top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Checkout transparente do Mercado Pago na Shopify: como funciona, instalação e vantagens

Atualizado: 15 de set. de 2022

O mercado de vendas online tem crescido e se diversificado, cada vez mais ferramentas surgem para facilitar a vida do lojista e grandes marcas estão se juntando para complementar o serviço oferecido ao cliente, é o caso do checkout transparente do Mercado Pago para Shopify.


O Mercado Pago nasceu como uma modalidade de pagamento do Mercado Livre, mas atualmente não é mais restrita apenas a plataforma de marketplace, sendo possível a integração dele com o Shopify, por exemplo, para que você possa usá-lo como uma dos gateways de pagamento da Shopify.


Além disso, hoje ele também funciona como um tipo de checkout transparente.


Se você buscou esse conteúdo para tirar dúvidas sobre checkout transparente, mas ainda não criou sua loja online na Shopify, nesse link aqui você consegue 14 dias grátis para testar a plataforma à vontade.


Como funciona o checkout transparente do Mercado Pago para Shopify?

A ideia do checkout transparente do Mercado Pago para Shopify é melhorar a jornada de compra do consumidor, permitindo que o seu cliente possa finalizar a compra de maneira rápida e prática, sem precisar sair da sua loja.


Com o app integrado à sua loja virtual, o pagamento é feito em poucos passos, sendo possível, inclusive, efetuar o pagamento em apenas uma página, na qual o cliente preenche dados de entrega, como endereço, e dados de pagamento, como as informações do cartão de crédito.


Como funciona checkout transparente Mercado Pago para Shopify no Desktop

Como dissemos, para compras feitas pelo computador seu cliente terá a facilidade de finalizar toda a compra na mesma página. Após escolher seus produtos ele será redirecionado a essa página onde primeiro será pedido os dados de endereço para entrega do produto.



Após o cliente preencher o endereço (que conta com o mecanismo de preenchimento automático caso ele coloque o CEP) logo abaixo, ainda na mesma página, será solicitado que ele informe os dados de pagamento.



Aqui você terá disponível a opção de pagamento via carteira virtual do mercado pago, além de opções como:

  • cartão de crédito,

  • boleto bancário,

  • até pagamento em casas lotéricas.


Após preencher os campos de pagamento seu cliente terá apenas que conferir tudo e clicar em confirmar compra e pronto!


Logo que a compra for confirmada e aprovada, seu cliente receberá um e-mail com a confirmação, em caso de boleto receberá o mesmo na sua caixa de entrada imediatamente.



Como funciona o checkout para Mobile?

Para compras feitas via celular o processo é parecido, no entanto ele é separado em três páginas que são carregadas de uma única vez. Após o preenchimento de uma, o cliente vai avançando até finalizar a compra.



Após o preenchimento dos dados de endereço, que também tem o mecanismo de preenchimento automático digitando o CEP, o cliente segue o mesmo fluxo indo para a aba de pagamentos.



As formas de pagamento disponíveis são as mesmas tanto para Desktop quanto para Mobile.


Após o cliente escolher a modalidade que quer, ele vai para última página que trará todo o resumo da compra, dados de endereço e de pagamento para ele conferir e concluir a compra.



Por que utilizar checkout transparente do Mercado Pago na Shopify?

Bom, agora que você já entendeu como funciona o checkout transparente do Mercado Pago na Shopify, talvez você se pergunte porque deveria incluir essa ferramenta dentro do seu e-commerce.


Pois bem, o principal motivo é sem dúvida a credibilidade que o vínculo com uma marca forte como o Mercado Pago trás para você é uma das principais razões.


As pessoas no geral se sentem mais seguras ao inserir seus dados em sites que utilizam grandes marcas já conhecidas no mercado, como é o caso do Mercado Pago.


Além disso, por se tratar de um integração direta com o Shopify, é mais fácil de controlar tudo por um só lugar.


Entre as outras vantagens de escolher essa opção de checkout transparente para Shopify estão:


  • Configurações em menos de 5 minutos: se você já vende tanto com Shopify quanto com o Mercado Pago, a configuração do checkout transparente será muito simples e rápida.

  • Transações mais seguras: o aplicativo de checkout transparente do Mercado Pago conta com um sistema antifraude próprio, combinando machine learning com uma equipe de revisão manual que aumenta a segurança do sistema de pagamento.

  • Tracking de campanhas de Google e Facebook Ads: uma funcionalidade bem interessante que essa integração permite é de fazer esse tracking das suas campanhas de Google e Facebook Ads, sendo possível que sua equipe de marketing descubra quantos clientes em potencial estão chegando a partir dessas ferramentas.

  • Liberação de recebimentos no mesmo dia: através do app você recebe os pagamentos aprovados no seu site no mesmo dia, o que torna a gestão financeira bem mais controlada.

Como colocar o Checkout Transparente do Mercado Pago na Shopify?

Outra dúvida muito comum, que mete medo em lojistas virtuais, é instalar as ferramentas de pagamento e recebimento dentro da loja. É comum ter medo de alguma coisa dar errado.


Para tirar esse medo logo e te ajudar a instalar o checkout transparente do Mercado Pago na Shopify eu fiz o vídeo abaixo e compartilho agora com vocês! Confira e siga o passo a passo.



E aí conseguiu entender como funciona o checkout transparente do Mercado Pago? Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários que será um prazer responder.


Agora te convidamos a conhecer mais dois dos melhores aplicativos da Shopify, que vão contribuir para aumentar suas taxas de conversão:


Enquanto o primeiro tem a missão de colocar sua estratégia de recuperar boletos em prática, ao criar e automatizar o envio de mensagens de lembrete de pagamento para seus clientes seja por e-mail ou SMS, o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, tornando os produtos da sua loja mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimulando as vendas no cartão de crédito.


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo:





673 visualizações1 comentário
bottom of page