• Rodrigo Bernardes

Como cancelar minha conta na Shopify: Passo a passo + como pausar a conta

Manter um negócio online não é uma tarefa fácil, demanda bastante empenho, tempo dedicado e um certo investimento financeiro. Por isso, muitos acabam por fechar seus negócios de forma momentânea ou definitiva. Se esse é o seu caso, esperamos te ajudar com este artigo sobre como cancelar minha conta na Shopify e outras formas de pausá-la antes de tomar essa decisão definitiva.


Antes de mais nada, é óbvio que cada caso é um caso, talvez você esteja aqui porque sua loja não vai bem e você desanimou e pensa em cancelar sua conta, neste caso sugiro ver esse texto até o fim que podemos te mostrar que pode não ser necessário cancelar sua conta.


Mas pode ser que você já tenha tentado de tudo ou que não pode mais continuar com esse negócio, nesse caso traremos como cancelar minha conta na Shopify para que você possa encerrar seu e-commerce, mas antes vamos levantar alguns pontos.


Porque cancelar minha conta na Shopify pode não ser uma boa ideia?

Como dissemos anteriormente, pode ser que sua loja esteja passando por um momento ruim, mas tenha boas perspectivas e, por isso, cancelar a conta pode não ser necessário. Isso porque a Shopify te dá opções de pausar sua loja antes de cancelar.


Existem duas formas de pausa da sua loja:


  • Plano Pause and Build

  • Plano Pause

Pause and Build


Ao optar pelo plano Pause and Build você interrompe pelo tempo que quiser as atividades da sua loja, mas pode continuar trabalhando nela, por exemplo:


  • fazendo melhorias nas páginas,

  • adicionando novos produtos,

  • ajustando possíveis falhas.


Essa pode ser uma boa saída caso sua loja tenha produtos sazonais que são aqueles que têm maior saída em uma determinada época do ano. Essa opção só pode ser ativada se sua loja tiver mais de 60 dias após a avaliação de teste.


Ao utilizar o Pause and Build, o custo é reduzido para US$9 por mês e é possível acessar o admin e todas as funções ficam ativas menos o checkout.


Você poderá acessar seu perfil, os relatórios de desempenho, ver e editar sua vitrine e até receber pagamentos manuais usando rascunho de pedidos, no entanto não terá funções como:


  • checkout de vendas,

  • gerar cupom de descontos,

  • recuperação de carrinhos abandonados,

  • integrações de terceiros,

  • publicação de produtos em redes como Facebook e Google.

Plano Pause

Já no plano Pause, você pode pausar sua loja totalmente sem pagamento de mensalidade por 3 meses, no entanto você não terá acesso ao admin da sua loja durante todo esse período.


Essa opção pode ser uma boa caso você queira apostar em uma forma de levantar fundos para executar melhorias no seu site sem ter custos durante esse processo. Escolhendo essa opção os visitantes receberam uma mensagem de que o site está desativado temporariamente.


É possível fazer um formulário para cadastro dos visitantes por e-mail para que sejam avisados quando a loja retornar e para outras comunicações futuras.


Leia também: E-mail marketing na Shopify: 6 apps para fazer integração e começar a trabalhar os seus clientes


Caso queira solicitar a reabertura da loja antes dos 3 meses basta fazer seu login e escolher um dos planos da Shopify, como você pode ver são opções de como pausar sua loja na Shopify que te darão mais tempo para pensar o que fazer com seu negócio.


Se você não reabrir a loja após os 90 dias ele será automaticamente migrado para o plano Pause and Build e a taxa de 9 dólares mensais será cobrada. Esse plano também só pode ser usado para contas com mais de 60 dias após o período gratuito.


Como pausar a loja na Shopify em cada um dos planos

Plano Pause and Build

  1. Acesse sua conta e faça login como titular da loja

  2. Na página “admin” vá em configurações e depois clique em Plano e permissões

  3. Na aba Status da Loja escolha a opção Pause and Build

  4. Leia e aceite os termos e clique novamente em Pause and Build

  5. Revise as alterações no ciclo de faturamento e clique em confirmar alterações


Após esses passos sua conta estará pausada, caso a opção Plano e permissões não esteja aparecendo para você, vá em: Configurações>Plano>Pausar ou cancelar assinatura>Plano Pause and Build>Mudar para plano Pause e Build e pronto.


Plano Pause

  1. Faça login como titular da loja

  2. Vá ao admin, clique em configurações e depois em Plano e permissões

  3. Na seção Status da loja selecione pausar

  4. Revise os termos e clique em Pause

  5. Redija uma mensagem aos visitantes da sua página

  6. Clique em enviar


Caso a opção Plano e permissões não esteja aparecendo você selecionará a opção Plano, depois clique em Pausar ou cancelar minha assinatura e no plano Pausar por 90 dias. Depois é só ler as informações e confirmar.


Como excluir minha conta na Shopify?

Pode ser que pausar não seja mais uma opção e você quer saber mesmo como cancelar minha conta na Shopify e encerrar de vez a sua loja, nesse caso você não terá nenhum acesso a ela e só poderá reativá-la preenchendo novamente os dados do seu cartão de crédito.


Além disso, nenhuma loja com o mesmo domínio na Shopify não poderá ser usada, antes de mais nada confira todas as informações da loja e exporte em arquivos no formato CSV (legível para excel) para ter de backup.


Pague todas as faturas em aberto, mensalidades da própria Shopify e de apps que sejam contratados, essas assinaturas também precisam ser canceladas manualmente, senão as cobranças continuarão vindo.


Para cancelar siga esses passos:


  1. Acesse o admin da loja como titular

  2. Vá até Configurações e depois em planos e permissões

  3. Na aba status da Loja clique em vender ou fechar a loja

  4. Escolha a opção Fechar a loja e em seguida digite sua senha para confirmar

  5. Escolha um motivo para fechar a loja e pronto


Caso a opção planos e permissões não apareça para você vá em: Configurações > Plano > Cancelar ou Pausar e cancelar a assinatura > Clique em continuar > Insira a senha e clique em fechar Loja.


E aí conseguiu entender como cancelar minha conta na Shopify? Se antes você desejar dar mais uma chance para seu negócio, indicamos que assista ao vídeo abaixo e descubra como melhorar a página de venda da sua loja. Em muitos casos você só precisa de uma repaginada na sua estratégia para fazer sua loja crescer.



Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, mas a Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão. Entre eles:


O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS.


Já o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.



0 visualização0 comentário