• Rodrigo Bernardes

O que é Shopify? Saiba tudo sobre essa plataforma de e-commerce

Atualizado: Mai 8

Investir em um negócio online sempre gera um monte de dúvidas e uma das mais comuns é sobre qual a melhor plataforma para começar? Uma das marcas mais populares e conhecidas é a Shopify, mas o que é Shopify e o que ela oferece de recursos? Se essa é sua dúvida, este artigo é para você!


Uma das maiores preocupações de quem está começando no comércio virtual, é escolher uma plataforma de e-commerce que seja o mais simples e funcional possível, mas equipada de recursos e bonita ao mesmo tempo.


Além disso, estruturar o site, cuidar de estoque, logística, opções de formas de pagamento, dentre outras coisas fazem parte dessa lista de afazeres.


Nesse contexto, é normal que novos empreendedores busquem dar preferência a plataformas mais populares e conhecidas e com o manuseio mais facilitado.


É nessa esteira que a Shopify é sem dúvida um nome que vem à cabeça, mas você sabe o que é Shopify? Quais suas principais funcionalidades e utilidades?


O que é a Shopify?

Essa plataforma é uma das pioneiras em construção mais simplificada de e-commerce.


Há 20 anos atrás, vender online através de uma loja virtual completa e independente não era uma tarefa simples, a maioria preferia anunciar em sites como eBay ou Mercado Livre por exemplo.


Mesmo quem insistia em ter seu próprio site de vendas esbarrava em limitações da época ou em altos valores de taxas que só compensavam se você vendesse muito.


Os próprios consumidores ainda eram muito resistentes em compras online além do fato de que nessa época, ter internet era algo para poucos.


Em 2004, os canadenses Tobias Lütke, Daniel Weinand e Scott Lake estavam nessa luta de tentar vender online e fazer vingar sua loja de Snowboard, mas as opções de plataformas disponíveis na época os impedia de alcançar o que queriam, foi aí que eles decidiram criar eles mesmo uma plataforma para suprir as necessidades que tinham.


Após o desenvolvimento do site as coisas mudaram e ao invés de apenas vender equipamentos para Snowboard eles viram uma oportunidade de proporcionar um facilitador para quem quisesse, assim como eles, abrir seu negócio online.


Dessa forma, eles passaram a vender a tecnologia criada para a construção de um e-commerce.


Nesse novo negócio foram incluídas diversas funções que antes teriam de ser feitas com outras ferramentas dentro de um grande gestor/criador de e-commerce.


Com esse novo produto, seria possível:


  • desenvolver o layout da loja,

  • gerenciar estoque,

  • processar pagamentos, e muito mais, com tudo integrado.


Hoje a empresa, conhecida como Shopify, tem mais de 500 mil lojas ativas e movimenta mais de US$40 bilhões em vendas, sendo um dos grandes nomes mundiais quando o assunto é plataforma de e-commerce.


Como funciona a Shopify?

Agora que você já sabe o que é Shopify e como ela se tornou essa plataforma conhecida no mundo todo, é preciso entender como ela opera.


Dentro da plataforma de criação e gestão de e-commerce é possível administrar todas as tarefas de uma loja virtual, desde o layout até o controle de estoque, por exemplo.


Você tem uma boa variedade de funções que são disponibilizadas desde os planos mais simples, tendo boas opções de templates prontos para personalizar seu site, fluxo para acompanhar o andamento dos pedidos e todos os tipos de gerenciamento de uma loja virtual, a partir de uma mesma interface.


O melhor de tudo é que a montagem do layout do site é bem simples mesmo para os mais leigos, bem no esquema de arrastar e soltar e independe do tipo de produto que você vende.


Basta escolher as opções de design que mais se encaixarem com seu público-alvo e ramo de atuação.


O plano mais barato custa US $29. Além dele, a Shopify aplica uma taxa de 2% em todas as vendas feitas pelo seu e-commerce.


Essa tarifa decai de acordo com o plano escolhido, sendo o plano mais caro, US $299 cobra taxas de 1 e 0,5% e coloca mais ferramentas à disposição.


Escolhido o plano e o layout do site, você poderá cadastrar seus produtos no site, sejam produtos que você tenha em estoque ou aprendendo como funciona dropshipping na Shopify.


É possível também fazer integração com redes sociais e Google Analytics.


Isso sem contar nas diversas possibilidades de personalização e funcionalidades que você encontra na loja de aplicativos da Shopify, este talvez seja um dos grandes diferenciais da plataforma.


Cada app possui uma funcionalidade ou upgrade de um serviço para aprimorar o seu e-commerce, que vão desde aplicativos de apps de chat para Shopify e apps de rastreio de pedidos, quanto apps de AMP na Shopify e de SEO, que melhoram a performance da sua loja virtual no Google.


Isso sem contar nos aplicativos para recuperar boletos e apps para mostrar parcelamento na Shopify, importantes para aumentar as taxas de conversão da sua loja.




Existem uma infinidade de aplicativos e cada tipo de negócio terá um conjunto de apps mais interessante, no entanto fizemos um artigo “7 melhores aplicativos Shopify que vão ajudar a aumentar as taxas de conversão da sua loja”, e esperamos que ele te ajude.


Prós e Contras da Shopify

Como todo produto ou serviço a Shopify tem suas vantagens e desvantagens e só é possível entender de fato o que é Shopify levantando os pontos positivos e negativos dessa plataforma.


Vantagens

  • Manuseio simples

Como já dissemos, a Shopify possui uma interface intuitiva e bem simples de se operar, o que facilita para quem está começando um negócio virtual. Escolhendo essa plataforma seu site pode estar pronto em alguns minutos.

  • Design Responsivo

Todas as versões de sites criadas na Shopify apresentam design responsivo, isso quer dizer que independente do dispositivo que seu e-commerce for acessado (Smartphone, Desktop, Tablet) ele será adequado ao formato, com isso seu site fica sem restrição de acesso.

  • Gerenciamento de estoque

Outra vantagem quando se descobre o que é Shopify é a ferramenta de controle de estoque, que conta até com aplicativo próprio para você acompanhar de onde estiver e atualizado em tempo real.


Desvantagem

  • Preço em Dólar

Como o preço é em Dólar, se o dólar está mais caro o preço da ferramenta também sobe. Mas mesmo assim ainda é um valor interessante para tudo que oferece. E se o Dólar ficar mais barato ao mesmo tempo o preço também diminuiria.


Atenção

  • Necessidade de Nome de Domínio

Dentro da Shopify, assim como nas demais plataformas de construção de e-commerce, é preciso contratar um domínio próprio, personalizado. Colocamos aqui como um ponto de atenção, e não como um ponto contra ou a favor, por que essa é uma necessidade em comum com outros canais de e-commerce.


É necessário contratar um nome de domínio por eles ou por fora, caso contrário seu site ficará com um ".myshopify.com" no final, que é um domínio padrão que oferecem para todos os clientes. Mas o preço de um nome de domínio é bem barato, cerca de R$ 40 por anos, e fácil de configurar.


E aí conseguiu entender o que é Shopify? Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, mas a Apps Ecommerce possui algumas opções de aplicativos integrados à Shopify que podem te ajudar. Entre eles:

O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS.


Já o app de Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.


Conheça mais sobre cada um deles clicando nos banners abaixo.



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