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Como colocar prova social na Shopify: dicas + aplicativos

Atualizado: 15 de set. de 2022

Como fazer novos consumidores, que não conhecem sua loja e nunca fizeram negócios com você, a confiarem no seu produto e na sua empresa? Aprender como colocar prova social na Shopify pode ser uma das respostas para isso.


Mesmo com o crescimento constante do comércio virtual e do número de consumidores online, ainda é comum que haja desconfiança sobre autenticidade de uma ou outra loja. Principalmente quando ela é nova ou quando o consumidor nunca ouviu falar da marca.


Será que eu vou receber o produto?


Essa loja é mesmo de confiança?


O produto é mesmo de qualidade?


Muitas são as perguntas que podem deixar seu cliente em dúvida sobre fazer uma compra no seu e-commerce.


Se você já trabalha com e-commerce há algum tempo, sabe que a dúvida é o pior inimigo de um lojista virtual e eliminar qualquer objeção é uma das formas de ampliar as taxas de conversão.


Para isso, existem algumas estratégias que podem te ajudar a convencer o usuário de que a sua empresa, entre elas, aprender como colocar prova social na Shopify.


Como colocar prova social na Shopify?

Se você está pesquisando tudo sobre a Shopify, mas ainda não criou sua loja online, nesse link aqui você consegue 14 dias grátis para testar a plataforma à vontade.

Mas, afinal, o que é prova social? Prova social é um tipo de gatilho mental que ajuda as pessoas a tomarem decisões. Como estratégia de venda é o uso de evidências que vão contribuir para fazer um usuário tomar uma decisão positiva em relação à sua loja.


Como o próprio nome nos leva a imaginar, a prova social é um argumento que envolve a experiência de outras pessoas com a sua empresa.


Depoimentos de clientes são exemplos de provas sociais. Avaliações por meio de “estrelas” ou comentários também.


Quando você usa depoimento de clientes antigos na sua loja, você diz para os novos visitantes que eles não tem com o que se preocupar: sua loja é realmente séria e os produtos de qualidade.


Na verdade, melhor do que você dizendo, é o fato de, na prática, serem outras pessoas que estão dizendo isso, seus clientes estão dizendo “pode confiar”. Essa avaliação de terceiros amplia a credibilidade do que é dito.


É provável que você já tenha vivido a experiência como consumidor, de acessar a página de produtos de uma empresa que você não conhece muito, ou que nunca ouviu falar, e ir direto para a área de avaliações.


Em suma, a prova social ajuda as pessoas a tomarem decisão, e isso não diz respeito apenas a compra de produtos, mas também escolha de lugares para jantar, sobre qual é o barzinho do momento, quais livros ler e por aí em diante.


Você como lojista pode aproveitar a prova social para mostrar aos visitantes do seu site que outras pessoas já viveram boas experiências com a sua loja.


Mas, então como colocar prova social na Shopify?


Segundo a própria Shopify entre as principais formas de usar a prova social em seu e-commerce estão:


  • Prova em números, por exemplo, “mais de 1.000 itens já foram vendidos nas últimas duas semanas",

  • Percentuais, como, “95% dos nossos clientes comprariam o produto novamente”,

  • Classificações e avaliações como número de estrelas de um produto ou médias de notas de 1 a 5,

  • Menções de especialistas,

  • Depoimentos sobre o produto e a qualidade deles, geralmente, acompanhado de fotos.

Uma das formas mais eficientes de colocar prova social na Shopify é por meio de aplicativos de reviews que são disponibilizados dentro da própria plataforma de e-commerce. Entre eles:


Atenção: ao escolher o seu aplicativo de reviews, não considere somente o preço. Observar as funcionalidades de cada um e como apresentar as avaliações dos clientes é muito importante para garantir que essa estratégia realmente vai contribuir para vender mais na Shopify.

O app Loox Photos Reviews, por exemplo, é um dos melhores aplicativos da Shopify, principalmente, para quem trabalha com dropshipping, que passa a ser capaz de pegar os depoimentos dos compradores do produto no Aliexpress, e colocá-los em sua loja. Assim, você que está começando a vender agora, poderá aproveitar as avaliações dos produtos que você realmente está vendendo. O app ainda permite avaliação com estrelas, texto e imagem.


Outros aplicativos para ampliar a taxa de conversão da sua loja

Como vimos, aprender como colocar prova social na Shopify é uma das formas de ampliar a taxa de conversão da sua loja, porque amplia a segurança e credibilidade da sua plataforma.


Os depoimentos e avaliações são fundamentais para uma página de produtos que tenha um alto desempenho de vendas, mas não são os únicos elementos que são otimizar seus resultados.


No vídeo abaixo falamos sobre 10 elementos que você precisa ter na sua página de produto para torná-la realmente eficiente e competitiva. Vale a pena conferir esse vídeo e descobrir como pequenos ajustes podem transformar seus resultados.



Sem dúvida informações e estratégias relacionadas ao preço e ao pagamento do produto também são fundamentais para converter um visitante em lead e diminuir suas taxas de carrinhos abandonados.


Com esse objetivo destacamos dois aplicativos da Shopify, em especial:


O Boleto Recovery te ajuda a recuperar boletos. Com ele você pode criar e automatizar o envio de mensagens para seus clientes, seja por e-mail ou SMS, ampliando as chances de concluir uma venda.


O app Parcelamento Installments é ideal para lojistas que trabalham com formas de pagamento parceladas e desejam usar essa estratégia a seu favor para fazer mais vendas.


O aplicativo permite que você apresente o valor total do produto, o número de parcelas e o valor por parcela. Tudo isso ainda na página do produto, tornando todo o processo de venda mais transparente e ajudando a ampliar o ticket médio do e-commerce.


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