• Rodrigo Bernardes

[Guia] Aprenda como instalar o Pixel do Facebook na Shopify | Passo a passo

Aprender como instalar o Pixel do Facebook na Shopify é importantíssimo para que você tenha mais informações sobre os visitantes da sua loja virtual.


Com o Pixel você poderá monitorar os usuários que acessam suas páginas e otimizar seus anúncios, personalizando-os com base nas informações que você conseguiu sobre os visitantes.


O Pixel é uma das melhores ferramentas que o Facebook disponibilizou para seus anunciantes, proporcionando melhores resultados em suas campanhas de Ads e, sem dúvida, garantindo eficiência em seus gastos com anúncios.


Não é todo mundo que sabe como instalar o Pixel do Facebook na Shopify, e é por isso que trouxemos este conteúdo. Para te ajudar com um passo a passo bem simples.


E para sua leitura ficar ainda mais fácil, dividimos este guia da seguinte maneira


  • Criando o seu Pixel no Facebook

  • Instalando o Pixel do Facebook na Shopify

  • Para que utilizar o seu Pixel do Facebook?

  • Como faço para excluir um Pixel do Facebook

Vamos então, ao que interessa!


Passo a passo de como instalar o Pixel do Facebook na Shopify

Criando o seu Pixel no Facebook

Criar um Pixel no Facebook é muito fácil e você não precisa ficar restrito a apenas um. é isso mesmo, você pode instalar mais de um Pixel, nas páginas que achar interessante monitorar.


Mas vamos ao passo a passo de como criar Pixel no Facebook:

1° passo: Entrar em seu gerenciador de anúncios do Facebook

Entre no Gerenciador de Negócios da página de sua loja no Facebook, pois é lá que você criará o seu Pixel.

2° passo: Entre na opção Pixel

Dentro do menu do Gerenciador de Negócios é só procurar pela opção Pixels, como na imagem abaixo:


3° passo: Criar o seu Pixel

Agora basta clicar no botão Criar um Pixel, como na imagem abaixo:



Escolher um nome para esse Pixel e adicionar a URL de sua loja.



Assim que você clicar em criar, será gerado um número identificador de seu Pixel.



É com esse número que você irá fazer a identificação do seu Pixel dentro de sua loja no Shopify.


Instalando o Pixel do Facebook na Shopify

Agora vamos ver como instalar o Pixel do Facebook na Shopify.


Como você está vendo, o processo é bem simples e agora basta adicionar o número do seu Pixel na página de sua loja.


Como o Shopify possui integração com o Facebook, basta entrar na página de configurações de sua loja, clicar em preferências e adicionar o número no campo específico, assim como na imagem abaixo.



E pronto! Seu Pixel do Facebook está instalado na página de sua loja.


Leia também: 7 melhores aplicativos Shopify que vão ajudar a aumentar as taxas de conversão da sua loja


Para que utilizar o seu Pixel do Facebook?

Agora que você aprendeu como instalar o pixel do Facebook na Shopify, vamos ver tudo aquilo que você pode fazer com ele.


Com o Pixel você assegura que está atingindo diretamente o alvo escolhido em sua campanha de anúncios dentro do Facebook Ads, além de mensurar todos os dados referentes ao desempenho delas.


E quanto mais você acerta o público alvo desejado, mais eficiente é sua campanha, consequentemente, mais barato fica seu anúncio.


Você pode utilizar o Pixel de diversas formas, entre as principais estão:


  • Identificar os visitantes de sua página: Basta que um visitante entre na página onde você colocou o seu Pixel para que ele seja monitorado. Nesse momento você já consegue traçar um perfil. Seja ele para saber de onde vem esse usuário, qual dispositivo ele usa para acessar sua página, horários de acesso e mais. O Facebook não te dará informações individuais dos visitantes de seu site, mas sim de grupos que podem ser segmentados. São diversas informações, e todas podem te ajudar de alguma forma, na leitura de seu público.

  • Criar públicos personalizados: Com base em todas as informações que o Pixel coletar, você será capaz de criar públicos personalizados e direcionar suas campanhas para cada um deles. Criar anúncios personalizados para cada grupo específico vai te ajudar a se comunicar melhor com cada um deles. Fazendo o direcionamento correto de acordo com as características de cada grupo.

  • Conversões personalizadas: Com o Pixel instalado você pode configurá-lo para monitorar as ações de seus visitantes em suas páginas de conversão. Com ele você pode monitorar diversas ações como: produtos adicionados ao carrinho, produtos adicionados à lista de desejo, compras entre diversas outras opções.

  • Criação de eventos: o Facebook te permite criar muitos eventos com o Pixel, e eles vão te ajudar a entender ainda mais o comportamento de seus visitantes em sua loja. Os eventos podem ser os mais diversos, como: seu cliente fazendo uma pesquisa dentro de seus site, iniciar o processo de checkout, finalizar compras e muito mais. Tudo isso te ajuda a traçar análises ainda mais precisas sobre os visitantes de sua página.

  • Anúncios dinâmicos: A partir do Pixel que você instalou em sua loja você será capaz de criar anúncios dinâmicos colocando exatamente aqueles produtos que o usuários estava procurando, na frente dele, dentro do Facebook. Este é um processo automatizado que irá mostrar anúncios personalizados diretamente para aquela pessoa que viu algum produto em seu site.

  • Análise de funil de vendas: Ao fazer todo o monitoramento de seus visitantes você será capaz de identificar os passos deles em sua loja. Dessa forma você poderá ver até que ponto do processo de compra seus clientes estão indo e como está sua taxa de conversão. A partir daí você saberá onde concentrar seus esforços e facilitar a jornada de seu cliente pelo funil de vendas.

Leia também: Produtos vencedores Shopify: o que são e como encontrar?


Como faço para excluir um Pixel do Facebook

Não é possível excluir um Pixel do Facebook. A partir do momento que ele foi criado, ele ficará lá disponível sempre que você quiser utilizá-lo.


O que não significa que você não possa tirá-lo de sua loja. A partir do momento que você tira ele de sua loja, ele vai parar de mensurar os resultados e se tornará apenas um Pixel sem atividade no Facebook.


Se um Pixel do Facebook ficar desativado por mais de 365 dias (1 ano), você perderá todos os dados coletados por ele. Podendo, assim, reutilizá-lo como se fosse um novo Pixel.


Pronto para colher os benefícios do Pixel do Facebook?

Aprender como instalar o Pixel do Facebook na Shopify foi fácil, não é mesmo?! Agora é hora de usar todo o poder que essa ferramenta possui e aumentar ainda mais as vendas de sua loja.


Como forma de estimular os visitantes da sua loja a comprarem, você pode usar outros aplicativos da Shopify, que vão ajudar a aumentar as taxas de conversão, entre eles:

Enquanto o primeiro te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas, o segundo ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.


Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!