• Rodrigo Bernardes

Como recuperar boletos na Shopify: apps para melhores taxas de conversão

Atualizado: Out 17

Sua loja faz muitas vendas por boleto? Qual a taxa de não pagamento? Aprenda aqui como recuperar boletos na Shopify.


O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais usadas por consumidores brasileiros. Uma das razões para isso é que cerca de 45 milhões de brasileiros não possuem conta em banco e, consequentemente, não possuem cartão de crédito ou débito.


Além disso, a opção de boleto também é muito escolhida por pessoas que não sentem segurança de fazer compras no cartão de crédito em sites que ainda não conhecem ou que, por diversos motivos, não podem realizar compras por cartão de crédito.


De maneira geral, oferecer um leque amplo de opções de pagamento é uma das formas de gerar mais vendas, porque não limita o cliente e atende a diferentes necessidades.


O boleto também é uma forma segura de venda para o lojista, que fica livre de compras fraudulentas. Entretanto, o índice de desistência de pagamento por boleto pode alcançar uma média de 30% ou 40% das vendas, o que impacta diretamente o orçamento das lojas virtuais.


Por isso, encontrar uma solução que te ajude a recuperar boletos pode impulsionar suas vendas.


Como recuperar boletos na Shopify?


A Shopify é uma das principais plataformas de e-commerce do mundo e grande parte desse sucesso vem da possibilidade que o empreendedor tem de instalar aplicativos e realizar integrações que personalizam a loja e tornam a gestão estratégica de vendas mais fácil.


No que diz respeito à recuperar boletos na Shopify, a loja de apps oferece como solução o Boleto Recovery, um aplicativo que cria um relacionamento entre empresa e cliente, de maneira a estimular a concretização do pagamento do boleto e aumentar as taxas de conversão de vendas.

Entre os benefícios do app para recuperar boletos na Shopify estão:


  • aumentar a taxa de conversão de vendas,

  • ampliar o retorno sobre investimento feito em campanhas de marketing, como anúncios no Google Ads e redes sociais,

  • redução do tempo que você e sua equipe investem na recuperação de boletos,

  • realização automática da gestão de recuperação de boletos junto aos clientes.


Entre as principais funcionalidades do app para recuperar boletos na Shopify estão:


  • enviar até 3 mensagens para clientes por SMS ou e-mail, com estímulo ao pagamento do boleto,

  • personalização das mensagens,

  • programação das datas para envio das mensagens (por exemplo, 1 hora após a emissão do boleto, 24 horas, 3 dias depois),

  • envio automático das mensagens de acordo com a programação padrão definida pelo lojista,

  • sistema inteligente que suspende o envio das mensagens assim que o pagamento é confirmado,

  • suporte de diversos gateways de pagamento e checkouts,

  • suporte da equipe desenvolvedora do app.



Essa é uma forma prática de como recuperar boletos da sua loja Shopify. Mas quanto custa? O app oferece 15 dias grátis e planos a partir de $14.99/mês.


Para aprender a configurar o app em seu e-commerce e começar a recuperar boletos Shopify, confira o tutorial abaixo.




Leia também: Sua loja Shopify tem muitas vendas por boleto? Saiba o que pode ser e o que você pode fazer


Como otimizar as vendas da sua loja Shopify?


Depois de todo o trabalho e investimento financeiro feito para atrair visitantes e fazê-los montar um carrinho de compras, não fazer a venda é realmente frustrante. E isso acontece com todos os meios de pagamento, não apenas o boleto bancário.


De acordo com o E-Commerce Radar a taxa de abandono de carrinhos no Brasil é de 82%. Existem muitas razões para isso, entre as principais causas estão:


  • frete muito alto,

  • necessidade de cadastros,

  • checkout longo e complicado,

  • erros do site,

  • opções de pagamento insuficientes.


Além disso, é comum que um cliente inicie um processo de compra e precise interrompê-lo por razões diversas e acabe esquecendo de voltar.


No caso das compras por boleto, entre as principais razões para o não pagamento estão:


  • esquecimento,

  • ainda está no processo de pesquisa mas quer garantir estoque e preço do produto emitindo o boleto,

  • dificuldade de acesso ao boleto e integração com o app de pagamento do banco,

  • desconfiança do não recebimento do produto (ocorre principalmente quando o cliente ainda não conhece a loja),

  • compras feitas por impulso.


Entretanto, aquele usuário que chegou até o carrinho de compras está em etapas muito promissoras do funil de vendas e de todo o processo de compras, por isso, sua equipe deve se dedicar a converter esse lead.


A boa notícia é que estratégias para recuperar carrinhos abandonados aumentam as vendas em até 71%. Isso quer dizer que seu esforço valerá a pena nessa etapa final para converter um usuário em cliente.


Mas, o que fazer para reduzir o volume de carrinhos abandonados e recuperar boletos na Shopify? Conheça uma lista de estratégias que vão ajudar na conversão de vendas da sua loja virtual:


  • garanta que seu site tenha boa velocidade de carregamento,

  • inclua um checkout transparente simples,

  • analise o processo de conclusão da compra,

  • ofereça variedade de opções de pagamento,

  • considere oferecer frete grátis,

  • inclua insígnias de segurança no site para oferecer maior confiança ao cliente (invista em recursos de segurança como criptografia de senha e certificados SSL,

  • garanta uma experiência de compra de qualidade para dispositivos mobile,

  • invista em apps que auxiliem a recuperação de carrinhos e boletos, como o Boleto Recovery.


Como você viu ao longo deste artigo, recuperar boletos na Shopify é mais fácil quando você conta com o apoio das ferramentas certas, como o app de recuperação de boletos. Por isso, ao criar e otimizar sua loja, tenha certeza de ter ao seu lado bons softwares e aplicativos, que ajudem na otimização do trabalho e das conversões.


Quer continuar otimizando sua loja na Shopify? Então confira nosso artigo, “Melhores‌ ‌aplicativos‌ ‌Shopify:‌ ‌7‌ ‌apps‌ ‌para‌ ‌gerar‌ ‌+‌ ‌conversões‌ e conheça uma série de sistemas que podem tornar sua loja mais eficiente, sua gestão mais simples e aumentar suas vendas.



Espero ter te ajudado e, se ainda tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo e-mail contato@appsecommerce.com.br ou deixe a sua dúvida nos comentários :)


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