Uma das dúvidas comuns de empreendedores que possuem uma loja virtual é: como colocar parcelamento na Shopify. O processo é bastante simples, mas exige uma certa atenção na hora de organizar esse método de pagamento dentro do e-commerce.
Neste artigo, vamos apresentar um passo a passo prático de como colocar parcelamento na Shopify, além de compartilhar algumas dicas de como aproveitar melhor o retorno que esse tipo de venda pode trazer para a sua empresa como:
aumento do ticket médio das vendas,
estimulo à venda por cartão de crédito,
aumento da base de clientes ao tornar o produto mais acessível,
gerar mais confiança do cliente em relação a sua oferta.
O parcelamento de compras faz parte da realidade do comércio físico e eletrônico no Brasil. Trata-se de um comportamento do consumidor ao qual as lojas precisam se adaptar se desejarem manter a competitividade no mercado.
Se por um lado as vendas parceladas fazem com que você lojista receba o valor de uma compra aos poucos, mês a mês, existem boas razões para oferecer essa opção de pagamento, entre elas a possibilidade de fazer vendas com maiores tickets médios.
Pelo menos é isso que uma pesquisa feita em parceria entre a NeoTrust, Conmpre&Confie e E-commerce Brasil mostrou ao identificar que as compras parceladas em quatro vezes ou mais possuem o ticket médio mais elevado que compras à vista ou com parcelamento de 2 ou 3 vezes.
Fonte: E-commerce Brasil
Mas, afinal, como colocar parcelamento na Shopify? O passo a passo é mais simples do que você imagina! Acompanhe.
Como colocar parcelamento na Shopify?
Tudo o que está relacionado a transação de vendas passa por um gateway de pagamento. Logo, o parcelamento também.
Isso quer dizer que o primeiro passo para colocar parcelamento na Shopify é escolher entre um dos gateways de pagamento da Shopify, ou melhor, que a Shopify suporta. Entre eles estão os principais sistemas de todo o e-commerce nacional, como:
EBANX Payments in Latin America
Wirecard/Moip
Mercado Pago
PagBrasil
PagSeguro
PayPal Express Checkout e muitos outros.
Aqui vale uma observação: gateway de pagamento e checkout transparente trabalham juntos, mas não são a mesma coisa.
É preciso escolher um gateway de pagamento que suporte o checkout transparente que deseja adotar.
Por exemplo, entre os gateways temos: MercadoPago, PagSeguro e Wirecard/Moip.
Entre as opções de checkout transparente da Shopify estão:
Gateways com checkouts transparentes podem ser integrados, por exemplo:
Mercado Pago + Yampi;
Mercado Pago + CartX;
Mercado Pago + Samurai Experts;
Mercado Pago + Digital Manager Guru;
Mercado Pago + Mercado Pago Checkout Transparente;
Wirecard/Moip + Samurai Experts.
O processamento do parcelamento de uma compra, entretanto, está diretamente relacionado ao gateway de pagamento, apenas. Você deve configurar dentro deste sistema as opções de parcelamento que deseja oferecer.
Entretanto, o gateway de pagamento só faz o processamento do pagamento parcelado, por isso, ao aprender como colocar parcelamento na Shopify é indispensável o uso de um app que mostre o valor total e o valor de cada parcela para seu cliente.
Só assim você consegue, realmente, atrair a atenção do consumidor para suas opções de pagamento e assim usá-las de forma estratégica para gerar maiores taxas de conversão, ou seja, mais vendas.
Em três passos você aprender como colocar parcelamento na Shopify:
escolha entre as opções de gateway de pagamento da Shopify,
configure e cadastre as opções e regras de parcelamento da sua loja no sistema,
Instale o app de parcelamento da Shopify que mostra o valor das parcelas e o valor total para o cliente.
Qual app usar para mostrar as opções de parcelamento para cliente?
Como dissemos acima, ao explicar como colocar parcelamento na Shopify, é fundamental usar um aplicativo que mostre para o cliente o valor de cada parcela e o valor total da compra parcelada.
Essa funcionalidade trás alguns benefícios que impactam diretamente sua taxa de vendas, afinal:
o preço dos produtos e serviços parecerá menor,
os valores de venda serão mais acessíveis em comparação ao valor total,
o cliente percebe que pode arcar com as parcelas do produto que ele não teria condições de comprar normalmente,
aumenta a transparência da venda,
pode gerar maior ticket médio.
Nesse sentido indicamos que você conheça o app Parcelamento ‑ Installments. Ele pode ser acessado facilmente na loja de aplicativos da Shopify e você mesmo pode instalar, sem precisar da ajuda de um profissional de TI ou programador. É possível editar tudo sozinho, pelo painel de configurações do aplicativo.
O APP Parcelamento é desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro e oferece 7 dias gratuitos para que você possa testar e uma mensalidade de $4.99/mês.
Entre as principais funcionalidades do aplicativo de parcelamento na Shopify estão:
o aplicativo é compatível com qualquer gateway de pagamento escolhido para a sua loja,
exibição do preço parcelado dos produtos com ou sem juros;
definição do número de parcelas que deseja mostrar, ou seja, você pode parcelar suas vendas em até 12x pelo seu gateway/provedor de pagamento, mas decidir mostrar os valores parcelados em 3x na sua loja;
escolha o valor mínimo de parcela, por exemplo, R$20. Isso faz com que produtos com preço muito baixo não sejam parcelados e estimula a compra de mais itens para que o cliente possa ter a possibilidade de parcelamento,
modelos de frases de parcelamento e possibilidade de edição,
o preço parcelado aparecerá em todas as páginas com produto, menos no checkout (a Shopify não permite que nenhum app modifique o checkout),
é compatível com 57 temas da Shopify.
Para conhecer mais sobre o como colocar parcelamento na Shopify, apresentando os valores e parcelas para seus clientes, indicamos que assista ao vídeo abaixo sobre o app Parcelamento Installments.
Espero ter te ajudado e que agora você já saiba como colocar parcelamento na Shopify. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo e-mail contato@appsecommerce.com.br ou deixe a sua pergunta nos comentários :)
Tem como colocar esse parcelamento no checkout? Onde mostra o total: valor... colocar também o parcelamento?