• Rodrigo Bernardes

Google Shopping para e-commerce: o que é e como usar?

Atualizado: Ago 25

O mercado virtual segue cada dia mais competitivo e fica cada vez mais importante estar atento a todos os canais de venda para se destacar, por isso, hoje vamos falar do Google Shopping para e-commerce, o que é e como usar essa ferramenta.


O que é e como funciona o Google Shopping?

O Google Shopping foi lançado oficialmente em 2011 como uma das abas de pesquisa do Google, veja na imagem abaixo, ele fica junto com outras opções como: imagens, vídeos, mapas, notícias e etc.


Recentemente, os produtos passaram a ser apresentados também na página principal, em pesquisas relacionadas.


Na prática, o Google Shopping é um catálogo que reúne produtos de lojas virtuais que investem nesse tipo de estratégia de marketing. Logo, é possível criar anúncios para que os produtos da sua loja virtual apareçam nesse campo.


Junto com os anúncios Display do Google, dos anúncios de rede de pesquisa e de remarketing, o Google Shopping aparece como uma opção eficiente para levar o produto da sua loja até o consumidor que está em busca de itens semelhantes.


Os resultados de quem investe nesse formato de anúncio online parecem ser bastante positivos. De fato, os anunciantes estão tendo uma taxa de conversão 130% mais alta com esses anúncios, quando comparado aos formatos mais tradicionais.

Vantagens de trabalhar com o Google Shopping para e-commerce

O Google é a maior plataforma de busca do mundo, por isso, milhões de pesquisas relacionadas a produtos são feitas todos os dias, só por esse motivo apostar no Google Shopping para e-commerce se mostra vantajoso, no entanto existem mais vantagens.


Atraia um público mais qualificado

A pessoa que busca um produto no Google e clica em um resultado do Google Shopping é um consumidor em potencial que mostra um alto nível de interesse no item.


Para fazer um usuário tão qualificado clicar no seu anúncio do Google Shopping e ser direcionado para as páginas de produtos da sua loja é fundamental ter anúncios com boas descrições, um nome chamativo e uma boa foto, além, claro, de um preço competitivo.

Aumente o tráfego do seu ecommerce

Usar o Google Shopping para e-commerce é uma forma de exibir seus produtos em uma vitrine virtual disponível para todos.


A exposição do seu produto como resultado de uma pesquisa no Google vai gerar visitas em seu site. Dessa forma, é possível associar a esse tipo de anúncio um outro modelo: o remarketing.


Aumente as conversões

Conforme seu site recebe visitantes mais qualificados, ou seja, que já tem uma boa noção do que querem comprar e quanto querem pagar, o aumento nas conversões é a consequência.


Além disso, é possível atrair o cliente para a compra de outros produtos utilizando estratégias de Up Sell e Cross Sell, ampliando o ticket médio das vendas e o faturamento do e-commerce.


Utilizar análise de desempenho para realizar melhorias

Ao utilizar as campanhas no Google Ads atreladas ao Google Shopping para e-commerce, será possível acompanhar o desempenho dos produtos anunciados e desta forma, fazer ajustes, testes e realizar melhorias para atrair mais clientes.


Por meio dos indicadores das campanhas de Ads é possível tomar decisões mais assertivas. Entre os KPIs que podem ser medidos estão:


  • número de cliques;

  • quantidade de impressões do anúncio;

  • custo por clique.


Com essas informações, é possível fazer comparações entre os anúncios e estabelecer melhorias para aumentar as conversões. Através do Google Analytics é possível ter outros dados importantes como o tempo do usuário dentro da página.


Entendido quais são as vantagens do Google Shopping para e-commerce, é hora de colocar a mão na massa e criar seus anúncios. Para isso, indicamos que assista ao vídeo abaixo.



E aí, já sabe como usar o Google Shopping para ecommerce? Pronto para para botar a mão na massa e aumentar as conversões do seu site?


Sabemos que gerenciar todos os processos de um e-commerce não é nada fácil, por isso, a AppsEcommerce conta com algumas soluções que podem te ajudar bastante, como os aplicativos que vão ajudar a aumentar as taxas de conversão da sua loja e facilitar alguns processos:


O primeiro te ajuda a recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS, evitando que você tenha que fazer toda essa comunicação manualmente. Por meio do envio dessas mensagens você aumenta suas chances de ter seu boleto pago e concluir uma venda.



O app Parcelamento Installments apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.



Já o app ShopLinks ajuda sua loja a encontrar influenciadores e afiliados alinhados ao seu negócio, estabelecer uma parceria, além de permitir que você gere links e cupons para vender com influenciadores e facilitar o acompanhamento de métricas de cada influenciador da sua base.



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