• Rodrigo Bernardes

Shopify: como funciona a plataforma para criar ecommerce?

A Shopify é uma das mais relevantes plataformas de criação e gestão de lojas virtuais do mundo. Criada no Canadá, a empresa se expandiu e hoje está em mais de 175 países, incluindo o Brasil. Mas, afinal, como funciona a Shopify?


Shopify: como funciona?

Como iniciamos este artigo dizendo, a Shopify é uma plataforma de criação e gestão de lojas virtuais. Por meio da assinatura de um dos planos Shopify e do pagamento da mensalidade, você poderá criar seu e-commerce, sozinho, sem necessidade de contratar desenvolvedores, programadores e designers.


O sistema é muito simples, permitindo que qualquer pessoa:


  • escolha o template da loja,

  • personalize com as cores e logomarcas que deseja,

  • atualize textos,

  • cadastre produtos,

  • integra sistemas de pagamento e muito mais.


Tudo isso de maneira simples e muito rápida.


Sem dúvida, a velocidade com que tudo pode ser feito e o custo de criação de um loja dentro desses moldes é um dos chamarizes para empreendedores que desejam começar a vender online.


Outro ponto importante é que com a loja de aplicativos que a plataforma oferece, a Shopify passa a ser uma boa opção para negócios que adotam diferentes formatos como dropshipping, lojas que vendem por marketplaces ou o e-commerce tradicional.


Como criar uma loja Shopify?

Para criar sua loja na Shopify você precisa acessar a página da empresa e criar sua conta. A partir dessa criação você terá 14 dias gratuitos para testar a ferramenta, montar sua loja (e comprovar que é realmente fácil fazer isso), conhecer mais sobre os recursos que a plataforma oferece e mais.


Com a conta criada e a loja já montada, é hora de escolher o domínio da sua loja, a partir do nome dela. Vamos por partes aqui. O domínio é o endereço da sua loja virtual, por exemplo, www.minhalojavirtual.com.br.


Como você deve imaginar, estamos falando de algo muito relevante para a empresa, uma vez que esse endereço é a forma como as pessoas vão conseguir acessar a sua loja.


A Shopify oferece um domínio gratuito para os lojistas que hospedam a loja com ela, entretanto, esse domínio vem acompanhado de um sufixo não muito amistoso “.myshopify.com”.


Logo, ao invés de www.minhalojavirtual.com.br, você teria um domínio com www.minhalojavirtual.myshopify.com. Essa não é a opção mais profissional que você pode oferecer para a sua empresa. Por isso é aconselhável que você compre um domínio com final “.com” ou “.com.br” (uma sugestão é acessar o site RegistroBR) e integre esse novo domínio à sua loja Shopify. Para fazer isso, acompanhe o passo a passo do vídeo abaixo.



Com a criação do cadastro, escolha do template, personalização das páginas e integração do template, você já tem meio caminho andado para ter sua loja virtual operando! E aí, até aqui, entendeu como funciona a Shopify?


Planos da Shopify

Os planos da Shopify são as opções oferecidas para que você se torne cliente. Eles variam em relação aos recursos que oferecem e também ao preço.


  • Preço Shopify Basic: $29/ mês + 2% de taxa a cada transação de venda.

  • Preço Shopify: $79/ mês + 1% de taxa a cada transação de venda.

  • Preço Shopify Advanced: $299/ mês + 0,5% de taxa a cada transação de venda.

  • Preço Shopify Plus: $2.000/ mês

  • Preço Shopify Lite: $9/ mês


Para entender mais sobre cada valor e cada funcionalidade, indicamos que acesse o artigo, “Quais são os preços da Shopify: GUIA de planos e opções”.


Sem dúvidas, a Shopify não é uma das ferramentas mais baratas do mercado, mas está entre as mais completas e seguras. Por isso, é interessante que você coloque na balança o que realmente é importante para você e como a plataforma pode reduzir os custos com outras áreas do seu trabalho.


Leia também: Shopify ou Wix: prós e contras de cada plataforma. Qual o melhor para você?


Point of Sale e Loja de aplicativos Shopify

O recurso point of sale da Shopify permite que você integre a sua loja virtual à sua loja física. Dessa forma você faz uma gestão muito mais inteligente de ambos os negócios e garante um controle de estoque eficiente.


Além desse e de outros recursos, para entender como funciona a Shopify você precisa conhecer a loja de aplicativos que ela oferece, com mais de 6 mil apps para todos os tipos de função:


  • app de SEO,

  • rastreamento de pedido,

  • app de processamento de pedido para dropshipping internacional,

  • recuperação de boletos,

  • parcelamento,

  • integração com influenciadores, entre milhares de outros.


Eles permitem que você otimize e personalize ainda mais a sua loja, garantindo mais eficiência na realização de cada atividade, de acordo com o tipo de negócio que você tem e necessidade que apresenta.


Para entender mais sobre os aplicativos Shopify e como usá-los, assista ao vídeo abaixo que reúne informações relevantes sobre como criar uma loja Shopify do zero!



Por falar em aplicativos Shopify, te convidamos a conhecer três:

  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

  • Shoplinks, é uma plataforma que te ajuda a encontrar influenciadores digitais e afiliados que podem se tornar seus aliados na busca por alcance e vendas.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



20 visualizações0 comentário