top of page
  • Autor Convidado

Gestão de vendas: quais ferramentas podem ser utilizadas?

A gestão de vendas nada mais é do que um planejamento que direciona e controla a venda profissional, envolvendo a motivação da equipe e outras tarefas inerentes.


Em outras palavras, para fazer uma boa gestão de vendas, é necessário gerenciar o modo como o time comercial é conduzido na busca pelas metas, algo que afeta diretamente os resultados da companhia.


A intenção ao fazer a gestão de vendas é traçar um plano estratégico comercial que vai orientar a equipe em relação às boas práticas e processos, otimizando os recursos disponíveis e os esforços de cada profissional.


É fundamental que esse trabalho esteja constantemente alinhado com os departamentos de marketing, financeiro, estoque e produto, pois assim é possível ter uma visão global sobre a rotina e as tarefas do comercial.


Vender é o propósito de qualquer empresa, afinal, somente por meio das vendas é que a companhia consegue obter lucros para manter suas atividades, honrar seus compromissos financeiros e se manter competitiva.


Mas esse processo precisa ser guiado, por isso, o gestor deve entender a importância da gestão de vendas, os benefícios da técnica e quais são as ferramentas que devem ser usadas para uma boa execução.


Importância da gestão de vendas


As organizações têm como objetivo lucrar fazendo boas vendas, mas elas só alcançam esse propósito quando fazem um gerenciamento eficiente de seus processos internos, principalmente os comerciais.


Antigamente, a gestão de vendas era ligada ao departamento de vendas, mas com a evolução das organizações, ela também faz parte de outras áreas do negócio, tais como:

  • Marketing;

  • Atendimento;

  • Financeiro;

  • Setor de entrega.

Por meio de uma boa gestão, uma empresa especializada em transferência de veículo de outra cidade consegue fazer um planejamento mais eficaz para sua área comercial.


É necessário ter em mente que vender não é apenas comercializar produtos e serviços, mas saber estabelecer um relacionamento com o mercado e os consumidores.


O cliente espera ter uma relação próxima e de confiança com as marcas e isso deve servir de base para as vendas, caso contrário, fica difícil aumentar essa venda de produtos e serviços, o que pode levar o negócio ao fracasso.


Para obter êxito com as vendas, é necessário investir em algumas atitudes, como ter uma gestão estruturada e identificar irregularidades nos processos que podem trazer problemas.


Benefícios da gestão de vendas


Quando o processo de vendas do negócio é eficiente, consegue trazer resultados melhores do que o esperado, e dentre as vantagens que a organização pode obter estão:


1. Melhora o planejamento de vendas


O planejamento de vendas de uma empresa de renovação CETESB é muito importante e existem inúmeras estratégias que podem ser aplicadas, inclusive aquelas que são mais antigas, mas que continuam sendo efetivas.


Quando se fala em equipe de vendas, é necessário determinar as atividades que cada profissional vai realizar durante o processo, e muitas organizações costumam dividi-lo entre pré-vendas, vendas e pós-vendas.


Ao fazer isso, fica mais fácil acompanhar a jornada do cliente, mas é fundamental alinhar todas as etapas do processo com a equipe e deixar todos os profissionais integrados à mesma informação para que busquem o mesmo propósito.


2. Aumenta a produtividade


O bem mais precioso de uma empresa são seus colaboradores e eles precisam de todas as ferramentas necessárias para desempenhar um bom papel.


Se não houver uma gestão adequada, o colaborador pode ser impactado pelas consequências dessa ação e o desgaste vai trazer prejuízos para a produção.


Por outro lado, quando a administração é bem feita, os impactos podem ser reduzidos e a produtividade estará sempre em um bom nível.


3. Padroniza processos


O retrabalho e as perdas de lucratividade são consequências de um processo inadequado, mas boa parte das organizações envolvem departamentos diferentes para fechar uma venda, por isso, contam com um processo estruturado para evitar deslizes.


Dessa forma, um fabricante de letreiro em relevo evita falhas de processos que podem gerar atrasos nas entregas e até mesmo desentendimento com os clientes, algo que aumenta consideravelmente a insatisfação.


Mas se a companhia tiver uma boa gestão de vendas, os vendedores podem seguir o mesmo processo, o que reduz os desgastes no percurso.


4. Potencializa os lucros


A gestão de vendas é um processo escalável, ou seja, é possível quantificar a efetividade das ações e entender como está o desempenho da equipe.


Tudo o que o gestor precisa fazer é ter um bom domínio sobre as informações para escalonar as atividades do dia a dia e planejar uma forma de aumentar os lucros.


Se o processo de vendas for bem articulado, consegue se antecipar sobre possíveis prejuízos e fica ainda mais fácil projetar o aumento dos lucros.


Ferramentas para a gestão de vendas


Dentro de um fabricante de cruzeta cano PVC, uma das coisas mais importantes é o relacionamento, visto que quanto maior for a capacidade de conquistar os clientes, mais chances de melhorar seus lucros.


Embora as capacidades profissionais dos gestores e vendedores sejam indispensáveis na gestão, algumas ferramentas não podem ficar de fora, e dentre as mais importantes estão:


Pipeliner CRM


Essa ferramenta fornece insights reportados a cada instante, o que mantém o gerenciamento de oportunidades em dia e acelerado.


Seus recursos estimulam um relacionamento de alto valor com os consumidores, além de ajudar a gerenciar o funil de vendas e os leads, colaborar com clientes potenciais e ainda traz previsibilidade para o negócio.


Trata-se de uma plataforma agradável, mas que até o momento não está disponível em português, assim sendo, se isso for um problema para a equipe, é melhor procurar outra ferramenta CRM.


Zoho CRM


O Zoho é um software que uma empresa de manutenção de celular Samsung pode usar para gerenciar oportunidades e se conectar com possíveis clientes. Isso acontece porque seus recursos de engajamento, aumentam a conversão de leads e trazem mais receita.


Os usuários têm acesso a previsões de inteligência artificial que mostram quais leads estão mais propensos a fechar negócios, permitindo que o empreendimento possa tratá-los como prioridade.


Outro grande benefício é que essa plataforma é totalmente integrável a outros recursos usados pela organização, como no caso de ferramentas de gerenciamento de oportunidades.


As companhias que quiserem assinar um plano precisam considerar o fato de que as cobranças são em dólares americanos, além de serem por usuário e mensais, algo que pode denotar despesas elevadas para alguns negócios.


Freshworks


Essa plataforma traz soluções que facilitam a rotina e aumentam o nível de engajamento entre empresas e clientes, além de promover um bom relacionamento entre a organização e seus funcionários.


Ao utilizá-la, uma empresa de limpeza colchão mofo terá em mãos um recurso com funcionalidades acopladas que automatizam as vendas e serviços para os clientes, faz o gerenciamento do RH e ainda trabalha com automação de marketing.


A empresa que estiver interessada em contratá-la deve solicitar um período de avaliação gratuita pelo site da Freshworks e os recursos escolhidos podem ser testados por 21 dias.


Salesforce


Esta é outra opção para gerenciamento de oportunidades CRM porque facilita o monitoramento da jornada dos leads, conta com recursos de inteligência artificial e mostra insights sobre dados e comportamentos.


Com isso, fica muito mais fácil alocar recursos, determinar prioridades e tomar decisões. A plataforma não oferece assinatura gratuita, mas as companhias podem testar suas funcionalidades por 30 dias e ver a viabilidade de implementação.


Zendesk Sell


Uma loja de peças como bateria de carro 60 amp precisa de um time de vendas moderno e uma forma de conseguir isso é por meio da plataforma Zendesk Sell.


Esse software CRM permite que as equipes se organizem rapidamente, priorizem os leads que estão mais próximos da compra e ainda trazem ações efetivas com agilidade.


A plataforma pode ser integrada a outros sistemas, o que deixa a experiência mais positiva e completa. A corporação consegue fechar negócios rapidamente, supera instabilidades do mercado e gera oportunidades, reduzindo o trabalho manual.


Consequentemente, uma creche infantil particular consegue economizar o tempo de seus funcionários, toma decisões mais assertivas e ainda pode fazer uma avaliação gratuita diretamente no site do desenvolvedor Zendesk.


Considerações finais


É por meio das vendas que as organizações obtêm os lucros necessários para melhorar seus produtos e serviços, expandir sua atuação, conquistar novos espaços no mercado, pagar os salários de seus funcionários e por aí vai.


Se a empresa não tem bons resultados com vendas, começa a amargar situações difíceis e antes que a situação saia do controle e riscos maiores comecem a impactar o negócio, é necessário investir em uma boa gestão de vendas.


Hoje em dia, existem inúmeras ferramentas que ajudam nesse processo, trazendo mais estabilidade para as estratégias da equipe comercial, insights sobre clientes e potenciais clientes, dentre outros recursos que aumentam os lucros e o sucesso.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

















180 visualizações0 comentário
bottom of page