top of page
  • Foto do escritorRodrigo Bernardes

Como vender na Shopify: da criação à otimização da sua loja

Atualizado: 15 de set. de 2022

A Shopify é uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, e aprender como vender na Shopify pode ser o início do seu sucesso empresarial.


Segundo o site da Shopify atualmente mais de 1.000.000 lojas em 175 países estão cadastradas na plataforma, e juntas fizeram mais de US$200 bilhões em vendas.


Em 2020, todos os recordes de vendas online foram batidos. É claro que a pandemia teve impacto sobre esses resultados, mas fato é que o comércio eletrônico não para de crescer e esse é um movimento de anos.


Em 2020, o número de transações cresceu 65,7%, indo de 63,4 bilhões para 105,6 bilhões nos seis primeiros meses de 2020. E esses são apenas alguns números para que você entenda que iniciar um negócio online vale a pena, sim!


Entretanto, para ter sucesso com a sua loja virtual, é fundamental contar com ferramentas que vão tornar o seu dia a dia mais fácil.


Quando as vendas online começaram, quem quisesse ter uma loja precisava criá-la do zero, contratando profissionais de TI, designers e programadores. Hoje essa não é mais a realidade.


As plataformas de e-commerce oferecem um sistema simples e intuitivo, pronto para ser personalizado, que mesmo quem não entende nada de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento pode mexer e iniciar seu negócio online.


É essa a proposta da Shopify, uma empresa canadense que nasceu em 2004 e se transformou em uma das gigantes do mundo todo.


Como criar uma loja na Shopify?


O primeiro passo de como vender na Shopify é criar uma conta na plataforma. Nesse link aqui você consegue 14 dias grátis para testar a plataforma à vontade.


  • Acesse o site da Shopify e clique em começar,

  • preencha seus dados como nome, e-mail e nome da loja,

  • após a conclusão do cadastro sua loja já estará criada com o domínio “nomedaloja.myshopify.com”. É possível editar seu domínio para que ele não tenha o “myshopify.com”, para isso será necessário comprar um domínio em plataformas como GoDaddy ou Registro.Br, e fazer a integração com a sua loja (você não precisa fazer isso agora),

  • Escolha o tema da sua loja virtual.


Pronto, sua loja está criada e você poderá testá-la por 14 dias gratuitos. Se depois desse período você quiser continuar com a sua loja, poderá fazer a assinatura por cartão de crédito.


Os passos iniciais que listamos acima vão te ajudar a criar a sua conta e dar os primeiros passos, mas é preciso que você configure sua loja, por exemplo, personalizando as páginas de acordo com a identidade da loja, sua logomarca, nome e cores que deseja usar, bem como configurar as opções de pagamento que serão oferecidas a seus compradores.


Pode parecer complexo demais, mas não é, então não desista. No vídeo abaixo você tem acesso a um passo a passo bem didático de como conectar um domínio próprio, personalizado, no estilo “.com.br” à sua loja na Shopify e também como configurar opções de pagamento, por meio da escolha de um gateway de pagamento que a Shopify suporta.



Com tudo isso configurado vamos ao cadastro de produtos. Para isso vá ao menu lateral da área administrativa da sua loja e clique em Produtos > Adicionar produto.

Nos locais indicados preencha informações dos produtos como:

  • nome do produto,

  • descrição,

  • imagens,

  • preço,

  • estoque,

  • variantes (por exemplo, cores e tamanhos), e mais.

Essa forma de edição dos produtos da loja Shopify deve ser realizada por quem deseja ter um modelo mais tradicional de e-commerce, ou seja, para quem tem um estoque dos produtos e realiza a venda desse estoque.


Uma outra resposta para como vender na Shopify é a opção por dropshipping.


Mas, antes de falarmos sobre esse modelo de vendas, é importante saber cadastrar produtos em sua loja nova.


Lembre-se de cadastrar as opções de entrega e frete. Viste o menu Configurações > Frete e Entrega para determinar as condições de frete e entrega de seus produtos como:

  • taxas de frete gerais e personalizadas,

  • condições especiais de frete grátis,

  • opção de retirada no local

  • pré-configurar dimensões de embalagens que sua loja possui para o cálculo das taxas de frete,

  • contas de transportadoras e serviços de processamento.

O que é dropshipping?

Agora que você já sabe como criar uma conta na Shopify, cadastrar produtos, ter um domínio e definir um método de pagamento, é interessante que conheça outra opção de venda: o dropshipping.


O dropshipping é um sistema de logística que permite que você faça uma venda sem ter o estoque do produto. Para isso, sua loja é conectada a fornecedores que possuem esse estoque.


Dessa forma, você realiza a compra da mercadoria apenas quando há demanda pelo produto.


Além disso, ao informar ao fornecedor que uma venda foi feita, é também ele o responsável por enviar a mercadoria ao cliente final, diretamente para o endereço que o comprador definiu no cadastro de compra.


Uma das grandes vantagens de aprender como vender na Shopify por dropshipping é que o modelo tem uma barreira de entrada menor, ou seja, não é preciso um grande investimento financeiro na compra de mercadorias para colocar sua loja para funcionar.


Além disso, você não corre o risco de ter um produto encalhado no estoque, segurando seu capital de giro. Toda compra é realizada de acordo com a demanda dos clientes.


Para que você possa realizar a venda a partir de dropshipping, além de um fornecedor, você vai precisar de um processador de pedidos como o Oberlo, um processador de pedidos da sua loja Shopify de dropshipping com o AliExpress.


Sim, é possível vender na Shopify usando uma integração com o Aliexpress e aproveitar seus preços e outros benefícios.


Para entender mais sobre esse modelo de venda indicamos que acesse alguns conteúdos especializados como:


Dicas gerais para criar um e-commerce do zero

Atendidas as necessidades técnicas de como vender na Shopify vamos à algumas dicas gerais para que você tenha sucesso nessa empreitada, fazendo boas escolhas logo no início:


  • escolha um nicho de mercado para cada loja, isso te ajudará a criar campanhas de marketing e aumentar sua autoridade no setor,

  • invista em marketing para atrair usuários para sua loja,

  • ofereça um canal de suporte e tira dúvidas para seus clientes e potenciais clientes,

  • conheça os melhores aplicativos da Shopify para personalizar sua loja e deixá-la mais estratégica de maneira simples e rápida,

  • Invista em apps que contribuam para aumentar as taxas de conversão da sua loja, entre eles aplicativo para recuperar boletos na Shopify e o app de parcelamento.

Um dos grandes diferenciais da Shopify é a sua loja de aplicativos, que permitem a otimização de uma série de áreas dentro da sua loja.


O app Boleto Recovery, por exemplo, te ajuda a recuperar boletos, ao criar e automatizar o envio de mensagens para clientes que geraram o boleto mas ainda não realizaram o pagamento.


Essas mensagens podem ser enviadas por e-mail ou SMS, e o app evita que você tenha que fazer toda essa comunicação manualmente e ampliando o resultado das das mensagens na taxa de conversão.



Há também a possibilidade de uso do app Parcelamento Installments que apresenta o valor completo e o valor de cada parcela de um produto. Esse recurso torna seus produtos mais acessíveis, aumentando o ticket médio das vendas (já que o cliente pode parcelar) e ainda estimula as vendas no cartão de crédito.



Ficou interessado? Conheça mais sobre as nossas soluções. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Boas vendas!


153 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page