• Rodrigo Bernardes

Checkout transparente do Mercado Pago na Shopify: como funciona, instalação e vantagens

O mercado de vendas online tem crescido e se diversificado, cada vez mais ferramentas surgem para facilitar a vida do lojista e grandes marcas estão se juntando para complementar o serviço oferecido ao cliente, é o caso do checkout transparente do Mercado Pago para Shopify.


O Mercado Pago nasceu como uma modalidade de pagamento do Mercado Livre, mas atualmente não é mais restrita apenas a plataforma de marketplace, sendo possível a integração dele com o Shopify, por exemplo, para que você possa usá-lo como uma dos gateways de pagamento da Shopify.


Além disso, hoje ele também funciona como um tipo de checkout transparente.

Como funciona o checkout transparente do Mercado Pago para Shopify?

A ideia do checkout transparente do Mercado Pago para Shopify é melhorar a jornada de compra do consumidor, permitindo que o seu cliente possa finalizar a compra de maneira rápida e prática, sem precisar sair da sua loja.


Com o app integrado à sua loja virtual, o pagamento é feito em poucos passos, sendo possível, inclusive, efetuar o pagamento em apenas uma página, na qual o cliente preenche dados de entrega, como endereço, e dados de pagamento, como as informações do cartão de crédito.


Como funciona checkout transparente Mercado Pago para Shopify no Desktop

Como dissemos, para compras feitas pelo computador seu cliente terá a facilidade de finalizar toda a compra na mesma página. Após escolher seus produtos ele será redirecionado a essa página onde primeiro será pedido os dados de endereço para entrega do produto.



Após o cliente preencher o endereço (que conta com o mecanismo de preenchimento automático caso ele coloque o CEP) logo abaixo, ainda na mesma página, será solicitado que ele informe os dados de pagamento.



Aqui você terá disponível a opção de pagamento via carteira virtual do mercado pago, além de opções como:

  • cartão de crédito,

  • boleto bancário,

  • até pagamento em casas lotéricas.


Após preencher os campos de pagamento seu cliente terá apenas que conferir tudo e clicar em confirmar compra e pronto!


Logo que a compra for confirmada e aprovada, seu cliente receberá um e-mail com a confirmação, em caso de boleto receberá o mesmo na sua caixa de entrada imediatamente.



Como funciona o checkout para Mobile?

Para compras feitas via celular o processo é parecido, no entanto ele é separado em três páginas que são carregadas de uma única vez. Após o preenchimento de uma, o cliente vai avançando até finalizar a compra.



Após o preenchimento dos dados de endereço, que também tem o mecanismo de preenchimento automático digitando o CEP, o cliente segue o mesmo fluxo indo para a aba de pagamentos.



As formas de pagamento disponíveis são as mesmas tanto para Desktop quanto para Mobile.


Após o cliente escolher a modalidade que quer, ele vai para última página que trará todo o resumo da compra, dados de endereço e de pagamento para ele conferir e concluir a compra.



Por que utilizar checkout transparente do Mercado Pago na Shopify?

Bom, agora que você já entendeu como funciona o checkout transparente do Mercado Pago na Shopify, talvez você se pergunte porque deveria incluir essa ferramenta dentro do seu e-commerce.


Pois bem, o principal motivo é sem dúvida a credibilidade que o vínculo com uma marca forte como o Mercado Pago trás para você é uma das principais razões.


As pessoas no geral se sentem mais seguras ao inserir seus dados em sites que utilizam grandes marcas já conhecidas no mercado, como é o caso do Mercado Pago.


Além disso, por se tratar de um integração direta com o Shopify, é mais fácil de controlar tudo por um só lugar.


Entre as outras vantagens de escolher essa opção de checkout transparente para Shopify estão:


  • Configurações em menos de 5 minutos: se você já vende tanto com Shopify quanto com o Mercado Pago, a configuração do checkout transparente será muito simples e rápida.

  • Transações mais seguras: o aplicativo de checkout transparente do Mercado Pago conta com um sistema antifraude próprio, combinando machine learning com uma equipe de revisão manual que aumenta a segurança do sistema de pagamento.

  • Tracking de campanhas de Google e Facebook Ads: uma funcionalidade bem interessante que essa integração permite é de fazer esse tracking das suas campanhas de Google e Facebook Ads, sendo possível que sua equipe de marketing descubra quantos clientes em potencial estão chegando a partir dessas ferramentas.

  • Liberação de recebimentos no mesmo dia: através do app você recebe os pagamentos aprovados no seu site no mesmo dia, o que torna a gestão financeira bem mais controlada.

Como colocar o Checkout Transparente do Mercado Pago na Shopify?

Outra dúvida muito comum, que mete medo em lojistas virtuais, é instalar as ferramentas de pagamento e recebimento dentro da loja. É comum ter medo de alguma coisa dar errado.


Para tirar esse medo logo e te ajudar a instalar o checkout transparente do Mercado Pago na Shopify eu fiz o vídeo abaixo e compartilho agora com vocês! Confira e siga o passo a passo.



E aí conseguiu entender como funciona o checkout transparente do Mercado Pago? Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários que será um prazer responder.


Agora te convidamos a conhecer mais dois dos melhores aplicativos da Shopify, que vão contribuir para aumentar suas taxas de conversão:


Enquanto o primeiro tem a missão de colocar sua estratégia de recuperar boletos em prática, ao criar e automatizar o envio de mensagens de lembrete de pagamento para seus clientes seja por e-mail ou SMS, o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, tornando os produtos da sua loja mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimulando as vendas no cartão de crédito.


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo:




17 visualizações0 comentário