• Rodrigo Bernardes

Client ID para Shopify: Como criar e usar essa credencial do Mercado Pago no seu e-commerce?

Atualizado: 14 de jun.

Manter um e-commerce pede bem mais que tino comercial e dedicação, isso porque existem alguns detalhes técnicos que não se aprende no comércio tradicional. Neste artigo, abordaremos o Client ID para Shopify e como usar essa credencial do Mercado Pago.


O que são credenciais do Mercado Pago?

As credenciais são senha exclusivas para cadastrado no Mercado Pago, toda conta criada deve gerar suas credenciais, elas são senhas que servem para capturar pagamentos em lojas virtuais e outras aplicações de forma segura.


De modo geral, é como se elas criassem uma ponte entre o gateway de pagamento do Mercado Pago e o seu e-commerce, e fossem ao mesmo tempo a chave para destrancar a passagem dessa ponte.


A senha é uma forma de integrar a sua loja virtual ao Mercado Pago, logo, toda vez que um cliente escolher a carteira digital como forma de pagamento, essa senha é o que irá identificar aquele pagamento como vindo do seu e-commerce.


Veja mais: Checkout transparente Mercado Pago: como usar + pró e contras


Quais os tipos de credenciais e para que servem?

O Client ID para Shopify é apenas uma das credenciais do Mercado Pago, existem no total dois tipos macro: as credenciais de teste e de produção (falaremos a seguir) e cada uma possui duas chaves que devem ser utilizadas de acordo com o produto escolhido.


Cada produto possui uma documentação própria e pode te pedir uma chave ou outra, o checkout transparente do Mercado Pago, por exemplo, não pede o Client ID para Shopify, mas pede para o gateway de pagamento.


Credenciais de teste

As chamadas credenciais de teste são senhas não definitivas, que são criadas para que você faça o período de teste de algum produto do Mercado Pago. Desta forma, essas chaves são geradas, mas ao partir para as credenciais de produção elas são descartadas.


Elas podem ser usadas em conjunto para testar suas integrações com cartões de crédito, de modo a simular pagamentos via cartão. No geral elas servem para que você veja o funcionamento na prática antes de colocar a ferramenta para funcionar no seu site.


Credenciais de produção

Já as credenciais de produção são as definitivas, elas são criadas para que você possa receber pagamentos com a integração entre seu e-commerce e o Mercado Pago. Para gerá-las é preciso ter um certificado SSL ativo.


As credenciais de produção são sempre as mesmas, no entanto caso precise trocar por motivos de segurança, você tem a opção de renová-las, basta clicar em mais opções no menu principal do Mercado Pago e depois em Renovar.


Chaves de cada credencial

Tanto as credenciais de teste quanto as de produção geram 2 pares de chaves, cada par é necessário para um tipo de produto, como ressaltamos anteriormente. A chave Client ID é usada em alguns produtos e API’s. Veja todas as chaves:


  • Public Key: é a chave pública que geralmente é usada no frontend para permitir que se conheça os meios de pagamento disponíveis e criptografe os dados do cartão de crédito, entre outras funções;

  • Access Token: é a chave privada da aplicação, essa sempre será usada no backend e tem como finalidade gerar os pagamentos. É o dado mais importante a ser preservado e não deve ser acessível para nenhum usuário do sistema, apenas para quem o gerou e para integrações do Mercado Pago;

  • Client ID: se trata da identificação única gerada para identificar a sua integração com a plataforma que hospeda o seu e-commerce;

  • Client Secret: é outra chave privada que também deve ser mantida em sigilo. Serve para gerar pagamentos em alguns plugins específicos.


Como criar as credenciais Client ID para Shopify no Mercado Pago?

Agora que você já entendeu melhor o que são as credenciais e como elas funcionam, vamos ver um passo a passo de como criar a Client ID para Shopify e as demais credenciais do Mercado Pago. Veja abaixo:


1. Crie uma conta como vendedor dentro do Mercado Pago;

2. Acesse a aba “Seu Negócio”;

3. Clique em configurações e depois em Credenciais;

4. Clique em ativar minhas credenciais;

5. Preencha o formulário com o seu domínio digita corretamente;

6. Pronto, suas credenciais serão geradas e prontas para uso.


Sempre que você precisar usar suas credenciais para integrar algum produto, aplicativo ou API do Mercado Pago, faça o mesmo caminho para ter acesso a elas. Caso queira saber como cadastrar essas chaves dentro da Shopify, veja nosso vídeo explicando passo a passo.



O vídeo fala especificamente da integração com o aplicativo de checkout transparente do Mercado Pago, no entanto o princípio é o mesmo para qualquer produto da empresa, basta ver qual das chaves ele estará exigindo no momento.


E aí, descobriu para que serve e como usar o Client ID na Shopify? Veja mais sobre todas as opções de Checkout transparente autorizado pela Shopify no nosso artigo e veja como incrementar mais o seu e-commerce.

Lembre-se de, além de escolher os fornecedores, cuidar da montagem ideal da sua loja. Para isso, conte com o apoio de aplicativos que contribuem para as taxas de venda, entre eles:


  • Boleto Recovery, te ajuda a recuperar boletos que não foram pagos pelos clientes, otimizando seu tempo e ampliando a taxa de vendas

  • Parcelamento - Installments, ajuda a gerar confiança no cliente, que sabe qual o valor das parcelas e o total do pedido, tornando o produto mais acessível (uma vez que pode ser parcelado) e aumentando o ticket médio dos clientes.

Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!



141 visualizações0 comentário