top of page
Foto do escritorRodrigo Bernardes

Como converter boletos na Shopify: principais caminhos e aplicativos

Atualizado: 15 de ago. de 2022

Se você vende na Shopify é provável que tenha uma dúvida permanente: como converter boletos na Shopify?


O boleto bancário é uma das formas de pagamento preferidas dos brasileiros. Existem muitas razões para isso, entre elas o número de pessoas que não possuem cartão de crédito ou que não confiam em compartilhar dados do cartão de crédito online.


Independente da razão, fato é que não dá para ter uma loja virtual e não oferecer a opção de pagamento por boleto.


E é engraçado pensar nisso como uma obrigação, porque o boleto deveria ser uma excelente opção também para o vendedor, afinal, quando o cliente paga o boleto o valor “cai” na conta do lojista na hora. Não é preciso esperar o tempo de liberação de crédito do cartão nem é preciso pagar as taxas de transação do cartão.


Entretanto, atualmente, é cada vez mais comum ver lojas oferecendo descontos para compras no cartão. Mas, por que isso acontece?


O grande causador desse movimento pró compras no cartão é o índice de desistência de pagamento por boleto que pode alcançar uma média de 30% ou 40% das vendas.


Imagina, a cada 10 vendas feitas por boleto, 3 ou 4 não são concluídas porque o cliente não pagou o boleto.


O impacto nos resultados da empresa é bastante forte, concorda? Talvez você esteja sentindo isso na pele, e não é o único.


Principais causas para o não pagamento do boleto


Existem diferentes razões para que um consumidor não faça o pagamento do boleto que ele mesmo emitiu.


Entender quais são essas causas vai te ajudar a compreender porquê implementar nossas sugestões de como converter boletos Shopify.


Entre as principais razões para o não pagamento de boletos estão:

  • esquecimento por parte do cliente que emite o boleto para pagar depois,

  • o consumidor quer garantir estoque e preço do produto emitindo o boleto, mas ainda continua fazendo pesquisas sobre o produto em outras lojas,

  • desconfiança do não recebimento do produto,

  • a emissão do boleto foi feita por impulso, mas antes de pagar o cliente considera se realmente a compra vale a pena.

Esse último fator é uma das razões para que os lojistas estejam preferindo o receber o pagamento por cartão de crédito. Afinal, a conclusão do pagamento ainda é feita no “calor” das emoções do cliente, aproveitando o movimento de “compra por impulso”.


É importante lembrar que, o não pagamento do boleto e o conhecido abandono de carrinho são coisas diferentes e, por isso, possuem motivações diferentes também.


A taxa de abandono de carrinhos no Brasil é de 82% e as razões principais são:

  • frete alto,

  • checkout longo e complicado,

  • erros do site,

  • opções de pagamento insuficientes.

Para diminuir a taxa de abandono de carrinho sua empresa deve, então, se concentrar em resolver esses problemas investindo em:

  • um site com carregamento veloz,

  • um checkout transparente simples,

  • variedade de opções de pagamento,

  • melhores opções de frete,

  • selos de segurança como criptografia de senha e certificados SSL,

  • apps de parcelamento que mostram o valor total da compra e o valor de cada parcela,

  • aplicativos que despertem o senso de urgência no comprador e mais.

Leia também: 7 melhores aplicativos Shopify que vão ajudar a aumentar as taxas de conversão da sua loja


Mas e como converter boletos na Shopify? Sem mais demora, vamos às dicas para alcançar esse objetivo.

Como converter boletos na Shopify

Diferente do cliente que abandonou o carrinho, o cliente que emitiu o boleto concordou com seu frete, concluiu o cadastro de informações de entrega e não teve grandes problemas com a experiência vivida no processo de seleção do produto.


Logo, ao pensarmos em como converter boletos na Shopify estamos falando, essencialmente, de manter uma comunicação tal com o cliente que o faça realmente pagar o boleto para receber o produto.


O envio de mensagens por e-mail ou SMS é uma das maneiras de fazer esse trabalho.


Por meio desses canais sua empresa estabelece uma comunicação individual e personalizada com o cliente, de maneira a relembrá-lo e incentivá-lo ao pagamento.


É possível, inclusive, compartilhar incentivos para o pagamento, como por exemplo, um cupom de desconto.


Como dissemos acima, uma das principais causas do não pagamento do boleto é o esquecimento. Sua empresa pode agir nesse fator e melhorar as taxas de conversão de leads que estão a um passo de comprar.


Fazer tudo isso manualmente, entretanto, é inviável seja para lojas grandes (com muitos pedidos) ou lojas pequenas (que possuem uma equipe enxuta, sem tempo para a gestão dessas mensagens).


Investir em tecnologia que ajude na etapa final de compra é uma estratégia muito eficiente para sua empresa, afinal, de pouco adianta todo o investimento em ações de marketing que você fez para trazer o cliente até aqui, se ele não concluir a compra, concorda?


Pensar em todas as etapas do processo de decisão de compra do cliente vai te ajudar a ser mais eficiente em seus resultados, otimizando cada possível gargalo que leve um usuário a concluir um pedido.


O app Boleto Recovery é um aplicativo de recuperação de boletos da Shopify. A partir dele é possível personalizar e automatizar a comunicação entre a sua loja e cada consumidor que emitiu um boleto.


A partir do aplicativo para recuperar boletos na Shopify sua loja estabelece um relacionamento com o cliente, de maneira a estimular a concretização do pagamento do boleto e aumentar as taxas de conversão de vendas, além de:

  • ampliar o retorno sobre investimento feito em campanhas de marketing,

  • reduzir o tempo que você e sua equipe investem na recuperação de boletos,

  • realização automática da gestão de recuperação de boletos junto aos clientes.

Entre as principais funcionalidades do Boleto Recovery estão:

  • enviar até 3 mensagens para clientes por SMS ou e-mail, com estímulo ao pagamento do boleto,

  • personalização das mensagens,

  • programação das datas para envio das mensagens (por exemplo, 1 hora após a emissão do boleto, 24 horas, 3 dias depois),

  • envio automático das mensagens de acordo com a programação padrão definida pelo lojista,

  • sistema inteligente que suspende o envio das mensagens assim que o pagamento é confirmado,

  • suporte de diversos gateways de pagamento e checkouts,

  • suporte da equipe desenvolvedora do app.

Investir em tecnologia é uma forma prática de como converter boletos da Shopify. O app oferece 15 dias grátis e planos a partir de $14.99/mês.



Para aprender a configurar o app em seu e-commerce e começar a recuperar boletos Shopify, confira o tutorial abaixo.



Espero ter te ajudado e que agora você já sabe como converter boletos na Shopify, se ainda tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo e-mail contato@appsecommerce.com.br ou deixe a sua pergunta nos comentários :)

Até breve,

Rodrigo


595 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page