• Rodrigo Bernardes

Exemplos de empreendedores de sucesso: 6 histórias marcantes

Está considerando iniciar um negócio? Então, nada melhor que se inspirar em pessoas que chegaram lá. Conhecer as histórias e exemplos de empreendedores de sucesso podem te ajudar a superar obstáculos e te motivar.


Neste artigo, vamos falar justamente sobre os exemplos positivos que inspiram todos os empreendedores do Brasil e do mudo.


Separamos 3 exemplos de empreendedores de sucesso brasileiros e 3 exemplos de empreendedores de sucesso espalhados pelo mundo.


Vamos contar rapidamente a história de cada um deles e falar sobre as empresas que eles dirigem. Bora pegar esses exemplos e nos inspirar a começar a empreender?


Nossa lista de exemplos de empreendedores de sucesso inclui:


  1. Maria Luiza Trajano

  2. Zica Assis

  3. Antônio Luiz Seabra

  4. Bill Gates

  5. Mark Zuckerberg

  6. Jeff Bezos


Conheça mais sobre cada um, a seguir.


Exemplos de empreendedores de sucesso brasileiros

Maria Luiza Trajano

Responsável por transformar uma loja familiar com apenas uma unidade na gigante Magazine Luiza, uma das principais lojas do comércio varejista no Brasil, Maria Luiza Trajano vem cada vez mais investindo no comércio virtual aumentando ainda mais o alcance de seu negócio.


Além disso, o Magalu vem investindo em aplicativos, cartões entre outros serviços para atender as demandas dos consumidores.


A partir de 2020, Maria Luiza Trajano passou a fazer parte da lista da Forbes entre os top 10 bilionários brasileiros.


Em 2021 foi a única brasileira a fazer parte da lista de 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Time. Belo nome para abrir nossa lista não é verdade?


Zica Assis

Nascida em uma comunidade no Rio de Janeiro em uma família com 13 irmãos, antes de se tornar co-fundadora da maior rede brasileira de cabelos crespos, ondulados e cacheados o Instituto Beleza Natural, Zica Assis se viu obrigada a trabalhar desde cedo como faxineira, babá e empregada doméstica.


Atualmente a rede de salões atende mais de 130 mil clientes por mês empregando mais de 3.000 mil pessoas.


Em 2006, Zica Assis recebeu alguns prêmios como empreendedora do Ano, na categoria Emerging e ficou entre as 10 empreendedoras do Novo Brasil. Desde lá vem colecionando prêmios e títulos.


Antônio Luiz Seabra

Para fechar nossa lista de exemplos de empreendedor de sucesso no Brasil precisamos falar sobre o fundador da empresa de cosméticos Natura.


Líder de uma das maiores empresas do ramo de estática no país, Antônio Luiz Seabra possui uma fortuna avaliada de R$15,5 bilhões, ficando em 18º na lista de pessoas mais ricas do Brasil em 2021, segundo a revista Forbes.


A Natura atualmente está na 17ª posição no ranking entre os melhores negócios no ramo de cosméticos do mundo, sendo a única empresa brasileira a fazer parte da lista.


Antônio Luiz Seabra iniciou sua carreira profissional em uma multinacional e logo depois entrou para um pequeno laboratório, foi onde surgiu a Natura.


Exemplos de empreendedores de sucesso internacionais

Depois de falarmos sobre os exemplos de empreendedores de sucesso brasileiros, chegou a hora de falarmos dos grandes sucessos internacionais.


Alguns desses nomes se tornaram verdadeiros Popstars devido aos seus empreendimentos.


Chegou a hora de aprender um pouco mais sobre:


  • Bill Gates

  • Mark Zuckerberg

  • Jeff Bezos


Bill Gates

Criador da Microsoft, a mais conhecida empresa de software do mundo graças ao seu pioneirismo no mercado, Bill Gates hoje está entre uma das pessoas mais ricas do planeta.


Atualmente possui uma fortuna estimada em US $124 bilhões segundo a Forbes.


Bill Gates é conhecido também por seus projetos filantrópicos com a pesquisa voltada ao tratamento da AIDS.


Em 2016 recebeu a maior condecoração civil dos Estados Unidos pelo então presidente Barack Obama devido aos serviços prestados à filantropia.


Bill Gates foi considerado pela renomada revista Time como um dos 100 homens mais importantes do século.


Mark Zuckerberg

Mais um exemplo de empreendedor de sucesso é Mark Zuckerberg. Fundador e criador da maior rede social do mundo, o Facebook.


Mark Zuckerberg expandiu seus negócios comprando outras redes sociais como o Instagram. Atualmente possui uma fortuna de aproximadamente US $97 bilhões, segundo a Forbes.


Atualmente, Mark Zuckerberg possui um projeto ambicioso chamado de Metaverso, que seria um universo alternativo de realidade virtual.


Por esse e outros motivos Mark Zuckerberg é um dos nomes mais conhecidos quando falamos de exemplo de empreendedor de sucesso.


Jeff Bezos

Fundador e CEO da Amazon, uma das principais empresas de comércio eletrônico dos EUA e do mundo, Jeff Bezos possui uma fortuna estimada em US $177 bilhões, segundo a Forbes.


Atualmente, o principal investimento de Jeff Bezos não está aqui no nosso planeta e sim no espaço. O empresário investe cerca de US $1 bilhão por ano na exploração espacial.


Jeff Bezos desbancou nomes como Mark Zuckerberg, Bill Gates e se tornou o homem mais rico do mundo.


Além do comércio eletrônico, seus negócios se expandiram para computação, leitor de livros, streaming de jogos e vídeos online.


Como o dropshipping pode ser uma boa ideia para empreender?

Depois de tantos exemplos de empresários brasileiros e também estrangeiros fica uma pergunta: como posso me tornar um empreendedor de sucesso?


Sabemos que estes nomes são exceção e alcançaram um patamar de fortuna muito elevado, mas porque você não pode melhorar de vida empreendendo da forma correta?


Um dos modelos de mercado que vem crescendo dentro do cenário digital é o modelo de dropshipping e algumas características desse modelo podem te ajudar a mudar de vida.


Separamos cinco características que fazem o dropshipping ser uma ótima opção para você que deseja empreender :


  • baixo investimento inicial,

  • não necessita de produtos próprios ,

  • plataformas de e-commerce como a Shopify facilitam as operações,

  • infinitas possibilidades de produtos para vender,

  • um mercado cada vez mais aquecido que é o de ecommerce.


Para entender melhor este modelo que vem ganhando cada vez mais espaço, leia o artigo, O que é e como funciona o dropshipping? Guia iniciante sobre o modelo de vendas online”



2 visualizações0 comentário