce?


Lançado oficialmente em 16 de novembro de 2020, o Pix veio como uma alternativa aos antigos processos de transferências bancárias que tinham horário fixo e muitas vezes atrasos nas transações. Além, é claro, de um custo individual em cada transação.


Com o Pix, tudo isso mudou. Agora qualquer pessoa pode cadastrar seu próprio número Pix em sua instituição financeira de preferência e sem custo algum, enviar e receber dinheiro a qualquer hora do dia e da noite, qualquer dia da semana. Tudo isso de forma segura e gratuita.


Com toda essa facilidade, não é de se surpreender que o Pix para e-commerce esteja com tantos interessados. Diversos lojistas não veem a hora de poderem atualizar essa forma de pagamento.


Mas, será tão simples assim?


E você? Também não vê a hora de utilizar o Pix para e-commerce e quer saber por onde começar?


E foi para responder essas e outras perguntas que escrevemos este texto.


Portanto, segue com a gente e vamos aprender um pouco mais sobre Pix para e-commerce.


Para facilitar sua leitura, nosso texto ficou dividido desta forma:


  • Como é o funcionamento do Pix para e-commerce?

  • Como será o processo de compra a partir do Pix?

  • Vantagens do Pix para e-commerce


Como é o funcionamento do Pix para e-commerce?

O Pix vem como mais uma opção e facilidade para os clientes e um benefício para os lojistas que agora contam com uma opção extra de recebimento de suas vendas on-line.


Apesar do Pix ser obrigatoriamente gratuito para pessoas físicas, o mesmo não ocorre com pessoas jurídicas.


Empresas podem ser cobradas pelo uso do Pix para e-commerce, porém suas taxas ainda são menores e seus benefícios compensam.


Algumas empresas oferecem Pix gratuito para PJ, como é o caso do Nubank. Portanto, vale a pena você procurar as melhores opções para sua empresa.


Como será o processo de compra a partir do Pix?

Agora que já vimos como o Pix irá funcionar, vamos entender na prática como será o processo de compra a partir do Pix.


Isso será muito simples e poderá ser realizado de duas formas: a partir de um QR Code ou a partir de um código escrito.


QR Code

O QR Code é uma forma prática de utilizar a câmera do celular para fazer a leitura do código de pagamento rapidamente, sem precisar se preocupar com a digitação manual.


Pode ser utilizado quando seu cliente não estiver fazendo a compra pelo celular, mas a partir de um outro dispositivo.


Com isso, basta entrar na sua conta onde você registrou o seu Pix e selecionar o pagamento a partir de um QR Code e o celular automaticamente irá abrir sua câmera para leitura do código.


Código escrito

Se o seu cliente estiver utilizando o celular para efetuar a compra, ele não vai conseguir efetuar a leitura do QR Code pela câmera, mas terá a opção de copiar o código de pagamento e colá-lo diretamente no sistema de pagamento do banco dele.


Tudo bem simples e rápido.


Vantagens do Pix para e-commerce

Como você já pode perceber, o Pix para e-commerce traz muitas vantagens.


Já falamos sobre algumas delas aqui, mas vamos agregar agora todas as principais vantagens do pix para e-commerce que você encontrará ao utilizá-lo suas vendas.


Os principais benefícios do Pix são:

  • Baixo custo: apesar do Pix ser obrigatoriamente gratuito apenas para pessoas físicas, não significa que sua empresa só terá opções pagas para disponibilizá-lo em seu site. Há opções gratuitas mesmo para pessoa jurídica. Além disso, as taxas cobradas por empresas que oferecem o uso do Pix, ainda são menores que outras formas de pagamentos.

  • Velocidade da transação: a transação é feita em questão de segundos e isso traz outros benefícios para sua venda.

  • Redução das reservas de estoque: a redução das reservas de estoque é um dos outros benefícios que a velocidade da transação traz. Ao invés de você ficar preso ao boleto gerado pelo seu cliente, que tem alguns dias para pagar, você não precisa esperar para receber e liberar a mercadoria.

  • Liquidação imediata: com toda essa velocidade, mais um benefício surge para o lojista que liquida imediatamente aquele produto, aumentando o giro de produtos da empresa.

  • Segurança: A segurança é sempre um fator importantíssimo em qualquer transação, principalmente quando falamos em internet. E ela é importante para ambos os lados da transação. Com a segurança da compra a partir do Pix, pessoas que antes poderiam ter medo de comprar online, podem começar a experimentar suas primeiras compras. Sem contar a segurança dos lojistas com a certeza do recebimento pelo produto ofertado.

Pronto para começar a usar o Pix em seu e-commerce?

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o Pix para e-commerce, fica mais fácil lidar com as dúvidas que sempre aparecem quando novos processos e tecnologias surgem.


É inegável o avanço que o Pix traz para as relações comerciais no Brasil, e sua aceitação por parte das pessoas mostra o tamanho de seu sucesso.


Como toda nova tecnologia, o início costuma trazer alguns desafios com implantação e receios de como será o seu funcionamento.


Alguns sistemas de lojas online ainda podem estar enfrentando problemas para fazer a integração com o Pix, o que não significa que estes problemas não serão contornados.


Nossa recomendação é que você procure se informar com os sistemas de pagamento que seu e-commerce utiliza. Veja como ele está migrando para utilização do Pix, ou mesmo se ele já está disponível para uso. E não se esqueça de se informar sobre possíveis taxas!


Lembre-se de que mesmo com o Pix outras formas de pagamento ainda devem ser oferecidas para seu público, entre elas: pagamentos parcelados e compra por boletos. Esses dois métodos estão entre as principais opções de consumidores online do Brasil.


Em conjunto com eles você pode usar aplicativos da Shopify, que vão ajudar a aumentar as taxas de conversão, entre eles:


Enquanto o primeiro te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas, o app Parcelamento-Installments ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!






75 visualizações0 comentário
bottom of page