• Rodrigo Bernardes

Como mostrar parcelamento na Shopify: passo a passo com dica de app e benefícios

Atualizado: Ago 20

Mostrar o parcelamento na Shopify é uma das formas de estimular seu cliente a realizar uma compra, garantindo transparência, tornando o produto mais acessível, estimulando o aumento do ticket médio do cliente e mais. Sim, mostrar o parcelamento na Shopify tem todo esse poder.


É provável que você já saiba que oferecer a opção de parcelamento de compra traz muitos benefícios para sua loja virtual, isso porque permite que mais pessoas, que não teriam como fazer a compra do seu produto à vista, possam adquiri-lo com facilidade.


Além disso, o parcelamento permite que o cliente compre mais, o que gera aumento do ticket médio e, consequentemente, do faturamento da empresa.


Uma pesquisa da NeoTrust, Conmpre&Confie e E-commerce Brasil mostrou que as compras parceladas em quatro vezes ou mais possuem o ticket médio mais elevado que compras à vista ou com parcelamento de 2 ou 3 vezes.


Ao mostrar o parcelamento na Shopify você convence o cliente de que o valor da parcela cabe no bolso dele e que é possível, inclusive, comprar mais produtos ou até optar por um produto melhor, ajudando também na estratégia de upsell e cross sell.


Mesmo com a taxa cobrada pelo cartão para a realização de transações, estimular a compra parcelada e mesmo a compra por cartão de crédito é uma boa estratégia para garantir que o cliente não vai desistir de realizar a transação.


Isso porque as taxas de desistência de pagamento de boleto são bastante altas, com uma média de 30% a 40%. Ou seja, a cada 10 boletos emitidos pela sua loja, 4, provavelmente, não serão pagos.


Existem muitos motivos para isso, e você pode se aprofundar sobre o tema no artigo, Como converter boletos na Shopify: principais caminhos e aplicativos”.



Entretanto, neste artigo, importa que você saiba que tentar fazer o cliente realizar o pagamento na hora, por meio do cartão, pode ser a saída mais simples para aumentar as suas taxas de conversão. E mostrar o parcelamento Shopify vai te ajudar a alcançar esse objetivo.


Mas, como? Continue lendo e descubra!

Como mostrar parcelamento na Shopify?

Antes de mais nada é importante que você saiba que os gateways de pagamento da Shopify, ou melhor, suportados pela Shopify, apenas processam o pagamento de acordo com o que você como lojista definiu como regra e com a opção que o comprador escolheu.


Se um cliente escolhe pagar um produto em 12 vezes, o gateway permite que isso aconteça, entretanto, ele não mostra para o consumidor qual é o valor de cada parcela e qual é o valor total, com ou sem juros, desta compra.


Dessa forma, para que o cliente possa ver qual será o valor de cada parcela e qual é o valor total da compra, você vai precisar instalar na sua loja um app que vai mostrar o parcelamento na Shopify, para isso você pode acessar o aplicativo: Parcelamento ‑ Installments.


Esse é um app que você encontra na loja oficial de aplicativos da Shopify. Basta clicar no APP Parcelamento Installments e instalar. Não será necessário o apoio de um profissional de TI ou desenvolvedor, você mesmo pode fazer tudo.


Mas, atenção, esse aplicativo não substitui um gateway de pagamento, ao contrário, eles trabalham juntos.

Então, o passo a passo para mostrar parcelamento na Shopify é:

  1. escolha entre as opções de gateway de pagamento da Shopify,

  2. configure e cadastre as opções e regras de parcelamento da sua loja no sistema,

  3. Instale o app de parcelamento da Shopify que mostra o valor das parcelas e o valor total para o cliente.


Com a instalação, todas as vezes que um cliente acessar a página do seu produto ele verá:


  • o preço a vista,

  • o número de parcelas e o valor de cada uma,

  • opções com ou sem juros.


Observe na imagem abaixo um exemplo de como fica a apresentação do preço na página do produto e qual é o resultado de seguir o passo a passo de como colocar parcelamento na Shopify.


Dessa forma, podemos destacar entre os benefícios de mostrar o parcelamento no Shopify:


  • aumentar as chances de venda, já que o seu cliente entenderá claramente que sua loja oferece parcelamento,

  • o preço dos produtos parecerá menor e os valores mais acessíveis em comparação com o pagamento à vista,

  • atender a demanda do cliente pela opção de pagamento parcelado, em especial na compra de produtos mais caros,

  • ampliar o ticket médio da loja,

  • estabelecer uma melhor experiência de compra para o cliente,

  • contribui para a transparência do checkout.


Leia também: Checkout transparente Shopify: quais são suportados?


Uma das principais preocupações dos donos de lojas virtuais é garantir uma boa experiência de pagamento para o cliente.


Essa etapa, na qual o cliente está a um passo de fazer uma compra, é muito delicada e precisa oferecer todas as facilidades possíveis, eliminando qualquer dúvida que o cliente possa ter e o faça desistir de realizar o pagamento.


É importante reforçar, entretanto, que o app não realiza transações, ele apenas mostra o valor parcelado dos produtos da sua loja e seu valor total. Por isso, é necessário que você escolha um gateway de pagamento também compatível com a Shopify e com o aplicativo, sendo eles:


  • Parcelamento sem juros: compatível com todos os gateways/provedores de pagamento da Shopify,

  • Parcelamento com juros: compatível com Mercado Pago, PagSeguro e CloudFox,

  • Parcelamento personalizado: caso seu gateway não se encaixe ns opções acima, você tem a opção de inserir manualmente os cálculo de juros no aplicativo.

No APP Parcelamento Installments você também pode editar e escolher o texto que vai aparecer no seu site, customizando o design quanto a cor, o tamanho da fonte, usar negrito, sublinhado, etc.

Para conhecer mais sobre o APP Parcelamento Installments indicamos que assista ao vídeo abaixo e acesse nossa página na Shopify.


Espero ter ajudado e que agora você já saiba como mostrar parcelamento na Shopify. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo e-mail contato@appsecommerce.com.br ou deixe a sua pergunta nos comentários :)

Até breve,

Rodrigo





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