• Rodrigo Bernardes

Shopify afiliados: conheça tudo sobre este programa

Quem trabalha com negócios online há algum tempo, com certeza já ouviu muito o termo afiliado. Mas o que é essa modalidade de negócio e como trabalhar com afiliados na Shopify? Veja tudo neste artigo.


O que é marketing de afiliados e para que serve?

Em resumo, o marketing de afiliados é uma forma de ganhar uma comissão em dinheiro promovendo produtos de outras marcas ou pessoas.


Você encontra uma empresa que tenha um programa de afiliados, escolhe os produtos e ganha um percentual em cima de cada venda feita com seu link exclusivo de afiliado.


No entanto, a ideia de ser afiliado geralmente envolve produzir algum conteúdo relevante a um público e que tenha a ver com o produto ou serviço que você está divulgando.


Durante ou no final do material você pode indicar o produto ou serviço e incluir o seu link.


O marketing de afiliados tem muito a oferecer tanto para a marca quanto para o afiliado, enquanto a empresa ganha mais visibilidade e vendas, o afiliado ganha sua comissão.


Veja mais: Dropshipping ou marketing de afiliados: qual vale mais a pena?


Afinal, o que é o programa de afiliados Shopify?

Agora vamos falar do programa de afiliados na Shopify, existem duas maneiras: ser um afiliado Shopify ou criar um programa de afiliados para sua loja na Shopify, em cada caso você estará em uma ponta desta operação.


  • Se tornando um afiliado da Shopify: você irá ganhar um link exclusivo para vender planos da plataforma e ganhar uma comissão por isso;

  • Criando um programa de afiliados para a sua loja na Shopify: dentro da plataforma, enquanto lojista, é possível criar o seu próprio programa de afiliados e, desta forma, poder gerar links exclusivos para seus associados. Nesses casos, outros produtores de conteúdo irão divulgar o seu produto ou serviço.


Ver também: Como vender produto físico sendo afiliado? 6 dicas + onde encontrar programas de afiliados


Como entrar no programa de afiliados da Shopify?

Diferentemente de outros tipos de programas de afiliados, na Shopify existe uma espécie de processo seletivo, afinal você estará vendendo serviços, algo diferente dos afiliados que focam na venda de produtos.


Por isso, para terem controle de que seu serviço estará sendo promovido da maneira certa, a Shopify busca saber como você pretende usar o seu link exclusivo.


O perfil mais procurado são de pessoas com experiência no ramo do empreendedorismo, sobretudo com ecommerce Shopify, que estejam dispostos a produzir conteúdos como vídeo-aulas, palestras ou oficinas para outros empreendedores.


Veja mais: Copywriting para afiliados: o que é, como fazer e passo a passo


Para se candidatar primeiro é preciso criar um cadastro na aba de afiliados da Shopify. Reserve um tempo para preencher sua ficha, quanto mais completa ela for, maiores suas chances de ser aprovado. Para ter mais chances lembre-se de:


  • Identifique onde você irá promover a Shopify, seja no seu canal do Youtube, por meio de um blog, podcast ou qualquer outro canal. O objetivo é informar os links atualizados e sem erros de digitação onde os conteúdos serão divulgados e os links da Shopify serão promovidos;

  • Descreva bem de que forma você planeja promover a Shopify, quais pontos serão abordados e como isso levará o consumidor a clicar no seu link de afiliado. Detalhe todo o processo e quais os tópicos que irá abordar;

  • Fale da sua experiência com marketing digital e no mercado de ecommerce, não se trata de um critério excludente, mas ajuda a Shopify a conhecer melhor seus trabalhos e ver valor nessa parceria.


Após preencher tudo, a Shopify demora cerca de 48 horas para analisar sua candidatura e enviar uma resposta por e-mail. Caso seja aprovado, a plataforma irá te fornecer todas as informações, contatos e sobre os próximos passos.


Como criar um programa de afiliados para a sua loja na Shopify?

Antes de mais nada, é preciso salientar que criar um programa de afiliados não é para qualquer loja, sobretudo se você ainda tiver margens de lucro mais baixas. Afinal se trata do pagamento de uma comissão a um terceiro, por isso, avalie primeiro a viabilidade.


Procure saber se outras empresas do mesmo porte e nicho de mercado que você estão fazendo, se estiverem é possível que funcione para sua empresa também, mas lembre-se de levar em conta as especificidades do seu negócio.


Fazer um programa de afiliados na Shopify é bem simples, isso porque a plataforma conta com apps próprios para isso. Basta escolher um deles e em apenas alguns cliques ativar seu programa.


Cada app irá te levar por um processo específico para a criação e ativação do programa personalizado para sua empresa. Veja alguns aplicativos presentes na loja de aplicativos da Shopify que podem ser usado:



E aí, já sabe como trabalhar com afiliados no Shopify? Sabemos que prosperar em um negócio online não é tão fácil quanto parece e se você já está a algum tempo pesquisando sobre o tema, sabe do que estamos falando.


Entretanto, existem algumas ferramentas e aplicativo s que podem tornar mais fácil o seu trabalho, entre elas:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

  • Shoplinks, é uma plataforma que te ajuda a encontrar influenciadores digitais e afiliados que podem se tornar seus aliados na busca por alcance e vendas.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



7 visualizações0 comentário