• Rodrigo Bernardes

Loja dropshipping: vale a pena ter?

Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado é normal que novas formas de vendas onlines surjam de tempos em tempos. O Dropshipping é uma das mais famosas e nesse texto vamos tentar ter mostrar os pontos a favor e contra desse modelo, para que você conclua se abrir uma loja dropshipping vale a pena ou não.


É muito comum que apareçam formas novas de vender online, quem não tem vontade de ganhar uma grana em casa e investindo pouco não é mesmo? Entretanto, antes de ter certeza que uma loja Dropshipping vale a pena, é importante conhecer mais sobre o modelo de vendas online.


O que é Dropshipping?


O dropshipping é uma modalidade logística para quem possui um e-commerce.


Uma loja virtual que não trabalha com o dropshipping, ou seja, que atua com um modelo tradicional de vendas, geralmente, funciona da seguinte maneira:


  1. o cliente entra no seu site,

  2. escolhe um produto,

  3. adiciona ao carrinho,

  4. escolhe a forma de pagamento,

  5. você vai até o seu estoque separa o produto,

  6. manda para entrega.


No dropshipping o processo é quase todo igual, mas a grande diferença é que você não tem estoque para vender para o cliente. Você envia o pedido direto para o fornecedor e ele faz o envio do produto que ele tem em estoque pelo preço que você anunciou.


Veja bem, você faz uma ponte entre um local de vendas e o cliente.


No Brasil, é possível fazer dropshipping nacional e internacional. O segundo modelo é o mais usado, principalmente, pela facilidade de vender produtos encontrados em sites como Aliexpress.


Quer aprender como fazer isso? Acesse o artigo "Como fazer dropshipping com o AliExpress em sua loja Shopify? Saiba tudo!” e descubra.


Conheça mais sobre o que é Dropshipping no vídeo abaixo.



Vantagens de se ter uma loja no Dropshipping


Para te ajudar a definir se ter uma loja dropshipping vale a pena, vamos começar te passando as vantagens dessa modalidade de negócios.


Baixo custo para começar


Com o Dropshipping você diminui os custos para começar um negócio por não precisar investir em um estoque.


Além de não gastar para adquirir ou produzir esse estoque você também não precisa arcar com custo de um galpão ou mesmo uma sala para guardar os produtos.


No dropshipping funciona como uma compra por demanda, o cliente solicita o produto e aí sim você solicita para o fabricante para enviar o produto solicitado.


Seu trabalho, entretanto, é manter um e-commerce no ar e investir em campanhas de anúncios para levar usuários até seu site e convertê-los em clientes.


Um teste para vôos mais altos


Muita gente quer começar um negócio mas a falta de recursos é um impeditivo. Através do dropshipping você pode:

  • começar com um baixo capital inicial,

  • testar os produtos que tem maior saída,

  • juntar capital,

  • criar seu próprio estoque.


Além de uma forma de ganhar dinheiro, essa modalidade pode servir para que você adquira ritmo de vendas em larga escala e planeje seu próximo passo.


Essa forma de trabalhar é abordada no vídeo abaixo, onde falamos sobre dropshipping e e-commerce. Confira!


Desvantagens da loja Dropshipping


A seguir confira o outro lado da moeda e conheça as desvantagens do dropshipping.


Longos prazos de entrega


Uma das maiores desvantagens do dropshipping é o prazo incerto de entrega. Como a grande maioria de intermediações são feitas com sites estrangeiros, sobretudo no mercado Chinês e Norte-Americano, existe sempre essa incerteza sobre o real prazo para cada pedido.


Esse prazo extenso pode ser um impeditivo para o cliente fazer uma compra.


Oscilações do dólar


Outra realidade que você terá que conviver por fazer compras internacionais são as oscilações do dólar.


Comprando de mercados estrangeiros como é costume do dropshipping a moeda mais recorrente é a norte americana e sempre que ela subir sua margem de lucro tende a cair. Para evitar esse problema você pode repassar esse aumento do custo do produto para o cliente, mas isso tende a diminuir a geração de vendas, como também acontece em outros mercados.


Complicações Legais


Outro fator importante antes de bater o martelo se ter uma loja dropshipping vale a pena são as questões legais que implicam você ter uma loja.


Apesar de não constar nada na Lei brasileira que torna a prática do dropshipping ilegal, existe uma série de obrigações que você deve cumprir como empresa. Procure um contador e descubra como agir para pagar impostos como serviços.


Uma loja virtual segundo o decreto de 2013 que regulamentou o comércio online no Brasil, precisa ter, dentre outras coisas:


  • CNPJ

  • Endereço físico

  • Formas de contato

  • Descrições completas dos produtos incluindo riscos que ele pode oferecer,

  • Especificações sobre tributações e restrições de entrega do produto,

  • Políticas de troca, e mais.


E ai? Já tem a sua resposta se loja dropshipping vale a pena?


Se decidiu que sim, esse é um bom caminho para você iniciar um negócio online, uma das etapas mais importantes é escolher uma plataforma que contribui para sua segurança e para a confiabilidade de seus clientes.


A Shopify é uma das plataformas de e-commerce mais procuradas para realizar dropshipping no Brasil, principalmente, pelas opções de aplicativo que ajudam a gerir uma loja com esse modelo de logística.


Leia também: Como minerar produtos de dropshipping para Shopify: melhores ferramentas


Além disso, na Shopify você encontra apps que te ajudam a aumentar suas taxas de conversão, seja no dropshipping ou e-commerce tradicional, entre eles, o APP Boleto Recovery e APP Parcelamento.


O APP Boleto Recovery integra o seu gateway de pagamento, configura e deixa que o app funcione de forma automatizada no acompanhamento de cada venda, relembrando o cliente de realizar o pagamento dos boletos.



Já o APP Parcelamento mostra o valor parcelado dos produtos da sua loja, tornando as informações mais transparente, gerando segurança e incentivando a compra. Conheça mais no banner abaixo.



Quer continuar aprendendo sobre negócios online? Acesse nosso artigo, “Produtos mais vendidos dos seus concorrentes Shopify: como descobrir e como proteger a sua loja”.


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