top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Passo a passo: como cancelar minha conta na Shopify + como pausar a conta

Atualizado: 15 de ago. de 2022

A Shopify é uma das melhores e mais populares opções para loja virtual no mercado, no entanto pode não ser para você no momento. Talvez o custo-benefício não seja bom no seu caso ou o nível de complexidade seja alto para o seu conhecimento, por isso se sua dúvida é: como cancelar minha conta na Shopify, este artigo é pra você.


Lembrando que é possível pausar a loja caso você ainda não tenha certeza se de fato deseja encerrar as suas atividades na plataforma. Ao pausar, é possível retomar de onde parou caso você mude de ideia, mas existem alguns pontos para se preocupar.


O que fazer antes de cancelar?


Se você realmente deseja encerrar suas atividades na Shopify existem alguns pontos importantes que você precisa ajustar antes de cancelar sua conta.


A primeira, e que talvez te faça esperar, é que a Shopify não faz reembolso, logo se você assinou um plano não será ressarcido, por isso, faça as contas se vale ou não a pena aguardar o término do plano para encerrar seu vínculo.


Outra coisa importante de revisar antes de cancelar sua conta na Shopify são os encargos em aberto. Confira se todas as taxas e tarifas do e-commerce estão pagas para não ter problemas.


Também é necessário desinstalar todos os aplicativos e ferramentas instaladas na sua loja virtual para não continuar sendo cobrado. Cancelar a sua loja não implica cancelar automaticamente a assinatura dos aplicativos.


Se os apps também tiverem assinatura paga é possível recuperar algum valor, mas que só poderão ser utilizados dentro da loja de aplicativos, que no caso só seriam úteis se você for pausar e não cancelar a assinatura.


Por fim, você precisa transferir seus domínios personalizados. Se você está utilizando um domínio de terceiros, basta remover o domínio da sua lista de domínios dentro da Shopify, caso seja um domínio próprio ou comprado direto na Shopify, será necessário transferir o gerenciamento deste domínio para outra plataforma de hospedagem.


Como cancelar minha conta na Shopify: passo a passo


Feito todas as precauções, vamos aos passos efetivos de como cancelar minha conta na Shopify que, em si, são bem simples, mas caso você se perca pode contar com o suporte da Shopify para te auxiliar.


Um adendo importante: mesmo cancelando, a Shopify guarda sua conta por 30 dias caso você mude de ideia, no entanto neste período não será possível criar uma loja com mesmo nome, porque na prática ela ainda existe.


Se você quiser cancelar imediatamente, opte por cancelar a avaliação da Shopify e não terá mais nenhum vínculo com a empresa, seu login é desativado imediatamente.


  • Passo 1: Entre na conta como administrador e vá até a aba: Definições > Conta

  • Passo 2: Vá até a parte inferior da página de conta no painel Status da Loja e clique em "Fechar Loja"

  • Passo 3: Depois a Shopify vai abrir uma janela te indagando sobre os motivos do cancelamento, é protocolar, não dá para pular, então selecione um motivo e clique em “Fechar loja”

  • Passo 4: Ao clicar você será redirecionado a uma página de confirmação, na qual será mostrada que sua conta não existe mais e caso queira confirmar, basta tentar fazer o login novamente

Como pausar a Shopify e o que isso implica?


Agora você já sabe como cancelar sua conta na Shopify, mas e se você não tiver certeza e optar por pausa-lá, como fazer e o que isso quer dizer na prática?


Pois bem, ao selecionar a opção de pausar, sua loja continuará ativa e disponível, mas o processo de checkout fica desativado, não sendo possível realizar vendas.


A vantagem nesse caso é poder utilizar seu painel de administração mesmo com a conta pausada, e por ali gerenciar algumas coisas, no entanto você precisa pagar uma taxa mensal para “abrigar” sua loja mesmo pausada, que no geral fica na metade do preço do plano mais básico da Shopify.


Lembrando que mesmo parando e não cancelando a assinatura você precisará desinstalar todos os aplicativos com taxas e tarifas recorrentes, porque as cobranças dos aplicativos não podem ser pausadas só encerradas.


Passo a passo para pausar a conta


  • Passo 1: Faça o login na sua conta da Shopify como proprietário

  • Passo 2: Vá até a aba definições>conta

  • Passo 3: Clique em Pausar Armazenamento na seção de Status da Loja

  • Passo 4: Um janela pop-up vai surgir para confirmar a pausa, basta clicar novamente em Pausar o armazenamento e pronto


Para reativar sua conta ou cancelar de vez você precisará voltar para aba Definições > Conta e clicar em comparar planos, isso porque não será possível ativar automaticamente o plano que você estava antes.


Ou seja, será necessário configurar um novo plano e aí sim continuar ou fazer todo o passo a passo do cancelamento que descrevemos no começo.


Conseguiu entender como cancelar sua conta da Shopify? Mas, agora nos conte: porque você está pensando em colocar fim ao seu negócio online? Deixe nos comentários e quem sabe a gente possa te ajudar com uma opção menos drástica.


Sabemos que gerenciar todos os processos de um e-commerce não é nada fácil, por isso, a AppsEcommerce conta com algumas soluções que podem te ajudar bastante, como os aplicativos que vão ajudar a aumentar as taxas de conversão da sua loja e facilitar alguns processos:


O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS, evitando que você tenha que fazer toda essa comunicação manualmente. Por meio do envio dessas mensagens você aumenta suas chances de ter seu boleto pago e concluir uma venda.



O app Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.




Ficou interessado? Clique nos banners acima e conheça mais sobre as nossas soluções. Boas vendas!


7.390 visualizações3 comentários
bottom of page