• Rodrigo Bernardes

Dropshipping ou marketing de afiliados: qual vale mais a pena?

Trabalhar remotamente e com baixo investimento é o sonho de muitas pessoas e isso já é possível graças a alguns modelos de negócios existentes no mercado. Hoje vou falar um pouco sobre o dropshipping e marketing de afiliados. Você sabe qual vale mais a pena? Leia até o final e saiba a diferença de cada um e qual é o melhor para você.


Fonte: GerenciaAcademy

Dropshipping e marketing de afiliados: o que são?


Dropshipping é uma modalidade de e-commerce, onde a responsabilidade de estoque do produto e envio ao comprador, fica por conta do fornecedor parceiro. Quem faz a venda (o dono da loja de Dropshipping) se comporta como um intermediador entre quem quer comprar e quem fornece esse produto.


O lucro de quem faz dropshipping é a diferença entre o preço cobrado para o usuário e aquele cobrado pelo parceiro. É possível vender de tudo na internet fazendo dropshipping, basta encontrar bons fornecedores parceiros que topem trabalho no modelo de dropshipping.


• Leia também Dropshipping vale a pena? e saiba detalhadamente todas as vantagens e desvantagens de se trabalhar com dropshipping.


Fonte: Blog da Hotmart

Já o marketing de afiliado funciona mais ou menos como no modelo do dropshipping, mas nesse caso já existe uma empresa que comercializa o produto/serviço na internet, e para alavancar as suas vendas, ela monta uma rede de parceiros com “representantes comerciais” online, que são pessoas que divulgam esses produtos/serviços em diversos canais, em troca de comissões sobre as vendas.


Na internet tudo é rastreado de forma mais fácil, então, por meio de links, a empresa sabe exatamente qual foi o afiliado que vendeu, podendo fazer um gerenciamento completo e detalhado do seu programa. Exemplos de plataformas de marketing de afiliados: Hotmart, ClickBank e Eduzz.


O mercado de afiliados é amplo e existem programas de afiliados e ofertas para promover em praticamente todas as áreas de negócio que se possa imaginar serem possíveis de trabalhar via internet.



Semelhanças entre os dois modelos de negócio:


• Você não precisa ter um espaço físico específico para trabalhar. Você pode fazer tudo da sua casa se quiser, precisa apenas de um computador e internet.

• Não é necessário contratar funcionários para te ajudar, é possível fazer tudo sozinho.

• Não precisa de um investimento inicial alto, já que não precisará se preocupar com compra de produtos, estoque ou envio dos produtos.

• Ambos são modelos de negócios com um risco relativamente baixo, já que a sua responsabilidade é vender e, no caso do dropshipping, acompanhar a entrega.

• Os dois modelos têm grande potencial de ganhos, se bem feitos.

• São fáceis de começar a trabalhar imediatamente, sem amplos períodos de implementação.

• Exigem habilidades semelhantes, como a capacidade de criar anúncios e direcionar o tráfego para uma página de destino, fazendo com que o consumidor efetue a compra.

• Como afiliado ou como loja de dropshipping, você consegue atingir vários nichos e diversificar os produtos vendidos.


Agora que você já sabe as semelhanças entre os dois formatos, vou citar as vantagens de cada um, comparando entre eles.


Vantagens do dropshipping se comparado com o marketing de afiliados:


1 - Fazendo dropshipping, o valor das suas vendas estarão disponíveis de acordo com o que você definir com o gateway de pagamento, ou seja, você pode receber o dinheiro até no mesmo dia que a venda foi realizada. Já com o modelo de marketing afiliado, pode ter metas a atingir antes que você possa receber ou então o prazo de pagamento pode ser um pouco maior, como de 7 a 30 dias, dependendo da empresa.


2 - O dropshipping permite que você tenha maiores margens de lucro, já que você que define o quanto vai cobrar pelo produto. Já no marketing de afiliados, as comissões podem ser muito baixas se comparados ao modelo do dropshipping em larga escala.


3 - Você tem total controle sobre as suas ofertas e produtos vendidos, diferente do marketing de afiliados, que você depende das empresas.


4 - No dropshipping, você está construindo algo para você. No marketing de afiliados, você está dispondo a sua energia para outra empresa vender.


Vantagens do marketing de afiliados se comparado com o dropshipping:


1- Não há custo para ser afiliado e você não necessariamente precisa criar um site - como no dropshipping que você precisa criar um site ou uma landing page para divulgação da loja e do produto. Você pode fazer suas divulgações com anúncio no Facebook, Google AdWords, Whatsapp, suas redes sociais e etc.


2 - Não há altos riscos para trabalhar como afiliado, já que sua maior preocupação será a parte de divulgação e vendas. Além disso, todo o processo de vendas é automatizado e gerenciado pelas plataformas de afiliados, o que garante o recebimento de suas comissões dentro do prazo estabelecido.


3 - Você não é responsável por lidar com o cliente. Diferente do dropshipping, você não precisará dar suporte ou desenvolver um relacionamento com os clientes.


Conclusão


Fazer o seu negócio dar certo, depende bastante do eu esforço e dedicação. Os dois modelos de negócio, dropshipping e marketing de afiliado, são bons negócios online, mas a escolha sobre qual caminho seguir é muito pessoal e depende das suas expectativas. O marketing de afiliados gera menos vínculo com o cliente. Já o dropshipping, por mais que você trabalhe como um intermediador, a sua loja será responsabilizada caso algo saia diferente do acordado com o cliente. Portanto, cabe a você avaliar o que melhor se encaixa na sua vida hoje ;)


• Conheça o meu canal, o Negócios em Mente, onde eu falo sobre marketing digital, dropshipping e e-commerce:


Agora que você já sabe as diferenças entre fazer dropshipping e marketing de afiliados, compartilhe nos comentários o que achou e qual modelo achou melhor :)


Dica extra para aumentar as vendas de sua loja Shopify!


👉 Aplicativo de recuperação de boletos


👉 Aplicativo para mostrar o preço parcelado de seus produtos


Se ficou com alguma dúvida, fale comigo no e-mail contato@appsecommerce.com.br ou deixe um comentário aqui no post que terei prazer em te ajudar :)



Até breve,

Rodrigo


#DropshippingShopify

© 2023 por Trading. Orgulhosamente criado com Wix.com