• Rodrigo Bernardes

Cross Sell e Up Sell no e-commerce: o que é, quais benefícios, como fazer e quais aplicativos usar?

Atualizado: Ago 25

Com um mercado cada vez mais competitivo, se destacar é sempre um desafio, é preciso estar atento às formas de aproveitar melhor o potencial de cada cliente que chega até a sua loja virtual. Para isso, usar cross sell e up sell para e-commerce é uma das estratégias mais eficazes. Veja este artigo até o final e veja o que é cross sell e up sell para ecommerce e como fazer na sua loja virtual.


Tanto cross sell como up sell para ecommerce são técnicas que visam estimular seu cliente a continuar comprando em sua loja e tentar a tão almejada fidelização de clientes, que vai fazer com que você tenha vendas recorrentes do mesmo cliente.


Além disso, o cross sell e up sell para ecommerce também contribuem para ampliar o ticket médio do negócio, fazendo com que você aproveite melhor o custo de aquisição do cliente.

O que é Cross Sell?

O Cross Sell também é conhecido como venda cruzada, mas não a que é proibida no Brasil (essa se chama venda casada). O modelo consiste em oferecer produtos complementares ou relacionados aos pesquisados ou adquiridos pelo seu cliente. Mas, não é obrigatória a compra desse produto adicional, para que o cliente possa levar a oferta original.


Além de motivar que o consumidor compre mais, ao utilizar de forma estratégica isso pode proporcionar ao cliente uma experiência de compra mais completa, gerando maior satisfação do cliente e, por fim, contribuindo para sua volta.


Para entender melhor do que se trata, pense em uma loja de produtos automotivos. Quando um cliente realiza uma pesquisa por uma determinada peça, junto com o resultado da peça que ele está procurando, irá aparecer para você vários produtos relacionados como pneus, amortecedores e lanternas daquela mesma marca, isso que aparece para você é o Cross Sell.




O que é Up Sell?


O Up sell está relacionado a melhorias ou upgrades oferecidos aos clientes no momento em que eles estão finalizando um pedido. Também é uma forma de aumentar o ticket médio oferecendo um produto mais completo e mais caro ao seu consumidor.


Uma estratégia muito comum em sites de viagens, por exemplo, ao pesquisar um pacote de viagens, por exemplo, é muito comum aparecer preços de pacotes com mais dias.


Como fazer Cross Sell e Up Sell para e-commerce?

As metodologias de cross sell e up sell para e-commerce tem muito a oferecer ao seu negócio virtual, no entanto é preciso saber utilizar para não parecer nada forçado ou sem critério, do contrário podem ter o efeito de afastar e irritar seu cliente.


O Cross Sell é uma ação que precisa ser pensada, os produtos que forem oferecidos precisam realmente fazer sentido de serem ofertados ao seu cliente, junto com o produto inicialmente pesquisado pelo consumidor.

Traçar uma estratégia é fundamental para aumentar as chances do cliente se encantar e comprar mais de você.


Além da relação clara entre os itens, é preciso gerar no consumidor uma sensação de “vantagem” ao optar pelo combo ao invés de um produto apenas. Você pode oferecer um desconto ou mesmo frete grátis.


Observe a estratégia de cross sell usada no site da Amazon.



Já no caso do Upsell é preciso respeitar a vontade do cliente, se ele já viu a possibilidade de upgrade algumas vezes e nem cogitou fazer essa compra, não force ou ele pode preferir desistir de tudo.


É necessário nesse caso, mostrar as opções ao cliente e avaliar no comportamento dele e qual momento pode ser mais propício para oferecer um cupom ou uma condição exclusiva, por exemplo, ou mesmo aguardar que o próprio retorne em busca desse upgrade.


Para fazer de forma automatizada cross sell e up sell para ecommerce será necessário o uso de aplicativos onde você irá programar os produtos oferecidos como complementares para Cross Sell e os upgrades possíveis para Upsell, sempre com estratégia!


Apps que permitem e facilitam a estratégia de cross sell e up sell para ecommerce


Vamos utilizar como base a Shopify, uma das plataformas mais usadas e com uma loja de aplicativos que permitem uma integração direta ao e-commerce.


ReConvert Upsell e Cross Sell

Se você busca fazer cross sell e up sell para e-commerce precisa conhecer o ReConvert, um dos apps da Shopify do ramo com mais downloads na loja de aplicativos e nota máxima de avaliação pelos usuários.


Com um plano gratuito de 30 dias, o app possui um painel bem intuitivo possibilitando que você inclua Upsell e Cross Sell com apenas alguns cliques.


Além disso, ele também oferece um painel de acompanhamento e relatório para que você possa avaliar quais estratégias estão apresentando bons resultados.


Zoorix - Up Sell e Cross Sell

Outra boa opção para quem busca cross sell e up sell para e-commerce é o Zoorix, ele oferece a possibilidade de apresentar as opções de upgrade ao cliente dentro do carrinho de compras, além de outros campos onde também é possível utilizá-lo.


Também possui uma versão de teste de 30 dias e possui uma opção de automatizar cupons de desconto em determinadas situações.


Além disso, o app ainda permite a criação de combos em produtos variados, o que aumenta as opções para que o próprio cliente monte seu combo personalizado, fazendo cross sell e up sell “por conta própria”.


Honeycomb

Por fim, o Honeycomb oferece como grande diferencial uma forma de realizar Cross Sell e Up Sell baseada em um funil, desta forma quanto mais o cliente pesquisar, visitar o site e comprar, mais o app oferece produtos e upgrades de uma forma personalizada e com uma abordagem baseada no nível de interesse.


Esses funis podem ser personalizados por você sendo possível incrementar algumas condições para a oferta de novos produtos e Upgrades de acordo com a sua estratégia, além disso possui um plano gratuito.


E aí conseguiu entender como fazer Cross Sell e Up sell para ecommerce?


Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, mas a Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar, principalmente no que diz respeito às taxas de conversão! Entre eles:


O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS.


Já o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.


O app ShopLinks ajuda sua loja a encontrar influenciadores e afiliados alinhados ao seu negócio, estabelecer uma parceria, além de permitir que você gere links e cupons para vender com influenciadores e facilitar o acompanhamento de métricas de cada influenciador da sua base.


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.





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