• Rodrigo Bernardes

Checkout transparente Mercado Pago: como usar + pró e contras

Fazer compras online pode ser algo corriqueiro para alguns, mas para uma grande parte dos consumidores elas ainda representam um perigo, afinal, o medo de fraude ainda é muito comum. Por isso, existem algumas formas de passar mais segurança aos consumidores e uma delas falaremos hoje: a adoção do checkout transparente do Mercado Pago.


O nome em si já passa certa segurança, afinal o Mercado Pago pertence ao Mercado Livre, maior Marketplace da América Latina. Essa funcionalidade no entanto é bem recente e passou a ser uma integração com a Shopify apenas em 2020.


Nesse artigo, vamos nos dedicar a explicar como usar o checkout transparente do Mercado Pago na sua loja Shopify. Para facilitar, aqui neste texto você verá:


  • O que é checkout transparente?

  • Como integrar o checkout transparente do Mercado Pago na Shopify?

  • Prós e contras do checkout transparente do Mercado Pago

O que é Checkout transparente?

Para que você entenda como funciona o checkout transparente do Mercado Pago, primeiro vamos ao básico: você sabe o que é checkout transparente, dentro do e-commerce?


Checkout é a etapa logo após o cliente adicionar os produtos ao carrinho de compras. Ela consiste na fase de finalização do pedido em que o consumidor adiciona as informações de pagamento e entrega. Esse passo é muito importante porque teoricamente, o cliente já se decidiu pela compra.


No entanto, muitos desistem da compra também nessa etapa do processo, tendo em vista que algumas lojas exigem muitas informações e, diversas vezes, fazem o cliente digitar a mesma informação mais de uma vez.


Isso acontece pois, dependendo do gateway de pagamento utilizado pela loja, o cliente é redirecionado a uma outra página na web para efetuar o pagamento.


Justamente pelo pagamento ser feito por terceiros, o cliente tem que digitar suas informações para a loja e, novamente, para efetuar o pagamento. Essa é apenas uma das características de um checkout que não é o checkout transparente.


Já o checkout transparente funciona a partir de aplicativos e sistemas que permitem que o cliente faça o pagamento dentro do e-commerce do produto. Ou seja, o consumidor não precisa sair da página em que está para efetuar o pagamento. Ele não é redirecionado a outro link. Isso garante que o cliente não desvie a atenção ao ser direcionado a outra aba do navegador.


Leia também: 5 melhores apps de checkout da Shopify: funcionalidades e vantagens para usar.

Como integrar o Checkout transparente do Mercado Pago na Shopify?

Agora que você já entendeu como funciona um checkout transparente, vamos a etapa de instalação e integração com a sua loja virtual da Shopify.


Como já dissemos, essa funcionalidade é recente na plataforma e por isso é importante estar atento a alguns aspectos.


O primeiro de tudo é ir até a loja de aplicativos da Shopify e procurar o Checkout transparente do Mercado Pago. Antes que você pergunte, o aplicativo é totalmente gratuito.


Depois de logado na sua conta da Shopify, você adiciona o aplicativo à sua loja e autoriza a instalação dele como qualquer outro aplicativo.


Logo após a instalação você será redirecionado a página de para integração.


Você deverá preencher uma série de campos referente a sua loja, mas fique atento ao campo de credenciais. Existem dois tipos: credenciais de teste e de produção.


A primeira, como o nome mesmo diz, serve para você testar e ver como o checkout aparecer, já a segunda já serve para que a ferramenta comece a operar.


Ao clicar em “ver credenciais” você será redirecionado ao site do Mercado Pago e deve estar logado, se não tiver um login cadastre um acesso para sua loja.


Depois disso, você seleciona a credencial que quer e copia e cola na página de integração da Shopify.


Siga preenchendo os demais dados até o final e pronto, ele já estará disponível para uso.


Que tal entender na prática como fazer essa instalação? A seguir você tem acesso a um vídeo com passo a passo de como colocar o Checkout Transparente do Mercado Pago em uma loja Shopify. Vale a pena conferir.


Prós e contras do checkout transparente do Mercado Pago

Apesar de ser reconhecido por sua segurança e qualidade, o checkout transparente do Mercado Pago apresenta vantagens e desvantagens.


Vantagens

  • Fluxo de compra em um única etapa: assim como os demais apps de Checkout Transparente, esse também garante o pagamento de compras sem que o consumidor precise mudar de página e site, isso aumenta as chances de conversão.

  • Mais formas de pagamento: além de aceitar quase todas as bandeiras de cartão de crédito e boleto bancário é possível utilizar o pagamento pela carteira digital do Mercado Pago.

  • Não precisa ter conta no Mercado Pago: outro aspecto interessante uma vez que permite que empreendedores que não tenham uma conta, possam usar o sistema.

Além disso, o checkout transparente passa mais confiança, já que todo o processo será feito no mesmo lugar. Isso contribui para diminuição da taxa de desistência.


Desvantagens

  • Problemas com pixel do Facebook: por ser recente, alguns pontos podem apresentar falhas e alguns usuários reclamaram de alguma dificuldade com ausência do pix no checkout.

  • Ausência de outras formas de pagamento: algumas opções como pagamento em 2 cartões e PIX ainda não estão disponíveis.


Leia também: [Guia] Conheça tudo sobre utilização de Pix para e-commerce


E aí entendeu como funciona o Checkout transparente do Mercado Pago? Já decidiu se vai testá-lo no seu e-commerce?


Sabemos que gerenciar uma loja virtual não é uma tarefa simples, principalmente, quando o assunto são as formas de pagamento e aplicativos que facilitam o aumento das taxas de conversão.


Também com o objetivo de facilitar essa etapa final da compra, a Apps Ecommerce oferece o app de Parcelamento Installments que apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto, em compras que optem por esse meio de pagamento.


Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.


Você também pode contar com o app para recuperar boletos, com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS.


Entre as principais funcionalidades do app estão:


  • enviar até 3 mensagens para clientes por SMS ou e-mail, com estímulo ao pagamento do boleto,

  • personalização das mensagens,

  • programação das datas para envio das mensagens (por exemplo, 1 hora após a emissão do boleto, 24 horas, 3 dias depois),

  • envio automático das mensagens de acordo com a programação padrão definida pelo lojista,

  • sistema inteligente que suspende o envio das mensagens assim que o pagamento é confirmado,

  • suporte de diversos gateways de pagamento e checkouts,

  • suporte da equipe desenvolvedora do app.


Com todas essas atividades o app aumenta a taxa de conversão de vendas, ao mesmo tempo em que reduz o tempo que você e sua equipe investem na recuperação de boletos. O app oferece 15 dias grátis e planos a partir de $14.99/mês. Que se paga rapidamente após recuperar alguns Boletos.





39 visualizações0 comentário