top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Como fazer copy com Chat GPT: tudo o que você precisa saber sobre

Atualizado: 3 de mar.

A verdade é uma só: a produção de conteúdo nunca mais será a mesma depois do advento do Chat GPT; por isso, é importante saber usar esse recurso a seu favor, certo? Veja aqui como fazer copy com o Chat GPT e como aprimorar o texto gerado pela IA.


Vale a pena fazer copy com Chat GPT?

Sim. Fazer copy utilizando o Chat GPT tem várias vantagens. Um dos pontos fortes é que o Chat GPT consegue gerar texto coerente e criativo, sendo muito útil na criação de uma copy persuasiva para campanhas de marketing de conversão. Além disso, ele oferece ideias de temas, textos e mais.


Tudo isso economiza tempo e esforço na criação de conteúdo relevante.


No entanto, existem riscos, o Chat GPT não tem conhecimento sobre ética, legalidade ou contexto específico de uma marca, por exemplo.


Isso significa que ele pode gerar conteúdo inapropriado, desrespeitoso ou até mesmo ilegal.


Além disso, o Chat GPT pode não captar totalmente a intenção e o tom desejados, resultando em mensagens confusas ou inadequadas.


Portanto, ao entender como fazer copy com Chat GPT, é essencial sempre ter um processo de revisão humana para garantir a qualidade, precisão e a adequação do conteúdo gerado.


Veremos mais adiante no post quais cuidados para evitar esses erros.



Como fazer copy com Chat GPT? Passo a passo

Para fazer copy com o Chat GPT é preciso acessar a plataforma da OpenAi, fazer uma solicitação ao sistema confirme a sua necessidade, compartilhar instruções que vão ajudá-lo a encontrar a melhor resposta, incluindo prompts (comandos) e aguardar que o texto seja gerado automaticamente pela ferramenta.


Nesse processo, algumas dicas de como usar o chat GPT vão te ajudar a alcançar melhores resultados:


1. Familiarize-se com o Chat GPT: entenda as capacidades e limitações do modelo, explorando exemplos de textos gerados e compreendendo suas melhores aplicações;

2. Defina objetivos claros: determine o propósito da copy, identificando o público-alvo, a mensagem-chave e as metas desejadas para a peça de comunicação;

3. Forneça orientações adequadas: compartilhe instruções detalhadas e específicas sobre o tipo de copy que você deseja gerar, incluindo o tom, o estilo e os principais pontos que devem ser abordados. Aqui você pode considerar usar os melhores prompts do chat GPT para respostas ainda mais eficientes;

4. Avalie e revise os resultados: analise cuidadosamente o texto gerado pelo Chat GPT, considerando a sua relevância, clareza, persuasão e adequação ao contexto e à marca e faça revisões e ajustes conforme necessário;

5. Use dados e exemplos existentes: forneça ao Chat GPT informações relevantes, como estudos de caso, depoimentos de clientes, dados estatísticos ou exemplos de copys bem-sucedidas. Isso ajudará o modelo a gerar conteúdo mais alinhado aos seus objetivos;

6. Utilize revisão humana: embora o Chat GPT possa gerar ideias e sugestões, é essencial contar com revisão humana para garantir a qualidade, consistência e precisão da copy. Os revisores podem ajustar, aprimorar e personalizar o conteúdo gerado pelo modelo.




7 dicas para melhorar uma copy gerada pelo Chat GPT?

Entender como fazer uma copy com Chat GPT envolve uma preocupação essencial que é usar a IA como ferramenta, ou seja, ela gera a base do seu conteúdo, mas é preciso de você para tornar aquilo mais original.


Por isso, vale a pena seguir as dicas a seguir para melhorar as copys geradas por lá:


  • Personalização: faça ajustes para adaptar o copy ao contexto específico da marca, considerando o tom de voz, os valores e a identidade da empresa;

  • Simplificação: simplifique o copy, removendo palavras ou frases desnecessárias para torná-lo mais conciso e direto;

  • Ajuste de chamadas para ação: refine as chamadas para ação (CTA), tornando-as mais persuasivas e relevantes para o público-alvo;

  • Adição de elementos persuasivos: acrescente gatilhos mentais, benefícios claros e argumentos convincentes para aumentar o poder persuasivo da copy;

  • Teste e otimize: realize testes A/B com diferentes variações da copy gerado pelo Chat GPT e avalie qual gera melhores resultados, realizando ajustes;

  • Incorporação de elementos exclusivos: adicione informações exclusivas, como estatísticas, estudos de caso ou depoimentos de clientes, para tornar a copy mais autêntica e confiável;

  • Verificação de coesão e coerência: verifique se a copy possui uma estrutura lógica e coerente, garantindo que as ideias sejam apresentadas de forma organizada e compreensível.


Para encerrar esse tópico, a seguir, deixo um vídeo completo sobre como criar um copy poderosa usando o chat GPT. Vale a pena assistir para tirar dúvidas e começar a aplicar a ferramenta no seu dia a dia.


E para se tornar um especialista na ferramenta, uma qualificação completa vai te tornar um profissional ou empreendedor mais antenado e qualificado, buscado pelo mercado atual que está se adaptando a essa nova realidade, em que a IA é muito mais presente.


O Curso Mestre das IAs vai te ajudar a entender como criar renda extra e liderar negócios com as Inteligências Artificiais fazendo o trabalho por você! Tudo isso através de conhecimentos adquiridos sobre Chat GPT e outras IAS que estão bombando no mercado.


Veja quem são as feras que vão te ajudar a entender tudo sobre as IAS:


Tainara Schmidt

  • Especialista em marketing com habilidades em tráfego orgânico, criação de conteúdo, estratégias de marketing digital de curto e longo prazo.

  • Apresentadora no canal do YouTube "Negócios em Mente" em que são abordados e ensinados temas como empreendedorismo, negócios e inteligência artificial, em especial o Chat GPT.

  • Sua experiência de crescimento pessoal e profissional envolveu uma viagem de um ano pela Europa, onde visitou 10 países, e em que expandiu sua visão de marketing.

Rodrigo Bernardes

  • Mais de 10 anos de experiência com Marketing e Negócios. Conquistando feitos como:

  • Trabalhou por 4 anos com o 2º maior YouTuber dos Estados Unidos, o Dhar Mann.

  • Criou 2 dos primeiros APPS da Shopify no Brasil.

  • Criou uma das primeiras Consultorias em Otimização de Conversão (CRO) do Brasil. Analisando mais de 62 tipos de negócios diferentes.

  • Conquistou sua liberdade Geográfica, mora atualmente em Portugal e possui diversos negócios online.

Além disso, o curso ainda traz conhecimentos, dicas e técnicas úteis sobre marketing, negócios, copy e muito mais! Faça parte da revolução, se torne um mestre das IAs!


A maioria das pessoas tem resultados abaixo da média no ChatGPT porque não estão usando os prompts corretos. Com o Mestre dos Prompts você desbloqueia todo o potencial de IAs como o ChatGPT e alcança resultados 10 vezes melhores. São mais de 12 mil prompts separados por categorias, clique para conferir:



Obs: Se você é aluno do curso Mestre das IAs você ganha o pacote acima de +12.000 prompts 100% grátis! Conheça o curso Mestre das IAs aqui

907 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page